Brasileirão Série A

Grêmio admite possível saída de Bitello e reage a interesses em Kannemann

Diretoria fez um balanço sobre a janela de transferências da metade da temporada

O Grêmio fez um balanço sobre a janela de transferências da metade da temporada. O vice-presidente de futebol, Antônio Brum, concedeu entrevista coletiva e comentou sobre possíveis saídas de Bitello e Kannemann, a curiosidade na negociação para chegada de Caique, possíveis novas contratações e negociações que não deram certo.

O Tricolor se reforçou com seis novos atletas. Caique, Rodrigo Ely, Iturbe, Lucas Besozzi, João Pedro e Luan desembarcaram na Arena. Vina foi o único jogador a deixar o clube. Antônio Brum fez um balanço sobre as movimentações.

– A janela da metade do meio do ano não é a principal no futebol brasileiro. No início do ano fizemos uma reformulação e agora contratações para complementar. Tentamos reforçar em todas as posições. Acho que nossa janela foi positiva.

O dirigente destacou o fato de que o Grêmio não poderá mais contratar jogadores que estejam ligados a outros clubes, mas que pode perder, pois a janela para os principais países da Europa segue aberta durante o mês de agosto.

– A gente não entende por que a janela brasileira termina agora e outras seguem. A gente ainda poderia fazer novos movimentos, mas acho que acertamos nos movimentos que fizemos.

Antonio Brum, dirigente do Grêmio, comentou as possibilidade de saídas no elenco (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Bitello pode sair do Grêmio em agosto?

O desejo do Grêmio é fazer uma grande venda em 2023. A atual situação financeira do clube faz com que haja necessidade de uma saída com valores elevados. Apesar disso, o clube terá cuidado com as propostas recebidas. Antônio Brum não garantiu a permanência de Bitello até o final da temporada.

– A gente recebeu inúmeras consultas pelo Bitello, mas nova proposta oficial não tem nenhuma. A gente sabe que pode acabar chegando nesse tempo de extensão de janela que temos. Não tenho como garantir que ele não vai sair ou ficar até o final do ano, isso depende muito de que tipo de proposta vai chegar, que molde vai chegar e quais valores podem atingir.

– Em algum momento o Grêmio precisará fazer uma grande venda. Não posso garantir se será agora ou no final do ano. Vai depender das propostas que possam chegar. Nós vamos ter que analisar as necessidades do clube, mas também sem torrar ativos. Vamos ver o que vai acontecer. Não tem como garantir.

O Grêmio já rejeitou pelo menos duas propostas por Bitello. A primeira do Mônaco, da França, há cerca de um mês. A última se tornou pública nesta quinta-feira (3). O Dínamo Moscou, da Rússia, nos últimos dias, também apresentou uma investida. Os russos ofereceram 6 milhões de euros em três parcelas. O Tricolor recusou.

Bitello pode deixar o Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Direção negociará com Kannemann

O zagueiro despertou interesse e recebeu contatos de San Lorenzo e Independiente, ambos da Argentina. Os clubes chegaram a tratar valores com os representes do jogador. O Grêmio não recebeu contato. O dirigente garantiu que existe o desejo pela ampliação do vínculo e que tem conversa marcada com Kannemann sobre o tema.

– Não recebemos nada de forma oficial. Conversamos com o Kannemann no dia a dia e temos interesse de manter ele para o ano que vem. Combinamos de conversar após o fechamento da janela. Queremos que ele fique e achamos que ele tem quer ficar. Vamos conversar. Se surgir algo do mundo árabe ou algo assim, também teria que falar com ele.

Kannemann deve ter seu contrato renovado com o Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Grêmio queria mais um atacante

Mateo Coronel, atacante de lado com características de velocidade, interessou ao Grêmio. O jogador agradou a diretoria e também o técnico Renato. O atleta pertence ao Argentinos Juniors e está emprestado ao Atlético Tucumán, da Argentina. O vice de futebol, Antônio Brum, explicou os motivos para a contratação não ter sido realizada.

– É um jogador que estava no nosso radar. Tem características bem semelhantes ao do Lucas (Besozzi), de drible e velocidade pela esquerda. O clube [Argentinos Juniors] aceitou a proposta, ele queria vir, mas o Tucumán não liberou. No contrato dele não tinha cláusula de devolução em caso de venda e por isso desistimos.

+Leia mais: João Pedro destaca escolha pelo Grêmio e diz poder jogar ao lado de Suárez

Grêmio tentou contratar Sergio Rochet?

O nome do goleiro Sergio Rochet esteve ligado ao Grêmio no início de 2023, mas acabou não sendo contratado. De forma surpreendente, o Inter anunciou a contratação do jogador no último mês. O dirigente gremista garantiu não ter feito proposta pelo uruguaio e aproveitou para alfinetar o maior rival.

– Nunca fizemos proposta oficial. No início do ano ele estava no nosso monitoramento, assim como outros vários. Quando trouxemos o Suárez, paramos de buscar estrangeiros pelo limite. Tentaram criar uma narrativa de que o Inter contratou um jogador que o Grêmio queria, mas isso não é verdade. Nunca fizemos proposta. Eu diria ainda que pelo valores que ele foi para o Inter, eu não traria para o Grêmio.

Sergio Rochet já tem se destacado com a camisa do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Grêmio ainda pode contratar

A janela de transferências no Brasil chegou para chegadas de jogadores que estejam vínculos a outros clubes de qualquer lugar do mundo. Porém, atletas livres no mercado podem ainda ser contratados. O dirigente do Grêmio admitiu a possibilidade.

– Eu e o Luis Vagner Vivian [executivo de futebol] temos lista de tudo aqui no Grêmio, agora nós temos a lista dos jogadores sem contrato, mas eu não posso garantir de que possa vir mais algum reforço.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo