Hulk destrava Atlético-MG de Felipão, que finalmente foi seguro e eficiente
Atacante marca golaço e ajuda o Galo a voltar a vencer em primeiro jogo com eficiência e segurança do time

O Atlético-MG encerrou um dos maiores jejuns da sua história, de 10 jogos, ao vencer o São Paulo neste domingo (6), no Morumbi. O Galo se mostrou mais seguro defensivamente e eficiente ofensivamente pela primeira vez sob o comando de Felipão, que venceu sua primeira no comando do clube. Foi Hulk quem “destravou” esse time em campo.
Na péssima sequência do Atlético na temporada, o time teve alguns tipos diferentes de jogos. O Galo de Felipão já teve jogos em que dominou com posse de bola e inúmeras finalizações, mas não conseguiu marcar, como contra o Corinthians (0x1). E também jogos em que deu a bola para o adversário e tentou matar o jogo em lances pontuais, mas também sem sucesso, como contra o Libertad (1×1).
Agora, contra o São Paulo, o time atuou no segundo estilo citado, deixando o adversário com a bola e buscando matar o jogo em lances chaves, característica de muitos times de Felipão. Dessa vez, finalmente, conseguiu. Hulk destravou o jogo com um golaço de falta logo no início e, no segundo tempo, o Galo conseguiu definir o jogo em uma nova bola parada, com a cobrança de pênalti de Pavón.
O espírito de garra e vibração após o apito final. ?
União entre o professor, o elenco e a torcida. Como GALO! ⚽️???#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/BKrH6lDqK6
— Atlético (@Atletico) August 6, 2023
O Atlético vinha de três derrotas seguidas em que teve mais posse e muito mais finalizações que os adversários, mas sem conseguir converter isso em um bom resultado, o que mostrava a grande ineficiência do time de Felipão. Veja as estatísticas no quadro abaixo:
Jogos | Posse de bola | Finalizações | No gol |
Grêmio x Atlético | 38 x 62 | 6 x 17 | 2 x 3 |
Atlético x Flamengo | 39 x 61 | 20 x 6 | 5 x 5 |
Atlético x Palmeiras | 52 x 48 | 12 x 7 | 1 x 3 |
São Paulo x Atlético | 68 x 32 | 18 x 8 | 3 x 2 |
Primeira vitória de Felipão no Atlético
A vitória contra o São Paulo foi a primeira de Felipão no comando do Atlético, no seu décimo jogo à frente do time. Além da eficiência ofensiva, ele também conseguiu fazer o time ter uma característica que sempre adotou em seus times: a segurança defensiva. O Galo conseguiu se segurar sem sofrer muito. Tanto que o goleiro Matheus Mendes fez apenas uma grande defesa.
— Os grandes méritos do jogo de hoje foram a dedicação, a marcação, a forma que eles se comportaram em campo. Preenchemos os espaços, dificultando a vida do São Paulo. O mérito maior do Atlético foi saber se colocar bem em campo, aproveitar as oportunidades e construir aquilo que temos feito toda semana (em treinos), transferir para o jogo e ganhá-lo.
Felipão, que nas últimas coletivas estava com um clima pesado, dando respostas atravessadas e irônicas aos jornalistas, fez diferente e até brincou sobre “dar uns tapas” em Hulk, que marcou o gol que abriu o placar mas perdeu um inacreditável quando já estava 2 a 0. O atacante, por sinal, elogiou muito treinador:
— Já tenho quase 20 anos de profissional, trabalhei com inúmeros treinadores, sempre me dei bem com todos. Cada um tem suas características, uns mais táticos, outros mais técnicos, outros na parte mental, e o Felipão, o coração dele, quem conhece vê que é um cara do bem, que transmite muita paz. A gente fica querendo dar sempre o melhor.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Falta de Hulk atingiu quase 100 km/h e levou a recorde
A cobrança de falta de Hulk que abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo atingiu a velocidade de 94 km/h, segundo informou a transmissão do Premiere. A falta foi cobrada há 40 metros do gol, distância parecida com a do gol do atacante na última vitória do Galo no Brasileirão antes desta contra o São Paulo. Na ocasião, o adversário era o Cruzeiro e o chute atingiu 130 km/h.
⚽GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DOOOOOOOO GAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
MINHANOSSASENHORA HUUUUUUUUUUULLLLLLLLLK QUE GOLAAAAAÇOOOO!!!?#VamoGalo #SPFCxCAM??️ pic.twitter.com/0X8PrItUrQ
— Atlético (@Atletico) August 6, 2023
Com mais um gol de falta pelo Atlético, Hulk chegou a oito com a camisa alvinegra, sendo cinco apenas em 2023. Com isso, o Galo é agora o time em que ele mais vezes balançou as redes em cobranças de falta, ultrapassando o Zenit-RUS (7 gols). O atacante ainda tem seis gols pelo Porto e três pelo Shanghai SIPG.
Desde que eu cheguei aqui para defender essa camisa tão pesada fui muito bem recebido. Meus números coletivos e individuais vêm sendo muito bons, ultrapassando marcas que eu tinha em outros clubes, que já eram altos. Fico muito feliz e agradeço o apoio de todos. Eu trabalho muito a bola parada, pois sabemos que é um lance que pode decidir uma partida. E esse ano é um dos que eu mais marquei gols de falta. Foi um alívio acertar o chute dali onde ninguém esperava”.
Além dos recorde pessoal, o gol de Hulk ajudou também ele a subir no ranking dos maiores artilheiros da história do Atlético. O atacante chegou a 87 gols, empatando com Paulista, atacante dos anos 30, na 24ª colocação.
Crescimento defensivo do Atlético
Mesmo nesse período de dez jogos sem vitórias, o Atlético conseguiu ter boas notícias defensivas no time. Primeiro foi a volta de Guilherme Arana, que ficou nove meses sem entrar em campo por uma grave lesão. O jogador vem mostrando evolução, se soltando mais e mostrando que pode voltar ao auge em que estava antes de se lesionar.
Quem também viveu um longo período fora por lesão foi o zagueiro Igor Rabello, outro que também voltou já assumindo a titularidade. Nos últimos jogos, ele já vinha sendo o principal nome defensivo do Atlético, e contra o São Paulo não foi diferente. Seguro, mostra cada vez mais que o apelido de “xerife” não é à toa.
Outro jogador que evoluiu muito nos últimos jogos é Saravia. O lateral vem fazendo atuações surpreendentes, mostrando muita confiança e abusando de jogadas individuais que dão certo e abrem espaço para o time em vários momentos. Por fim, a grande novidade do domingo foi o goleiro Matheus Mendes, que voltou a jogar após mais de dois anos, substituindo o suspenso Everson, e mostrou estar preparado para assumir o posto quando necessário.
Que partida do meu goleiro! ?
No seu primeiro jogo do ano, Matheus Mendes mostrou que estamos MUITO bem servidos em baixo das traves! ??#GaloPaixãoNacional | #CriasDoGalo | @GaloNaBase pic.twitter.com/74Py1j4Uxd
— Atlético (@Atletico) August 6, 2023