Que Grêmio enfrenta o Flamengo? Nem Renato Gaúcho parece ter a resposta
Grêmio, hoje, enfrenta mais que o Flamengo: joga contra má fase e série de dúvidas que pairam sobre o time
Projetar o Grêmio para enfrentar o Flamengo, nesta quarta-feira (25), às 21h30min, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, não é tarefa fácil. Perdido entre esquemas táticos e formações que não vêm dando certo, o técnico Renato Portaluppi tenta recolocar o Tricolor Gaúcho nos eixos após três derrotas consecutivas.
O problema é que, além do péssimo retrospecto, o Grêmio sofre com uma série de desfalques. Para receber o rubro-negro carioca, se soma à lista simplesmente a principal estrela do elenco. Luis Suárez cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, recebido na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no último sábado (21).
O alento é que Geromel e Reinaldo, que desfalcaram o Tricolor Gaúcho no Morumbi, voltam a ficar à disposição. O zagueiro foi preservado por desgaste físico, enquanto o lateral-esquerdo estava suspenso.
Grêmio vai com três ou dois zagueiros contra o Flamengo?
Ambos iniciarão entre os titulares contra o Flamengo. Mas as dúvidas começam justamente no sistema defensivo. Contra o São Paulo, Renato voltou a utilizar três zagueiros, o que não acontecia desde o final de julho.
Se o treinador mantiver a ideia, Bruno Uvini é quem deve deixar a equipe para o retorno de Geromel. Neste caso, o capitão gremista atuaria juntamente com Bruno Alves e Kannemann. Se somente dois zagueiros forem utilizados, Alves também sai do time.
Grêmio também tem dúvidas do meio para a frente
A escolha na linha de defesa influenciará nas escolhas do meio para frente. Contra o São Paulo, além de três zagueiros, também foram utilizados três volantes: Villasanti, Pepê e o jovem Josué, de 18 anos, que fez sua primeira partida como titular do profissional. De peças ofensivas, só iniciaram Cristaldo — que foi substituído logo aos 28 minutos do primeiro tempo por Nathan Fernandes — e Suárez.
Embora o jovem atacante tenha ingressado, os jogadores de velocidade geralmente são mais utilizados por Renato quando o 4-2-3-1 é o esquema tático. Com três zagueiros, o treinador prefere que a profundidade pelos lados seja dada pelos alas João Pedro e Reinaldo.
O esquema vai determinar quantos jogadores ‘ofensivos' iniciarão contra o Flamengo. Serão de duas a quatro vagas, dependendo de quantos zagueiros e volantes forem utilizados. Galdino, Nathan Fernandes e Lucas Besozzi são os mais cotados para as funções pelos lados, já que Ferreira perdeu espaço devido às más atuações. Cristaldo, apesar da saída precoce contra o São Paulo, ainda é a principal alternativa como meia, à medida que Luan ainda está longe do ideal, e Nathan se recupera de lesão.
No comando do ataque, André Henrique é o mais cotado para substituir Suárez, até por ser centroavante de referência. Outra alternativa, João Pedro Galvão se recupera de dores na virilha, e não tem retorno garantido. Galdino, improvisado, seria mais uma opção.
As dúvidas são muitas. E é possível que nem mesmo o treinamento fechado de terça-feira (24) as tenha sanado totalmente. Renato não tem mais convicção, o que torna muito difícil saber qual Grêmio estará no gramado da Arena logo mais. O torcedor espera, ao menos, que seja um time competitivo, já a vaga na Libertadores está ameaçada.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 6ª colocação com 44 pontos
- 28 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
- 52% de aproveitamento
- 43 gols feitos e 40 gols sofridos