Brasileirão Série A

Grêmio encaminha permanência na Série A ao conseguir algo raro com Renato em 2024

Tricolor gaúcho vence o São Paulo por 2 a 1 na Arena e se afasta do Z4 do Brasileirão

O torcedor gremista enfim respira aliviado em 2024. Neste domingo (1), o Grêmio se impôs diante de quase 40 mil pessoas na Arena para vencer o São Paulo por 2 a 1 com autoridade, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cristaldo e Ruan, contra, marcaram para os donos da casa ainda no primeiro tempo. Luiz Gustavo descontou para a equipe de Luis Zubeldía com um golaço na segunda etapa.

O Tricolor gaúcho encaminha a permanência na Série A com uma vitória que é ainda mais simbólica, porque a equipe conseguiu algo raro sob o comando de Renato Portaluppi nesta temporada: jogar bem.

Grêmio tem 1º tempo irreconhecível (e isso é bom sinal)

Quem assistiu às últimas partidas do Grêmio no Brasileirão talvez não reconheceria a equipe em campo, não fosse o uniforme azul, preto e branco.

Pois o Tricolor gaúcho que penava na luta contra o rebaixamento com atuações sofríveis se impôs e jogou (muito) bem diante de seu torcedor na Arena.

É bem verdade que o São Paulo ajudou. Já classificada à fase de grupos da Libertadores de 2025, a equipe de Luis Zubeldía entrou em ritmo de férias, com intensidade e concentração bem abaixo do habitual.

Mas é verdade também que o Grêmio se impôs diante deste adversário com uma atuação maiúscula que não se via há muito tempo.

Cristaldo vibra com gol do Grêmio sobre o São Paulo
Cristaldo vibra com gol do Grêmio sobre o São Paulo (Maxi Franzoi/AGIF)
Maxi Franzoi/AGIF

Luciano até foi o primeiro a levar perigo, em finalização cruzada de dentro da área bem defendida por Marchesín.

Mas depois disso, só deu Grêmio no primeiro tempo na Arena. O Tricolor gaúcho empilhou chances antes de Cristaldo abrir o placar.

Só Aravena perdeu três oportunidades de marcar. Uma delas, já sem goleiro, após boa jogada de João Pedro. Em outra, Cristaldo deixou o chileno na cara do gol com um ótimo passe vertical, mas ele parou em Rafael.

Coube ao camisa 10 abrir o placar após uma boa construção pela direita que envolveu os outros dois destaques da equipe na partida — Soteldo e João Pedro, na assistência.

O segundo gol viria minutos mais tarde. Villasanti — outro gremista de ótima atuação — fez jogada pela direita e cruzou. Ruan completou contra pro gol após bate e rebate.

E o Tricolor gaúcho ainda reclamou de pênalti, após a bola bater no braço de Luiz Gustavo em uma tentativa de cruzamento de Soteldo. O árbitro mandou o jogo seguir.

São Paulo domina 2º tempo com direito a golaço

A tarde se desenhava tranquila e feliz para os gremistas pela primeira vez em muito tempo.

Mas se o 2024 do clube ensinou algo à torcida é que nada — absolutamente nada — vem sem boas doses de sofrimento e aflição.

O segundo tempo parecia controlado, com as duas equipes em intensidade reduzida devido ao calor em Porto Alegre.

Mas bastou o golaço de Luiz Gustavo, em rebote após cobrança de escanteio, para mudar completamente o panorama do jogo.

O São Paulo passou a dominar a partida e pressionar o Grêmio em busca do empate. Quase marcou em uma oportunidade com Wellington Rato.

Autor do gol, Luiz Gustavo, também quase fez outro golaço, em jogada individual. Mas Monsalve o segurou pela camisa na entrada da área.

Na revisão do VAR, o árbitro mandou o jogo seguir, desta vez, para revolta dos são-paulinos.

O que falta para o Grêmio se garantir na Série A?

Com a vitória deste domingo, o Grêmio depende de mais um resultado para garantir matematicamente a permanência na Série A ainda nesta rodada.

Para isso acontecer, basta que o Red Bull Bragantino não vença o Cruzeiro no Nabi Abi Chedid.

Últimos jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro

  • Vitória x Grêmio — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 4 de dezembro, às 20h (horário de Brasília).
  • Grêmio x Corinthians – Campeonato Brasileiro – domingo, 8 de dezembro, às 16h (horário de Brasília)

Últimos jogos do São Paulo no Campeonato Brasileiro

  • São Paulo x Juventude – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 4 de dezembro, às 20h (horário de Brasília);
  • Botafogo x São Paulo – Campeonato Brasileiro – domingo, 8 de dezembro, às 16h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo