‘Jogador de Champions League’, cria do Grêmio busca superar traumas em retorno à Arena
Após estrear pelo Criciúma, Jhonata Robert reencontra o Tricolor Gaúcho, no qual sofreu quatro lesões no joelho esquerdo em dois anos
O jogo entre Grêmio e Criciúma, às 19h desta quarta-feira (25), pelo Campeonato Brasileiro, marcará um reencontro simbólico. Jhonata Robert jogará pela primeira vez na Arena do Grêmio desde o final de uma trajetória traumática.
Formado nas categorias de base do Grêmio, Jhonata Robert lesionou quatro vezes o joelho esquerdo vestindo a camiseta do Tricolor Gaúcho, de 2022 a 2024, e precisou passar por três cirurgias.
Relembre o drama das lesões de Jhonata Robert no Grêmio
O drama iniciou na pré-temporada de 2022. quando o meia-atacante rompeu o ligamento cruzado anterior durante treinamento. Ele voltou a atuar em setembro daquele ano, em jogo contra o Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas na partida seguinte, dez dias depois, contra o Sampaio Corrêa, sofreu a mesma lesão, e no mesmo joelho.
Após passar novamente pelo processo de recuperação, desta vez mais demorado, Jhonata Robert esteve em campo apenas pelo time B do Grêmio em 2023, em jogos da Copa FGF.
No início de 2024, havia expectativa de que o meia-atacante pudesse retomar boa condição e utilizasse o Campeonato Gaúcho para readquirir ritmo de jogo. Porém, no dia seguinte a sua estreia na temporada, Jhonata Robert sofreu estiramento em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS).
— Acho que vocês não têm noção do quanto é difícil. […] Tu te recupera, muda planos na tua vida para fazer as coisas melhorarem, ou muda o rumo dela para coisas melhores, e, mesmo assim, continua muito difícil. Como eu falei, sempre vou lutar — desabafou o jogador, à epoca, no Instagram.
Como o estiramento não exigiu cirurgia, Jhonata Robert retornou em apenas duas semanas. Mas o que parecia que não poderia piorar, piorou. No jogo contra o São Luiz, no dia 10 de fevereiro, o meia-atacante sofreu lesão em ‘alça de balde’ do menisco medial, e precisou passar por nova cirurgia.
Depois de se recuperar da quarta lesão e da terceira cirurgia em dois anos, Jhonata Robert buscou novos ares. Em agosto, o Grêmio negociou o jogador em definitivo com o Criciúma, mantendo percentual para possível venda futura.
Jhonata Robert pelo Grêmio
- 25 jogos
- 3 gols
- 1 assistência
Jhonata Robert tem agradado em seu início no Criciúma
Logo em seus primeiros treinamentos no CT Antenor Angeloni, Jhonata Robert encantou a comissão técnica e os dirigentes do Tigre, em especial o presidente Vilmar Guedes.
— Ele bate diferente na bola. Lembra muito um jogador de Champions League — afirmou o mandatário em entrevista à Rádio Grenal.
A estreia de Jhonata Robert pelo Criciúma aconteceu no último domingo (22), no empate em 0 a 0 com o Athletico-PR, no Heriberto Hülse. Ele entrou aos 24 minutos do segundo tempo, e obrigou Mycael a fazer uma de suas várias boas defesas no jogo em bonito chute de fora da área, aos 45.
— Eu vi [ele] muito bem. Produziu dentro daquilo que ele vem fazendo nos treinamentos, dentro daquilo que ele apresentou. É um atleta com muita qualidade técnica. Além disso, pensa o jogo, tem uma situação de um contra um — elogiou o técnico Cláudio Tencati.
Apesar da boa entrada, e da suspensão de Bolasie para o jogo contra o Grêmio, Jhonata Robert deve iniciar no banco de reservas, com Arthur Caíke entre os titulares.
Porém, é bastante provável que o ex-jogador gremista entre no decorrer da partida. Oportunidade para ele superar os traumas no estádio onde ocorreu sua última lesão e, quem sabe, fazer valer a ‘Lei do Ex'.