Brasileirão Série A

A estatística que diferencia Inter e Grêmio e diz muito sobre os trabalhos de Roger e Renato

Colorado é o segundo time mais faltoso do Campeonato Brasileiro, e Tricolor Gaúcho o que menos cometeu faltas

Uma estatística importante diferencia Internacional e Grêmio, que disputam clássico Gre-Nal neste sábado (19), às 16h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o Inter é o segundo time mais faltoso da competição, atrás apenas do Botafogo, o Grêmio é a equipe que menos cometeu faltas no campeonato até o momento.

No caso do Grêmio, este é um padrão que vem desde a temporada passada, em que foi o terceiro time menos faltoso do Campeonato Brasileiro. A soma das duas edições coloca a equipe de Renato Portaluppi como a que menos faltas cometeu no biênio.

Número de faltas cometidas no Campeonato Brasileiro 2023 e 2024
Faltas cometidas no Campeonato Brasileiro 2023 e 2024. Fonte: WhoScored

Comentarista entende que o Grêmio é um time passivo na marcação

Porém, essas estatísticas não são exatamente positivas para o Grêmio. Pelo contrário: se contextualizadas e correlacionadas com outros números, como gols sofridos, finalizações recebidas, posse de bola e desarmes, indicam um time com problemas defensivos.

Renato em treinamento do Grêmio no CT Luiz Carvalho
Renato em treinamento do Grêmio no CT Luiz Carvalho. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Por exemplo, mesmo quando foi vice-campeão brasileiro, em 2023, o Tricolor Gaúcho teve a quarta defesa mais vazada da competição, com 56 gols sofridos. Levou menos, apenas, do que os rebaixados Santos, Coritiba e América-MG.

Nesta temporada temporada, o time de Renato Portaluppi é o sexto com menor média de posse de bola (46,9%) no Campeonato Brasileiro, mas isso não gera quantidade maior de roubadas de bola.

Eu acho que esse número [de faltas cometidas] diz muito sobre a passividade e a desorganização da marcação do Grêmio. Porque na verdade não desarma, não comete falta, não faz nada, simplesmente olha o adversário jogar — opina Cristiano Oliveira, comentarista da Rádio Imortal.

Para Roger, ‘faltas táticas' são reflexo da compactação do Internacional

Por outro lado, o Inter tem nas faltas táticas um elemento importante do seu modelo de jogo, que principalmente com Eduardo Coudet, mas também agora, com Roger Machado, é baseado em mais posse de bola.

Roger Machado, técnico do Internacional, no Beira-Rio
Roger Machado, técnico do Internacional, no Beira-Rio (Foto: IMAGO Images)

— O Internacional é o time que mais faltas táticas faz. Me perguntaram se eu oriento os jogadores a fazerem faltas táticas. Não oriento. Quando tu está muito próximo, compactado, as disputas de bola são interrompidas, por vezes, por um pé que tu deixa e que não pega a bola, e acaba sendo um esbarrão de jogo, que não é punido pela penalidade dos cartões — explicou Roger.

Desde sua chegada ao Inter, o ex-jogador e treinador do Grêmio tem trabalhado bastante a compactação do time. E os frutos aparecem dentro de campo, com a sequência de nove jogos de invencibilidade que será defendida no primeiro clássico Gre-Nal em que Roger vestirá vermelho.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2024

  • 6º colocado, com 46 pontos em 28 jogos
  • 12 vitórias, 10 empates e seis derrotas
  • 54% de aproveitamento
  • 37 gols feitos e 26 gols sofridos

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 11º colocado, com 35 pontos em 29 jogos
  • 10 vitórias, cinco empates e 14 derrotas
  • 40% de aproveitamento
  • 33 gols feitos e 37 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo