Renato supera Tite, e Grêmio subverte lógica para bater o Flamengo na Arena
Grêmio supera um Flamengo sem brilho com estrela de Renato, que acertou todas as alterações

O Grêmio venceu o Flamengo por 3 a 2 nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor gaúcho foram marcados por Ferreira, Nathan Ribeiro e André, enquanto Everton Cebolinha e Luiz Araújo descontaram para o Rubro-Negro. Um jogo de grande virada, que anima os mandantes e frustra os visitantes.
A primeira derrota de Tite no Rubro-Negro foi um grande desperdício de, quem sabe, sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. Agora, o Flamengo é quarto colocado, com os mesmos 50 pontos. Para o Grêmio, a vitória trouxe a tranquilidade na zona de classificação para a Libertadores. O Tricolor é sexto, com três pontos a menos que o adversário desta noite.
Com três zagueiros, Grêmio até tem controle, mas falta contundência
Renato mais uma vez escalou o Grêmio com três zagueiros, contando com o retorno de Geromel. No sistema ofensivo, acrescentou uma peça, e o trio de frente foi formado por Galdino, Lucas Besozzi e João Pedro Galvão, que se recuperou de dores na virilha e foi escolhido como substituto de Luis Suárez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com a bola, o Grêmio atacou no 3-4-2-1. Sem ela, se defendeu no 5-4-1.
Depois de 15 minutos iniciais em que o Flamengo teve mais a posse de bola, e assustou com Gerson e Arrascaeta, o Grêmio equilibrou as ações e passou a ter o controle do jogo, o que até surpreendeu pelo momento distinto das duas equipes.
Com competitividade, o Tricolor Gaúcho ganhava divididas e conseguia ocupar o campo de ataque. Pela primeira vez como centroavante desde a chegada ao Grêmio, João Pedro Galvão se movimentava bem. Cruzou com perigo, cabeceou sobre o gol, fez pivô e deu meia-lua. Galdino e Besozzi também tentavam. Mas faltava contundência e qualidade.
Qualidade essa que o Flamengo, que não incomodava há quase 30 minutos, teve aos 42 com Everton Cebolinha. O gol de abertura do placar, na lei do ex, contou com Geromel chegando atrasado e sendo driblado de forma desconcertante, Villasanti dividindo, mas não conseguindo afastar, e Kannemann e Gabriel Grando se enrolando e permitindo ao atacante flamenguista finalizar para o gol vazio.
Trocas de Renato mudam o jogo
Renato mexeu já na volta do intervalo, com a entrada de Ferreira no lugar de Lucas Besozzi. Em um primeiro momento, essa troca por si só não fez efeito. O Grêmio seguia inofensivo, e o Flamengo, que quase ampliou em cabeçada de Pablo, controlava o jogo.
Aos 23 minutos, o treinador gremista ousou mais e fez as três trocas que mudariam a história o jogo. Entraram Cristaldo, Nathan Fernandes e André Henrique, saíram Kannemann, Galdino e João Pedro Galvão. O Grêmio passou a se postar no 4-2-3-1, com Cristaldo centralizado, Nathan Fernandes aberto pela direita, Ferreira pela esquerda e André Henrique como centroavante.
Em uma daquelas reviravoltas do futebol, Ferreira, muito vaiado na derrota para o Athletico-PR, há exatamente uma semana, foi o responsável pelo belo gol de empate. Aos 30 minutos, Villasanti roubou a bola no meio-campo e tabelou com o atacante, que bateu no ângulo de Rossi.

A Arena do Grêmio explodiu. E o Tricolor Gaúcho aproveitou o embalo. Cinco minutos depois, os três jogadores que entraram durante a segunda etapa construíram o gol da virada. André passou por Gerson na direita, Cristaldo lutou insistiu na jogada após perder a bola, e rolou para o jovem Nathan Fernandes bater no canto e marcar seu primeiro gol como profissional.
Ao invés de amorcegar o jogo, Reinaldo resolveu cobrar lateral rapidamente aos 40. Villasanti escorou de cabeça, e André Henrique chutou rasteiro no canto para ampliar, em bola ainda bateu na trave direita antes de entrar.
Assim como aconteceu contra o Furacão, o Grêmio voltou a levar gol de bola aérea em cobrança de falta lateral. Depois do tento de Luiz Araújo, Renato sacou Cristaldo e voltou ao esquema de três zagueiros com Bruno Uvini. E o Tricolor se segurou bem nos sete minutos de acréscimos para voltar a vencer e terminar com a freguesia para o Flamengo.
Faltou futebol ao Flamengo em Porto Alegre
O começo de primeiro tempo não poderia ter sido melhor para o Flamengo. Foram 20 minutos de muita posse de bola e domínio, com algumas chances acumuladas, como em cobrança de falta de Arrascaeta. O meio-campo funcionava, e o Rubro-Negro tinha convicção do que estava fazendo. Depois disso, no entanto, a concentração do time diminuiu, e o Grêmio começou a gostar do jogo.
Para a sorte do Flamengo, o Tricolor gaúcho está sem Suárez, suspenso pelo terceiro amarelo e, sem o uruguaio, seu ataque se torna totalmente comum. Enquanto os donos da casa esbarravam nas próprias limitações, o Rubro-Negro buscava uma escapada e ela veio aos 42 minutos, com Cebolinha. Lindo passe de Thiago Maia, a jogada do atacante também não ficou para trás. Um belo gol para abrir o placar e encerrar a primeira etapa bem.

O Rubro-Negro até manteve o nível no segundo tempo. Posse de bola em alta, mas com pouca efetividade. Em resumo, o Flamengo não foi incisivo o bastante e o resultado de apenas um gol de vantagem era perigoso. O castigo para o futebol passivo do Flamengo veio rapidamente. Tite se perdeu com alterações, Renato Gaúcho foi bem e teve mais estrela: os três que entraram, marcaram.
Bruno Henrique errou no primeiro gol e começou o apagão, complementado por Gerson no segundo. O terceiro do Grêmio foi uma verdadeira lambança coletiva da defesa do Flamengo, que ainda não havia sido vazada até então. Luiz Araújo até descontou no fim, de cabeça, mas não foi o suficiente. O Rubro-Negro conheceu sua primeira derrota sob o comando de Tite.
Flamengo desperdiça chance de ouro
Com a derrota do Red Bull Bragantino na rodada, o Flamengo poderia ter assumido a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com a vitória, mas desperdiçou oportunidade de ouro. A possibilidade ainda era maior, já que o Botafogo, líder da liga nacional, não jogou na jornada, ou seja, a vantagem teria caído para seis pontos. Golpe duro para o Rubro-Negro.
Grêmio ressurge depois de três derrotas seguidas
O triunfo encerrou uma série de três derrotas consecutivas do Tricolor gaúcho, que conseguiu se manter entre os classificados para a Libertadores. O Grêmio sairá de Porto Alegre na próxima rodada, já que enfrentará o América-MG neste sábado (28), No Estádio Independência. A partida será disputada às 19h (de Brasília).
Flamengo perde uma posição na rodada
Com a derrota, além de desperdiçar a chance de subir, o Rubro-Negro perdeu uma posição e vai fechar a rodada em quarto. O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (01), para enfrentar o Santos, às 20h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. O Maracanã não será utilizado por conta da proximidade com a final da Libertadores, que será disputada três dias depois.
Estatísticas de Grêmio x Flamengo – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: Grêmio 37% x 63% Flamengo
- Chutes: Grêmio 11 x 8 Flamengo
- Chutes a gol: Grêmio 4 x 4 Flamengo
- Gols: Grêmio – Ferreira, aos 31′ do 2ºT, Nathan Ribeiro, aos 36′ do 2ºT e Arthur, aos 41′ do 2ºT ; Flamengo – Everton Cebolinha, aos 42′ do 1ºT e Luiz Araújo, aos 44′ do 2ºT