Setor defensivo é principal preocupação do Grêmio contra o Palmeiras
Dono da sexta pior defesa do Campeonato Brasileiro, Grêmio não terá Geromel e Kannemann diante do Palmeiras

O Grêmio que entra em campo às 21h30min desta quinta-feira (21), contra o Palmeiras, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem na dupla de zaga sua principal preocupação. Afinal, nem Geromel nem Kannemann estarão à disposição do técnico Renato Portaluppi.
Geromel ainda não está 100% recuperado de lesão muscular, embora treine com bola. Já Kannemann recebeu terceiro cartão amarelo no empate em 4 a 4 com o Corinthians, na última segunda-feira (21).
Com isso, Rodrigo Ely e Bruno Alves deverão jogar. E nenhum dos dois goza de plena confiança da torcida gremista.
RELACIONADOS ?⚽️?? Nosso elenco já está pronto para honrar as três cores nesta batalha direta na parte de cima do #Brasileirão2023. Confere a lista dos selecionados pelo técnico Renato Portaluppi para #GRExPAL! pic.twitter.com/iWrQtJ9wzM
— Grêmio FBPA (@Gremio) September 21, 2023
Grêmio tem uma das piores defesas do Brasileirão
O motivo é o elevado número de gols sofridos pelo Grêmio até aqui no Campeonato Brasileiro de 2023. Os adversários balançaram as redes do Tricolor Gaúcho 31 vezes em 23 jogos. É a sexta defesa mais vazada da competição.
Claro que não seria justo resumir apenas aos zagueiros um problema que é sistêmico. Muitas vezes, o Grêmio é um time espaçado, com distanciamento entre as linhas, e que pressiona pouco o portador da bola.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Momento técnico dos zagueiros é ruim
Entretanto, os zagueiros não vivem bom momento. Contra o Corinthians, por exemplo, Rodrigo Ely teve participação direta em três dos quatro gols sofridos pelo Grêmio. No segundo, perdeu a disputa aérea com Lucas Veríssimo em cobrança de escanteio. No terceiro, permitiu que Yuri Alberto cabeceasse às suas costas. No quarto, quebrou a linha ao sair à caça do centroavante, não conseguindo matar a jogada.
Mesmo Kannemann, cuja entrega e idolatria costumam ofuscar eventuais erros, sempre corre risco de prejudicar a equipe com suas faltas e cartões. Na NeoQuímica Arena, mereceu ser expulso. Wilton Pereira Sampaio, de noite desastrosa, fez vistas grossas para o agarrão do zagueiro em Fábio Santos, no primeiro tempo. Mas o 12º cartão amarelo no Brasileirão foi suficiente para tirar o argentino da partida contra o Palmeiras.
Bruno Alves, normalmente elogiado pela regularidade, parece ter sentido psicologicamente a queda na hierarquia com a chegada de Rodrigo Ely. Sua última atuação, no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Bragantino, foi muito ruim.
O promissor retorno de Geromel na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro deixou a expectativa de que o problema na zaga do Grêmio se resolveria. Mas justo em sua estreia na temporada, após longos oito meses de recuperação de lesão no joelho, o ídolo gremisa sofreu nova lesão, desta vez muscular, da qual está demorando mais do que o previsto para se recuperar totalmente.
Ataque de velocidade do outro lado
Não bastasse esse retrospecto problemático, Ely e Alves terão tarefa ingrata devido ao adversário da noite desta quinta-feira. Do outro lado, estará um time que divide, justamente com o Tricolor Gaúcho, o posto de segundo melhor ataque do Brasileirão, com 38 gols em 23 jogos.
Abel Ferreira deve mandar seu Palmeiras a campo novamente com Mayke e Artur nas beiradas, e Rony no comando do ataque. Com tanta velocidade contra, o Grêmio não pode deixar sua dupla da zaga, que é mais lenta, no mano a mano. Ou o estrago será imenso.
Um aspecto importante nisso envolve a escolha de Renato para a lateral-direita. A repetição de Fábio como titular seria temerária. O retorno de João Pedro representaria acréscimo de intensidade. Da mesma forma que a entrada de Galdino, também do lado direito, mas da segunda linha. Ele briga por posição com Nathan.
A provável escalação do Grêmio para enfrentar o Palmeiras tem Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan (Galdino) e Cristaldo; João Pedro Galvão e Suárez.
Situação das equipes no Campeonato Brasileiro
Com as vitórias de RB Bragantino e Fluminense, o Tricolor Gaúcho saiu do G-4 e ocupa, momentaneamente, a 5ª posição, com 40 pontos. Se vencer, voltará ao 3º lugar. Já o Palmeiras, que é vice-líder, com 44, mira o Botafogo. A distância atual para o líder do Campeonato Brasileiro é de sete pontos.