Gre-Nal: Coudet reencontra Renato em busca de vitória inédita e alívio após eliminação
Três anos depois da primeira passagem pelo Internacional, em que não venceu clássico, Eduardo Coudet reencontra Renato Portaluppi em Gre-Nal deste domingo (8)
O clássico Gre-Nal do próximo domingo (8), às 16h, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, reserva um duelo à parte. Três anos depois, Eduardo Coudet e Renato Portaluppi se reencontram do lado de fora do campo.
Em 2020, ambos comandaram Internacional e Grêmio em confrontos marcantes, especialmente na Libertadores. E Coudet não venceu um clássico sequer.
Depois de passar por Celta de Vigo e Atlético-MG, o argentino reencontra Renato, que esteve no Flamengo neste meio tempo, em busca de dar a volta por cima. Não só no clássico em si, mas também no momento difícil vivido pelo Colorado, que acaba de ser eliminado da Libertadores e está em situação complicada no Brasileirão.
Confrontos em 2020
A primeira passagem de Eduardo Coudet pelo Internacional, em 2020, foi marcada por vários clássicos, sendo os dois primeiros logo de cara. Isso porque o destino colocou os rivais, de forma inédita, no mesmo grupo da Libertadores; e porque o Campeonato Gaúcho, à época, previa duelos de mata-mata nos dois turnos.
O primeiro Gre-Nal daquele ano foi válido pela semifinal do primeiro turno do Gauchão, no Beira-Rio. O Grêmio teve a vida facilitada a partir da expulsão de Musto, jogador da confiança de Coudet, ainda no primeiro tempo. Com um a mais, o Tricolor conseguiu o gol da vitória nos acréscimos da segunda etapa, em cabeçada de Diego Souza.
O segundo duelo entrou para a história como o ‘Gre-Nal do fim do mundo', já que foi a última partida antes da paralisação das competições devido à pandemia da Covid-19. O empate em 0 a 0 na Arena, pela Libertadores, foi muito bem jogado, com alguma superioridade do Inter, mas ficou marcado por pancadaria no final, com quatro expulsos para cada lado.
Curiosamente, a retomada do futebol gaúcho na pandemia ocorreu justamente com um Gre-Nal. Realizado no Centenário, em Caxias do Sul, já que Porto Alegre não havia sido liberada pela prefeitura, o jogo válido pelo segundo turno do Gauchão foi vencido pelo Grêmio por 1 a 0, com gol de Jean Pyerre.
Na final daquele turno, nova vitória gremista, desta vez na Arena. Maicon e Isaque marcaram os gols do triunfo por 2 a 0 do Tricolor, que rumou para o título estadual em cima do Caxias.
O jogo do Beira-Rio pela Libertadores também foi de vitória dos comandadados de Renato. Apostando nos contra-ataques, o Grêmio marcou o único gol do jogo com Pepê, no segundo tempo.
O último Gre-Nal antes da saída de Coudet foi pelo Campeonato Brasileiro. Empate em 1 a 1. Pepê abriu o placar para o Tricolor, e Thiago Galhardo, de pênalti, empatou para o Colorado.
O saldo do treinador argentino em clássicos foi de dois empates e quatro derrotas em seis jogos. Esse foi um dos principais motivos de críticas à primeira passagem de Coudet no Inter, ainda que o treinador tenha deixado a equipe na liderança do Campeonato Brasileiro, e classificado para as oitavas de final da Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil.
- Internacional 0 x 1 Grêmio – 15/02/2020 – Campeonato Gaúcho
- Grêmio 0 x 0 Internacional – 12/03/2020 – Libertadores
- Internacional 0 x 1 Grêmio – 22/07/2020 – Campeonato Gaúcho
- Grêmio 2 x 0 Internacional – 05/08/2020 – Campeonato Gaúcho
- Internacional 0 x 1 Grêmio – 23/09/2020 – Libertadores
- Grêmio 1 x 1 Internacional – 03/10/2020 – Campeonato Brasileiro
Busca por reabilitação
Esse retrospecto, por si só, já serve de motivação para Coudet visando ao clássico deste domingo.
— Ainda não ganhei um Gre-Nal, e quero ganhar o Gre-Nal — admitiu o treinador.
Entretanto, o momento não é dos melhores. A capacidade de remobilização do argentino será colocada à prova após a eliminação dolorida na semifinal da Libertadores, para o Fluminense. Coudet demonstrou grande abatimento na entrevista coletiva depois da partida.
— Temos que mirar para a frente, voltar a trabalhar. Mas isso não tira a nossa dor — lamentou.
De quebra, a situação do Inter no Campeonato Brasileiro preocupa. O Colorado é o 14º colocado, com 29 pontos. Apenas três a mais do que o Vasco, que é o 17º — primeiro dentro da zona de rebaixamento.
A campanha ruim no Brasileirão é reflexo principalmente da preservação de jogadores, já que o foco estava voltado para a Libertadores. Isso também prejudicou o aproveitamento de Coudet, que é de apenas 35% desde seu retorno ao Inter, em julho.
Eduardo Coudet no retorno ao Internacional:
⚔️16 jogos
✅4 vitórias
⚖️5 empates
❌7 derrotas
📊35.4% apv.
⚽️16 gols
🚫20 gols sofridos
🛠22 grandes chances
🔓33 grandes chances cedidas• Eliminado nas semis da Libertadores.
• Vice-lanterna do Brasileirão no período.— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 5, 2023
Retrospecto de Renato em Gre-Nal é muito positivo
Do outro lado, mesmo que sofra alguma contestação pelo mau aproveitamento do Grêmio fora de casa no Campeonato Brasileiro, Renato tem a seu favor o excelente retrospecto em clássicos. E não só contra Coudet.
- 28 jogos
- 12 vitórias
- 12 empates
- 4 derrotas
Dois dos triunfos foram neste ano, ambos na Arena, sobre o Inter de Mano Menezes. No Gauchão, por 2 a 1, com gols de Vina e Carballo — Alan Patrick descontou. No primeiro turno do Brasileirão, por 3 a 1. Suárez, Villasanti e Bitello fizeram para o Tricolor, e Johnny marcou para o Colorado.