Brasileirão Série A

Sem dois importantes titulares, Grêmio recebe Bahia em busca da quarta vitória consecutiva

Grêmio precisará superar lesões musculares de Geromel e Pepê para chegar à quarta vitória consecutiva no Brasileirão, contra o Bahia

Depois de superar Flamengo, América-MG e Coritiba, o Grêmio busca a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro contra o Bahia, neste sábado (4), às 19h30min, na Arena, em Porto Alegre. Para isso, no entanto, não poderá contar com dois importantes titulares. Após a vitória no Couto Pereira, na última quarta-feira (1º), Geromel e Pepê tiveram diagnosticadas lesões musculares.

O zagueiro sofreu lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa esquerda. O volante também teve lesão de grau 2, mas no músculo reto-femoral da coxa esquerda. O Grêmio não estimou tempo de recuperação, mas, considerando que resta aproximadamente um mês para o final da temporada, é possível que os atletas não atuem mais em 2023.

Geromel pode encerrar o ano com apenas sete partidas pelo Grêmio

Geromel sentiu novo problema muscular contra o Coritiba. Foto: IconSport

No caso de Geromel, o agravante são os 38 anos de idade e o histórico recente de lesões. Em janeiro deste ano, o zagueiro sofreu lesão no menisco do joelho esquerdo, e passou por cirurgia. Os três meses de recuperação inicialmente previstos pelo departamento médico gremista se tornaram mais de oito. A estreia do defensor na temporada aconteceu somente no dia 27 de agosto, contra o Cruzeiro.

Na ocasião, Geromel sentiu problema muscular, e foi confirmada lesão de grau 1 no bíceps-femoral da coxa esquerda. O que normalmente demandaria duas semanas de recuperação levou um mês, e o retorno do zagueiro ocorreu no dia 30 de setembro, diante do Fortaleza.

Ao todo, Geromel tem apenas sete jogos pelo Grêmio em 2023. É, disparado, o ano em que o ídolo gremista menos atuou com a camiseta do clube. Isso coloca em xeque a renovação de contrato do zagueiro, que tem vínculo encerrando no final deste ano.

Lesões também atrapalham Pepê no Grêmio

Embora bem mais jovem, Pepê também tem sofrido muito com lesões nesta temporada. Em maio, na partida contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, o volante teve lesão de alto grau no músculo reto-femoral da coxa. Quando se preparava para retornar, voltou a sentir dores, e volta só aconteceu contra o Fluminense, em agosto — três meses depois do problema original.

Desde então, Pepê atuou em 15 partidas partidas consecutivas pelo Grêmio, sendo as últimas 13 como titular. Essa alta exigência, oriunda dos desfalques no setor, cobrou seu preço agora.

Após 13 jogos consecutivos como titular, Pepê também sofreu nova lesão muscular contra o Coritiba. Foto: IconSport

Bruno Uvini e Carballo devem ser os substitutos

Menos mal que Carballo está de volta após tratar pubalgia, e deve formar a dupla de volantes ao lado de Villasanti. Quanto a Geromel, o substituto deve ser Bruno Uvini. Isso, é claro, se Renato optar pela manutenção do esquema tático com três zagueiros, o que é uma tendência.

No 3-4-2-1, a provável escalação do Grêmio para enfrentar o Bahia tem Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Galdino, Cristaldo e Luis Suárez.

Quarta vitória consecutiva seria inédita para o Grêmio no Brasileirão 2023

Se vencer o confronto da noite deste sábado, o Grêmio emendará quatro vitórias consecutivas pela primeira vez no Campeonato Brasileiro 2023. Em outros dois momentos, o Tricolor Gaúcho conseguiu três triunfos em sequência na competição: entre a 7ª e a 9ª rodada, bateu Internacional, Athletico-PR e São Paulo, e entre a 11ª e a 13ª, superou América-MG, Coritiba e Bahia.

Na temporada como um todo, o Grêmio alcançou duas vezes a marca de quatro vitórias consecutivas. Na largada do ano, foram oito triunfos em sequência somando Recopa Gaúcha e Campeonato Gaúcho: São Luiz, Caxias, Brasil de Pelotas, São José, Esportivo, Aimoré, Juventude e Avenida. Entre as a vitórias sobre Inter, Athletico-PR e São Paulo, o Tricolor também venceu o Cruzeiro pela Copa do Brasil.

Três pontos são fundamentais por vaga na Libertadores e, quem sabe, briga pelo título

Além dessa marca inédita, uma vitória sobre o Bahia seria fundamental para as pretensões do Grêmio no Brasileirão. Em primeiro lugar, para uma vaga na Libertadores, da qual se aproxima cada vez mais. Na 4ª colocação, o Tricolor Gaúcho está quatro pontos à frente do Athletico-PR, que é o 7º. Pensando em G-4, o Atlético-MG está somente um ponto atrás.

Além disso, o Grêmio não está alheio à briga pela ponta da tabela, que tem novo cenário a partir da virada histórica do Palmeiras sobre o Botafogo. O Tricolor Gaúcho está a seis pontos do Alvinegro Carioca, e a três do Alviverde Paulista. Mesmo que a chance de título seja de apenas 3,7%, de acordo com a UFMG, o discurso gremista é de acreditar até que as possibilidades matemáticas se esgotem.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 4ª colocação com 53 pontos
  • 31 jogos, 16 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
  • 56% de aproveitamento
  • 52 gols feitos e 46 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo