Brasileirão Série A

Inter vai com tudo para tentar ser campeão em 2023: reforços caros e Coudet

Coudet era o técnico disponível no mercado que mais agradava a opinião dos torcedores do Inter, já insatisfeitos com Mano Menezes nesta temporada

O Internacional faz aposta fortes para conquistar um título importante ainda em 2023. Tendo a Copa Libertadores como prioridade, o Colorado confia que a contratação de Eduardo Coudet e de jogadores com nível de titularidade possam fazer a diferença na busca pelo objetivo.

A atual gestão, que iniciou o trabalho em janeiro de 2021, não conseguiu conquistar um título até o momento. Com eleições no final deste ano, os próximos meses podem ser os últimos de Alessandro Barcellos como mandatário do clube. Uma conquista pode fazer o presidente estender a sua permanência por mais três anos.

+ LEIA MAIS: Paulo Junior: Inter se sacode com Coudet, que saiu outro dia. Até quando?

Demissão de Mano Menezes

A demissão do técnico Mano Menezes agradou a maior parte da torcida, que pedia nas redes sociais e também no estádio Beira-Rio a troca no comando técnico do clube. O treinador foi aprovado na primeira temporada, mas não fez um bom trabalho em 2023.

Apesar de ter perdido apenas 13 vezes, Mano Menezes foi vencido em momentos decisivos e praticamente nunca conseguiu fazer com que o time apresentasse um futebol que convencesse segundo a impressão interna.

Direção e torcida entenderam que, com Mano Menezes, o Inter teria poucas chances de classificação diante do River Plate nas oitavas de final da Copa Libertadores. Apesar disso, a demissão ocorreu de forma surpreendente.

A permanência do treinador após a derrota no Gre-Nal somada às demissões de dois dirigentes profissionais, elevaram o nível de confiança entre o treinador e o presidente do clube. Ter perdido apenas um dos últimos 11 jogos disputados era outro fator para não esperar pela saída do técnico.

Mano Menezes foi desligado do Inter após três jogos seguidos sem vitória no Brasileirão (Foto: Iconsport)

Escolha por Eduardo Coudet

Contratado no final de 2019, Eduardo Coudet chegou ao Inter somente no início de 2020. Com resultados ruins em clássicos, sem conquistar o estadual, mas com bom desempenho na maioria das partidas, liderança parcial no Brasileirão e sem eliminação em Copa Libertadores e Copa do Brasil, o argentino divide opiniões entre os colorados.

Amigo do presidente Alessandro Barcellos, Eduardo Coudet era o técnico disponível no mercado que mais agradava a opinião dos torcedores do Internacional. Diferentemente de todos os outros treinadores contratados na atual gestão, o argentino foi recebido com festa pela torcida na sua chegada a Porto Alegre, no aeroporto Salgado Filho.

O estilo de jogo de Eduardo Coudet também agrada internamente. A direção entendia que Mano Menezes era demasiadamente defensivo. O Inter no Brasileirão, inclusive, tem o terceiro pior ataque. A escolha por Coudet é também com o objetivo de ter atuações mais equilibradas.

Eduardo Coudet pode, ainda, ajudar Enner Valencia. O treinador gosta de atuar sem pontas no ataque, mas sim com uma dupla. Exatamente este era o esquema utilizado no Fenerbahçe, da Turquia, último clube que o equatoriano atuou e teve destaque antes de chegar ao Colorado.

Chegada de Bruno Henrique

O Inter precisou superar fortes concorrentes para acertar a contratação de Bruno Henrique. Mesmo livre no mercado, o volante não é considerado uma contratação de baixo custo, pelo contrário.

A direção colorada precisou acertar salários, valores de luvas e tempo de contrato para chegar a um acordo com Bruno Henrique. Santos, Cruzeiro e Vasco também disputaram a contratação do meio-campista.

A diretoria viu necessidade em contratar Bruno Henrique por entender que a qualidade dos volantes do elenco não era compatível com o objetivo de conquistar um título importante em 2023. Baralhas não deu a resposta esperada e já deixou o clube. O jovem Matheus Dias não evoluiu como se esperava. Gabriel está recém voltando de um longo período de recuperação. Johnny pode ser vendido. Campanharo e Aránguiz também são opções para o setor.

Bruno Henrique foi apresentado como novo reforço do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Sergio Rochet agrega fator importante

O Internacional contratou Sergio Rochet mesmo tendo John, que é um dos principais destaques da equipe. O atual titular tem vínculo somente até o final da temporada, mas com valor de passe fixado para uma compra definitiva. O objetivo da diretoria com o novo goleiro foi dar mais experiência e liderança ao plantel colorado.

Com 30 anos, Sergio Rochet era capitão do Nacional, do Uruguai. O jogador tem experiências em disputas de Copa Libertadores e também de Copa do Mundo. A direção diagnosticou que um time, para ser campeão da América necessita de algumas lideranças no elenco.

Eduardo Coudet vai definir nos próximos dias quem será o titular da meta colorada. A direção espera os próximo acontecimentos da temporada para definir se fará algum movimento pela compra definitiva de John junto ao Santos.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo