Brasileirão Série A

Grêmio precisará superar a si mesmo e freguesia para vencer Flamengo de Tite

Grêmio venceu o Flamengo apenas uma vez nos últimos 15 confrontos, e não vence o rubro-negro carioca em casa há cinco anos

O cenário não é dos mais favoráveis para o Grêmio no jogo contra o Flamengo, nesta quarta-feira (25), às 21h30min, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além dos desfalques e da sequência de três derrotas consecutivas, o Tricolor Gaúcho tem péssimo retrospecto recente diante do Rubro-Negro Carioca.

Cinco anos sem vencer o Flamengo na Arena do Grêmio

Pegando como recorte apenas as partidas na Arena do Grêmio, palco do jogo desta noite, o Tricolor Gaúcho não vence há cinco anos. Foram seis jogos neste período, com quatro vitórias do Flamengo e dois empates.

O último triunfo gremista em casa contra o Rubro-Negro Carioca ocorreu no dia 4 de agosto de 2018. Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu por 2 a 0, com gols de Jael e Marinho. A escalação gremista mandada a campo por Renato naquela ocasião teve Paulo Victor; Léo Gomes, Paulo Miranda, Bressan (Matheus Henrique) e Bruno Cortez; Jailson e Thaciano; Marinho (Alisson), Douglas e Pepê (Thonny Anderson); Jael.

Última vitória do Grêmio sobre o Flamengo em Porto Alegre foi em 2018. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Grêmio tem uma vitória nos últimos 15 jogos contra o Flamengo

Ao todo, nos últimos 15 jogos contra o Flamengo, o Grêmio só ganhou um. Foi em 2021, ano do rebaixamento gremista para a Série B. O Tricolor venceu por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Borja. Curiosamente, Renato Portaluppi era o técnico rubro-negro. A formação gremista, comandada por Felipão, teve Gabriel Grando (Brenno); Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Bruno Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Sarará) e Villasanti; Alisson (Diogo Barbosa), Ferreira (Léo Pereira) e Borja.

De cabeça, Borja marcou o gol da única vitória gremista nos últimos 15 jogos contra o Flamengo. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No mais, o Flamengo venceu 11 dessas últimas 15 partidas, e as equipes empataram três vezes. Entre as vitórias, está o emblemático 5 a 0 do time de Jorge Jesus na semifinal da Libertadores de 2019.

Pablo Marí comemora um dos cinco gols do Flamengo na goleada pela semifinal da Libertadores de 2019. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Na atual temporada, foram três encontros, com três vitórias flamenguistas: uma pelo Brasileirão, e duas pela semifinal da Copa do Brasil. O Grêmio sequer marcou gol nesses confrontos.

Últimos 15 jogos entre Grêmio e Flamengo

  • Flamengo 1 x 0 Grêmio – 15/08/2018 – Copa do Brasil (quartas de final – volta)
  • Flamengo 2 x 0 Grêmio – 21/11/2018 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 3 x 1 Grêmio – 10/08/2019 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 1 x 1 Flamengo – 02/10/2019 – Libertadores (semifinal – ida)
  • Flamengo 5 x 0 Grêmio – 23/10/2019 – Libertadores (semifinal – volta)
  • Grêmio 0 x 1 Flamengo – 17/11/2019 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 1 x 1 Grêmio – 19/08/2020 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 2 x 4 Flamengo – 28/01/2021 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 0 x 4 Flamengo – 25/08/2021 – Copa do Brasil (quartas de final – ida)
  • Flamengo 2 x 0 Grêmio – 15/09/2021 – Copa do Brasil (quartas de final – volta)
  • Flamengo 0 x 1 Grêmio – 19/09/2021 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 2 x 2 Flamengo – 23/11/2021 – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 3 x 0 Grêmio – 11/06/2023 – Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 0 x 2 Flamengo – 26/07/2023 – Copa do Brasil (semifinal – ida)
  • Flamengo 1 x 0 Grêmio – 16/08/2023 – Copa do Brasil (semifinal – volta)

Avaliação do Grêmio é de que falta efetividade contra o Flamengo

A avaliação do Grêmio, ao menos nos confrontos de 2023, é de que tem faltado efetividade nos duelos com o Flamengo, o que custa caro diante de adversário com tanta qualidade individual. Na goleada por 3 a 0, no primeiro turno do Brasileirão, no Maracanã, o Tricolor finalizou 25 vezes, contra 14 do adversário, que foi cirúrgico nas oportunidades criadas.

O jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, foi o que o Rubro-Negro Carioca teve maior domínio neste ano. Ainda assim, antes dos dois gols flamenguistas, o Tricolor teve uma chance cara a cara desperdiçada por Villasanti.

A partida de volta, no Maracanã, foi marcada por um duelo equilibrado, em que o Grêmio novamente teve chances, especialmente com Bitello, antes do Flamengo marcar o gol da vitória em pênalti polêmico, convertido por Arrascaeta.

Arrascaeta comemora gol da vitória no último confronto entre as equipes. Foto: Celso Pupo/IconSport

— As chances que a gente criou têm que ser convertidas. Ninguém quer ganhar mais do Flamengo do que nós, ou de qualquer adversário que seja. Não gosto de perder nem par ou ímpar, ainda mais pelo Grêmio. Mas eu diria que se aproveitássemos melhor nossas chances, estaríamos muito mais próximos dessa vitória — comentou o presidente Alberto Guerra após esse último confronto.

Suárez desfalca o Grêmio no jogo desta noite contra o Flamengo

O problema é que, para este novo encontro com o Flamengo, o Grêmio não contará com seu artilheiro. Luis Suárez, que passou em branco nos jogos contra o Rubro-Negro Carioca, mas tem 21 gols na temporada, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O camisa 9 será ser substituído ou pelo jovem André Henrique, de 21 anos, ou por João Pedro Galvão, que retorna após se recuperar de dores na virilha. Porém, com dois e nenhum gol pelo Grêmio, respectivamente, ambos estão muito abaixo do uruguaio, e não despertam esperança na torcida gremista.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo