Brasileirão Série A

Grêmio conversa com Luan e trabalha para contratar outros dois reforços

Renato Portaluppi já fez cobranças à diretoria por reposição no elenco

O Grêmio sonha com um título importante em 2023 e procura se reforçar para ter aumentadas as suas chances de conquista na atual temporada. Com a janela de transferências aberta, o técnico Renato Portaluppi pressiona a diretoria por novos jogadores. Três posições são alvos do clube e duas deixaram de ser.

O Tricolor se desfez de quatro atletas neste meio de ano. Embora Renato cobre reposições, três das saídas foram por opção do próprio clube. O Grêmio chegou a um acordo e dispensou Diogo Barbosa e Lucas Silva. A direção optou, ainda, por não renovar com Diego Souza e viu o Ceará vender Vina para o futebol árabe.

Apesar das saídas de Diogo Barbosa e Lucas Silva, a direção não deve contratar lateral esquerdo e volante para o grupo de jogadores. Na lateral, Cuiabano se tornou a reposição imediata de Reinaldo, mesmo que venha sendo mais utilizado como meia-atacante. No meio campo, o objetivo é dar ainda mais espaço para o jovem Mila.

Atacante de velocidade no Grêmio

Não é novidade que um atacante de beirada, que tenha principalmente velocidade, mas também drible e boa finalização, é a prioridade máxima do Grêmio na janela de transferências. Este é o pedido insistente do treinador gremista.

Ferreira se torna uma opção que Renato não teve nos últimos meses, porém o jogador atuou pouco nas últimas duas temporadas por causa de recorrentes lesões. O treinador adota cautela redobrada com o atacante, utilizando por poucos minutos, para evitar um novo problema. Não é um atleta ainda totalmente à disposição do técnico.

Ferreira retornou após se recuperar de lesão muscular (Foto: Iconsport)

Iturbe é a novidade no elenco. Nos bastidores, o clube aposta que este jogador possa ser uma opção importante para Renato em relação a esta necessidade. O treinador afirmou que ainda conversa com o paraguaio para entender o melhor posicionamento para utiliza-lo. Não foi um atleta contratado com status de titularidade.

Os jovens Zinho e Nathan Fernandes acabaram perdendo espaço. Zinho foi aproveitado principalmente durante o Gauchão e Nathan Fernandes recebeu oportunidade no Brasileirão. Renato avalia que os dois jovens precisam de maior preparação para que possam entrar em campo mais vezes e destaca receio de queima-los.

Michael, o maior sonho do Grêmio, está cada vez mais distante. O Tricolor não desistiu, mas está pessimista que possa contratar o jogador. O Al-Hillal, da Arábia Saudita, atual clube do atleta, pede 6,5 milhões de euros para vender e não aceita emprestar. Moldes inviáveis, segundo o treinador e a direção gremista.

O Grêmio tem utilizado o Centro digital de Dados (CDD) para analisar jogadores com essa característica em diferentes países e ligas, mas tem esbarrado na falta de atletas disponíveis e principalmente nos valores elevados.

Reserva para Suárez

Vina, embora meia-atacante, vinha exercendo a função de jogador mais avançado do ataque quando o titular era ausência. Com a saída do camisa 11, o jovem André Henrique se tornou a reposição imediata do uruguaio. O Grêmio procura um jogador mais firmado, que tenha mais experiência no currículo.

O Tricolor tem encontrado dificuldades para encontrar um atleta que tenha qualidade, histórico de marcar gols, adaptação ao futebol brasileiro e aceite ser reserva de Suárez. A diretoria tem encontrado poucas opções disponíveis no mercado, mas está intensificando as buscas.

Leia mais: Renato elogia Grando e classificação na Copa do Brasil e volta a pedir reforços

Luan vai voltar para o Grêmio?

A chance é grande, embora ainda não haja um acerto. Este pode, inclusive, ser o reserva imediato para Suárez, mesmo com características distintas. Luan atuou como jogador mais avançado do Grêmio e teve sucesso em 2016, no Campeonato Brasileiro e principalmente na campanha do título da Copa do Brasil daquele ano.

A atual condição física de Luan, que não atua com regularidade há pelo menos três anos, pode fazer com que Renato utilize o jogador com menos responsabilidade de marcação, assim precisando se desgastar menos durante as partidas.

Luan pode voltar ao Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A direção do Grêmio avalia a melhor forma de contratar Luan. O clube entende que a situação do atleta é de aposta e não de convicção, por causa do histórico recente do jogador. Desta forma, o valor mensal debatido é no máximo de cerca de 25% do recebido pelo atacante atualmente no Corinthians.

Outro ponto que está sendo debatido é o tempo de contrato. A tendência é que o acordo seja somente até dezembro deste ano, com possibilidade de renovação automática até 2024 através de metas que possam ser alcançadas por Luan.

O jogador ainda discute com o Corinthians a melhor maneira de efetivar a saída. Luan recebe R$ 800 mil mensais no clube paulista e contrato até o fim da atual temporada. Rescisão com pagamento de cerca de 80% do valor total ou empréstimo, com o Grêmio pagando parte dos vencimentos, são as opções discutidas entre as partes.

Grêmio vai contratar um goleiro?

Esse foi o objetivo da diretoria gremista no início do ano. Pela falta de experiência dos jovens Gabriel Grando, Adriel e Brenno, Renato solicitou a contratação de um goleiro. Sérgio Rochet, recém-contratado pelo Inter, esteve na pauta, mas foi considerado caro.

Neste momento, pelo que apresentaram os goleiros do elenco nesta temporada, a direção não tem o objetivo de um contratar um novo jogador para a posição.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo