Grêmio: Renato avalia mudanças forçadas para enfrentar o RB Bragantino
Villasanti e Carballo estão de volta de suas seleções, mas desgaste pode fazer com que o Grêmio tenha mudanças no meio-campo contra o RB Bragantino

Após a parada da Data Fifa, o Grêmio volta a campo nesta quinta-feira (14), às 21h30min, contra o RB Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho tem dúvidas na escalação no meio-campo.
Depois de servirem suas seleções nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa, Villasanti e Carballo estão de volta e à disposição do técnico Renato Portaluppi. No entanto, eles não treinaram com o elenco antes do jogo, e o desgaste dos gringos também pode fazer com que eles não iniciem o confronto no interior de São Paulo.
RELACIONADOS ?⚽️?? Eles estão de volta! Nosso elenco está pronto para retornar a campo e defender nossa camisa na busca por mais três pontos no #Brasileirão2023. Confere a lista dos selecionados pelo técnico Renato Portaluppi para #RBBxGRE! pic.twitter.com/c6dZRx2tve
— Grêmio FBPA (@Gremio) September 13, 2023
Alternativas envolvem até mudança de esquema
Villasanti atuou nos 90 minutos das partidas do Paraguai: empate em 0 a 0 com o Peru e derrota por 1 a 0 para a Venezuela. Já Carballo entrou aos 42 minutos do segundo tempo da vitória do Uruguai por 3 a 1 sobre o Chile, e no intervalo da derrota por 2 a 1 para o Equador. O segundo jogo de ambos aconteceu na terça-feira (12), dois dias antes do duelo entre Grêmio e RB Bragantino.
Com isso, Carballo tem mais chances de começar jogando. Villasanti deve iniciar no banco de reservas. No lugar do paraguaio, o mais cotado para entrar é Gustavo Martins. Zagueiro de origem, o jogador de 21 anos também vem sendo utilizado como primeiro volante.
Há possibilidade, ainda, de Renato mudar o 4-4-2 losango que vem sendo utilizado nas últimas partidas. Neste caso, jogariam somente dois volantes — Pepê e mais um, com a entrada de um zagueiro (Bruno Alves) ou um atacante (Ferreira).
Se o 4-2-3-1 for o esquema tático escolhido, além da entrada de Ferreira, Galdino poderia ingressar no time para a saída de João Pedro Galvão. Foi a formação responsável por dar de volta ao Grêmio o controle do jogo no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, na última partida antes da Data FIFA.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Objetivo é melhorar desempenho fora de casa
Independentemente da escalação, o objetivo do Grêmio é um só: melhorar o desempenho fora de casa. Se na Arena o Tricolor Gaúcho é o terceiro melhor do Brasileirão, com 80% de aproveitamento, como visitante detém apenas a 11ª melhor campanha, com 37%.
O agravante é que do outro lado estará um adversário que perdeu somente uma vez dentro dos seus domínios no Brasileirão. Depois do Bragantino, o Grêmio permanece em São Paulo para outra partida fora de casa, segunda-feira (18), contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
Próximos jogos do Grêmio
- Bragantino x Grêmio – 14 de setembro, às 21h30min – Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
- Corinthians x Grêmio – 18 de setembro, às 20h – NeoQuímica Arena, em São Paulo
- Grêmio x Palmeiras, pelo Brasileirão – 21 de setembro, às 21h30min – Arena do Grêmio, em Porto Alegre