Criticado, Gabriel Pec mais uma vez se mostra útil ao Vasco na luta contra o rebaixamento
Artilheiro e líder em participações em gols na temporada do Vasco, Gabriel Pec foi responsável pela conquista de dez importantes pontos na luta contra o rebaixamento no Brasileiro

Um dos principais alvos de criticas da torcida do Vasco nos últimos anos, Gabriel Pec segue mostrando a sua importância neste Campeonato Brasileiro. Com o gol que decretou o empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, na última quarta-feira (22), no Mineirão, o atacante ajudou o clube a conseguir mais um ponto que pode ser essencial na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. E não foi a primeira vez em que o cria da Colina foi decisivo para o Vasco na competição.
Artilheiro do Vasco na temporada, Gabriel Pec convive com críticas da torcida desde 2019, quando subiu para o time profissional. Revelado pelo próprio Cruz-Maltino, o atacante de 23 anos era muito cobrado pelos gols perdidos e pelas decisões erradas tomadas em lances ofensivos. Parte das críticas, é claro, eram compreensíveis. Mas Pec seguiu evoluindo e, em 2023, vive a sua melhor temporada pelo clube.
Gabriel Pec, é claro, ainda erra, mas com um elenco ainda sem tanta qualidade, o atacante tem mostrado ser um dos jogadores mais “úteis” do Vasco na temporada – senão, o mais. Com o gol contra o Cruzeiro, o atacante chegou a 14 gols marcados em 2023. Além disso, também é o segundo jogador com mais assistências no clube. Pec tem cinco passes para gols, um a menos que o lateral-esquerdo Lucas Piton.
Sem problemas com lesões, Gabriel Pec também é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Vasco em 2023. Ele esteve em campo em 48 das 51 partidas que o Cruz-Maltino fez na temporada. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, ele só ficou fora de um jogo. E por suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos.
O GOL DE PEC! ?#CRUxVAS 2️⃣-2️⃣#BrasileiroNaVascoTV #VascoDaGama pic.twitter.com/aMQyBWAnnA
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 22, 2023
No Brasileirão, inclusive, Gabriel Pec foi responsável direto por dez pontos conquistados pelo Vasco. Ele fez um gol e deu uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, marcou os dois gols que garantiram a vitória por 4 a 2 no clássico com o Fluminense, fez o gol que abriu o placar no 2 a 0 sobre o Cuiabá e, agora, fez o gol de empate com o Cruzeiro. Além disso, ele também deu a assistência para o gol de Vegetti na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, em São Januário, na partida que marcou o início da arrancada do Vasco no Brasileirão.

Boa fase de Gabriel Pec garantiu convocação para seleção
A boa temporada de Gabriel Pec também tem rendido frutos pessoais ao jogador. Recentemente, o atacante foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para um período de treinamentos da seleção brasileira sub-23. O jogador ficou cerca de uma semana com a delegação, em São Paulo, durante a última Data Fifa, em um período de preparação de olho no Pré-Olímpico, que será disputado no começo de 2024, na Venezuela.
Esta foi a primeira vez em que Ramon Menezes convocou Gabriel Pec. Mas, como o Vasco tinha o importante jogo com o Cruzeiro, o atacante retornou ao clube antes do fim do período de treinos no CT do Corinthians.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Gabriel Pec já esteve perto de deixar o Vasco
Além da convocação para a seleção brasileira, a boa temporada de Gabriel Pec também fez clubes do exterior abrirem os olhos sobre o atacante do Vasco. No meio da temporada, durante a abertura da janela de transferência, um clube da MLS formalizou uma proposta pelo jogador. No entanto, os valores não agradaram o Vasco e a diretoria recusou a oferta.
Atualmente, Gabriel Pec tem contrato com o Vasco até o fim de 2026. A última renovação aconteceu em março de 2022.
Dentro das suas limitações, mas com a confiança de quem vem evoluindo, Gabriel Pec vem sendo um dos principais jogadores do Vasco na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na 15ª colocação, com 41 pontos, o Cruz-Maltino volta a campo no próximo sábado (25), contra o Athletico-PR, na Ligga Arena.
Números de Gabriel Pec no Campeonato Brasileiro
- Jogos: 33
- Gols: 8
- Assistências: 4
- Passes certos: 373 (90,1%)
- Finalizações (certas): 63 (26)
- Faltas sofridas: 51
- Cruzamentos certos: 20 (23,2%)
- Dribles certos: 26 (70%)
- Perda de posse de bola: 153 (4 por jogo)
- Desarmes: 19