Brasileirão Série A

Desgaste ou opção de Coudet? Saída de Alan Patrick gera polêmica após empate do Internacional

Coudet e Alan Patrick deram versões diferentes para explicar a substituição do camisa 10 no empate do Internacional com o América-MG

Novamente, a substituição de Alan Patrick em jogo do Internacional dá o que falar. No empate em 1 a 1 com o lanterna América-MG, na noite da última quarta-feira (1º), no Beira-Rio, o camisa 10 foi sacado pelo técnico Eduardo Coudet aos 34 minutos do segundo tempo. Juntamente com Aránguiz, o capitão colorado deixou o campo para as entradas de Lucca e Luiz Adriano.

Versões desencontradas de Coudet e Alan Patrick

O agravante, dessa vez, foram as versões desencontradas nas entrevistas pós-jogo. Primeiramente, na coletiva, Coudet argumentou que Alan Patrick estava muito desgastado, além de citar um aspecto tático para justificar a substituição.

— Quanto às trocas, tiramos Alan porque estava esgotado. Já ontem estava cansado. Fizemos apenas treinamento de bola parada. Não só ele, Enner [Valencia] também estava cansado, porque no domingo jogamos praticamente a partida inteira com 10. […] Às vezes temos que pensar em tê-lo no próximo jogo, diante do cansaço. Depois do gol de Enner, não conseguimos nos aproximar e nos associar. Achei que seria um jogo mais direto, por isso coloquei mais um 9, e Lucca — explicou Coudet.

No entanto, em entrevista na zona mista do Beira-Rio, Alan Patrick revelou que estava bem fisicamente. Segundo o meia, a troca foi, exclusivamente, uma opção tática do treinador.

— Foi uma decisão dele. Não pedi para sair. O treinador toma as decisões, e talvez ele entendeu naquele momento da partida que a gente precisava arriscar. Ele colocou o Luiz e o Lucca na reta final para a gente tentar buscar o gol. Uma estratégia diferente, ligação mais direta na área. Talvez, na cabeça dele, ele tenha pensado dessa maneira com as trocas. Mas eu vejo como normal. O treinador toma as decisões e a gente respeita. […] Estava me sentindo normal, como todos jogos. Estava bem, nada pontual — afirmou o camisa 10, que dois minutos antes de ser substituído quase marcou belo gol de falta.

Coudet tem se equivocado nas substituições do Internacional

A fala de Alan Patrick, que escancara ruído de comunicação, alimenta ainda mais a contestação ao trabalho de Coudet. Se, por um lado, tem um modelo de jogo bem definido, que faz com que o Inter, em geral, apresente bom futebol no primeiro tempo das partidas, por outro o técnico argentino tem tomado decisões controversas no momento de mexer na equipe.

Foi assim, por exemplo, na semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, especialmente no jogo de ida. Na ocasião, as saídas de Aránguiz, Maurício e Alan Patrick fizeram com que o Inter perdesse força e não conseguisse sustentar a vitória por 2 a 1 no Maracanã, mesmo com um jogador a mais.

As substituições dos meio-campistas também geraram queda abrupta de desempenho no segundo tempo do jogo contra o Vasco, na semana passada. Ainda que tenha vencido, o Inter viu o adversário descontar e quase conseguir o empate.

Por mais compreensível que seja o desgaste dos atletas, e que as opções vindas do banco de reservas não tenham o mesmo nível, Coudet poderia fazer escolhas melhores. Contra o América-MG, ao tirar dois meio-campistas e colocar dois centroavantes em uma tacada só, abdicou da articulação das jogadas, limitando um desorganizado Inter a cruzar bolas na área, o que pouco efeito surtiu.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2023

  • 13ª colocação com 39 pontos
  • 30 jogos, 10 vitórias, 9 empates e 12 derrotas
  • 41% de aproveitamento
  • 36 gols feitos e 39 gols sofridos

Próximos jogos do Internacional

  • Cruzeiro x Internacional – Campeonato Brasileiro – domingo, 5 de novembro, às 16h (horário de Brasília)
  • Internacional x Fluminense – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 8 de novembro, às 19h (horário de Brasília)
  • Palmeiras x Internacional – Campeonato Brasileiro – sábado, 11 de novembro, às 21h (horário de Brasília)

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo