Mochileiro do futebol: fora do Coritiba, Jesé Rodriguez parte à procura do 9º time em 7 anos
Desde que deixou o Real Madrid, Jesé Rodríguez tem tido dificuldades em se estabelecer em uma equipe. E com o Coritiba isso não foi diferente
Já rebaixado para o Brasileirão Série B, o Coritiba começa a colocar o planejamento para a próxima temporada em prática. Com isso em mente, a SAF alviverde anunciou uma barca na última quarta-feira (29). Entre aqueles que deixaram o Coxa está Jesé Rodríguez, que não correspondeu às expectativas de sua contratação.
Bicampeão da Champions League e do Mundial de Clubes, o atacante se tornou uma espécie de mochileiro do futebol. O espanhol não se firmou no Coritiba e agora precisa arrumar suas malas à procura do 9º clube nos últimos sete anos. Desde que deixou o Real Madrid, em agosto de 2016, Jesé tem tido dificuldades em se estabelecer em uma equipe. E no Coxa isso não foi diferente.
O Coritiba SAF comunica que, a partir desta data, os atletas Henrique, Andreas Samaris, Boschilia, Lucas Barbosa e Jesé Rodríguez estão liberados de realizar atividades junto ao Clube.
A liberação antecipada dos atletas está alinhada com o objetivo de antecipar o planejamento… pic.twitter.com/PAQfgI6nzP
— Coritiba (@Coritiba) November 29, 2023
Jesé Rodríguez rodou pelo mundo de chegar ao Coritiba
Considerado uma grande promessa da base merengue, o atacante ultrapassou a marca de 90 jogos com a camisa dos Blancos, onde marcou 18 gols e distribuiu 15 assistências. Na temporada 2016/17, foi contratado pelo PSG por € 25 milhões (cerca de R$ 88 milhões à época), mas seu investimento não se pagou dentro de campo.
Após assinar um contrato longo com os franceses, o espanhol não teve sequência na Ligue 1 e começou a acumular empréstimos. Em janeiro de 2017, foi emprestado ao Las Palmas, onde ficou até junho daquele mesmo ano. Depois, na temporada 2017/18, foi cedido pelo PSG ao Stoke City, tendo permanecido na Inglaterra por um ano.
No início de 2019, Jesé Rodríguez voltou para a Espanha, desse vez para o Betis, após voltar a ficar sem espaço na França. Já na temporada 2019/20, acabou sendo cedido para o Sporting, mas também não teve sucesso em Portugal. Em dezembro de 2020, o PSG decidiu rescindir o contrato do atacante espanhol.
Em fevereiro de 2021, Jesé retornou ao Las Palmas, onde ficou até julho do ano seguinte. No começo da temporada 2022/23, o atacante assinou com o Ankaragücü, da Turquia. Contudo, mais uma vez, o espanhol quebrou seu contrato em janeiro de 2023.
Ainda na Europa, foi a vez de Jesé Rodríguez ir para a Itália, onde defendeu as cores da Sampdoria, que acabou rebaixada. Após ficar livre no mercado novamente, foi a vez do Coritiba apostar na contratação do atacante espanhol. Só que ele também se mostrou uma decepção no Brasil.
Los sueños de Jesé se han torcido un poco 10 años después. pic.twitter.com/PCPA04nafi
— Llourinho (@Llourinho) November 30, 2023
Aventura brasileira tem mesmo resultado frustrante
Em setembro, o Coxa anunciou a chegada de Jesé, outro reforço europeu após as contratações de Samaris e Slimani. O atacante chegou com uma missão bem clara: ajudar o Coritiba a queda para a segunda divisão. Porém, a aventura brasileira teve o mesmo resultado frustrante para o espanhol.
Longe da forma física ideal, Jesé Rodríguez fez sua estreia com a camisa alviverde na derrota por 5 x 1 para o Vasco, fora de casa, pela 24ª rodada da Série A, saindo do banco de reservas no 2º tempo. O atacante espanhol só voltaria a entrar em campo pelo Coxa quase um mês depois, na derrota para o Cuiabá por 3 x 0, no Couto Pereira, já na 27ª rodada do campeonato. De novo, ele não começou entre os titulares.
Na rodada seguinte, Jesé entrou quase nos acréscimos finais da derrota do Coritiba para o Palmeiras por 2 x 0, em casa. Já em novembro, o atacante foi acionado nos últimos momentos das derrotas em casa para Grêmio (1 x 2) e Goiás (0 x 1). A última partida do espanhol com a camisa alviverde aconteceu no dia 25 de novembro, quando inclusive marcou seu único gol no Brasil na derrota para o Fluminense por 2 x 1, no Maracanã.
Ao todo, foram 90 minutos somados em seis jogos pelo Coxa. Fora dos planos do Coritiba para 2024, Jesé Rodríguez terá que fazer diferente no próximo time. Caso contrário, a tendência é que ele continue fazendo ‘mochilão'.
Chegou ao fim a super passagem do Jesé Rodriguez pelo Coritiba
– 6 jogos
– 90 minutos em campo
– 1 gol
– Nenhuma assistência
– 8 surtos da esposa no Insta (!) pic.twitter.com/weuTQSK0PO— ??????? ???????? (@resenhacoritiba) November 29, 2023