Brasileirão Série A

Grêmio planeja estreia de Luan, mas quer ver camisa 7 em ação antes disso

Meia-atacante faz pré-temporada e trabalha em dois turnos para retomar carreira no único clube em que foi feliz

Luan abriu mão de dinheiro e fez juras de amor ao escolher deixar o Corinthians e escolher o Grêmio para tentar retomar a carreira. Até agora, esta retomada é com treinos diários em dois turnos, mas o meia-atacante já tem ao menos uma previsão de quando poderá colocar à prova em campo todo este sentimento pelo clube. Ou melhor: quando voltará a vestir a lendária camisa 7 gremista em uma partida oficial.

Como o jogador de 30 anos não atua desde novembro de 2022, o Grêmio evita estipular uma data para a estreia. Mas o clube trabalha com uma estimativa de que o atleta possa estar à disposição em 27 de agosto, para o jogo contra o Cruzeiro, na Arena, pelo Brasileirão. Exatamente um mês após o ídolo desembarcar em Porto Alegre nos braços dos torcedores no Aeroporto Salgado Filho.

 “É um jogador que nos deu alegrias, um bom garoto, quero que o torcedor tenha paciência com ele. Nos ajudou bastante no passado, tem qualidades, está no fundo do poço. Ele voltando para o Grêmio, já saiu do fundo do poço” (Renato Portaluppi)

Planejamento para a estreia

A presença de Luan em campo contra a Raposa dependerá, claro, da evolução física do atleta nos treinamentos. Até a data da partida, a comissão técnica planeja que o jogador participe de treinos coletivos e dispute também um jogo-treino. A ideia é que ele tenha o máximo possível de experiências em situações de jogo para atenuar a falta de ritmo.

Desde que chegou ao clube, aliás, o camisa 7 já cumpre uma rotina especial, desenhada pela preparação física do clube para que ele acelere o processo de retorno aos gramados. Luan participa dos treinos com os companheiros e também faz mais um trabalho no turno inverso à atividade. Uma espécie de “pré-temporada” para que ele volte a atuar. E para que ele possa colocar em prática o que se espera dele nesta retomada da carreira.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Grêmio alinha expectativas

Luan escreveu seu nome no panteão de ídolos do Grêmio como Rei da América na conquista do Tri da Libertadores em 2017 – sem falar no título da Copa do Brasil de 2016 e nos seis gols em Gre-Nais. Mas internamente, o Tricolor evita criar qualquer expectativa de que ele possa repetir o que fez quase seis anos atrás.

Nos bastidores, o Grêmio trata a volta de Luan como a possibilidade de “retribuir” tudo o que ele fez pelo clube em sua primeira passagem. Como o camisa 7 estava afastado pelo Corinthians e com problemas fora de campo, a diretoria abriu as portas para que ele tentasse a retomada da carreira. Prova disso é que Renato Portaluppi sempre disse que é preciso ter calma e paciência com o jogador em seu retorno aos gramados.

As últimas vezes

Luan não atua desde 10 de novembro de 2022, quando esteve em campo na derrota do Santos por 3 a 0 para o Botafogo, pela 37ª rodada do Brasileirão. O meia-atacante atuou na Baixada Santista por empréstimo do Corinthians. Em 2023, ele voltou ao clube, mas nunca fez parte dos planos. Ele treinava separado do elenco desde o início do ano e até se transferir ao Grêmio.

A última vez que o atacante vestiu a camisa gremista, claro, faz ainda mais tempo. Foi no dia 16 de outubro de 2019, na derrota por 1 a 0 para o Bahia, em partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão.

Luan revê a própria história que ajudou a construir no museu do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Posicionamento e parceria com Suárez

Na primeira passagem, Luan jogou em diversas posições do ataque gremista. Foi falso 9a partir de 2015 e no título da Copa do Brasil de 2016. Depois, virou meia central com a lesão de Douglas e a chegada de Lucas Barrios. De volta ao clube, o atacante evita elencar preferência por posição.

– Já joguei em todas as posições ali na frente. Vou deixar para o Renato. Vamos ter essa conversa, pra ver onde ele acha melhor. Ele que decide. Sempre fiz varias posições e sempre fui bem. Renato que vai decidir onde ele quer e vai dar tudo certo.

+ LEIA MAIS: Independiente afirma que já apalavrou contrato e tirará Kannemann do Grêmio

Luan poderá ser substituto de Suárez em algumas oportunidades, mesmo que o Grêmio tenha contratado o centroavante João Pedro. A tendência é que ele seja mais vezes utilizado como meia-atacante, podendo fazer parceria com Suárez no setor ofensivo.

– Um dos grandes nomes do futebol mundial. Poder estar perto e estar junto será incrível. Vou trabalhar para isso, independente de ser com ele ou com outro jogador.

Luan abriu mão de dinheiro para voltar

Luan retorna ao Grêmio com salário baixo para o padrão do futebol brasileiro. O jogador ganhará menos R$ 100 mil mensais e o contrato vai somente até o final desta temporada. Uma renovação poderá acontecer caso atinja algumas metas pré-estabelecidas.

– Falei com meu empresário e com o Renato que eu nem queria saber da parte financeira. O Grêmio que decide. Eu quero voltar para o Grêmio e o que eles falarem está falado. Foi assim – disse o jogador.

A expectativa é de que Luan esteja à disposição de Renato Portaluppi em 27 de agosto. Até lá, ele segue a rotina de treinos para que consiga, de fato, cumprir a previsão.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo