É hoje ou hoje: contra o Fortaleza, Botafogo de Tiago Nunes inicia ‘tudo ou nada’ pelo título do Brasileiro
A cinco jogos do fim do Brasileiro, o Botafogo conta com a estreia do técnico Tiago Nunes, nesta quinta-feira, contra o Fortaleza, no Castelão
Depois da pausa para a Data Fifa e com uma troca de treinador no meio do caminho, o Botafogo inicia, nesta quinta-feira (23), uma tentativa de arrancada pelo título do Campeonato Brasileiro. Contra o Fortaleza, às 19h (horário de Brasília), no Castelão, em jogo válido da 29ª rodada da competição, o Glorioso conta com a estreia do técnico Tiago Nunes para o seu “tudo ou nada” pela taça do Brasileirão. Depois de perder a liderança para o Palmeiras, o Glorioso pode aproveitar esta partida atrasada para retomar a ponta.
Desde a última semana no clube, Tiago Nunes é a última cartada do Botafogo na tentativa de garantir o título do Campeonato Brasileiro. Líder durante quase toda a competição, o Glorioso viu uma vantagem que já foi até de 14 pontos sobre o Palmeiras se transformar em uma desvantagem de dois. Nas últimas seis rodadas, o Botafogo perdeu quatro jogos e empatou dois.
Esta sequência recente fez o Botafogo mudar o seu planejamento. Antes apostando no auxiliar técnico Lúcio Flávio, que contava com a apoio dos jogadores, a diretoria do Glorioso resolveu antecipar o planejamento de 2024. O clube já tinha conversas para Tiago Nunes assumir o time na próxima temporada. Mas o desespero para não perder o título fez as negociações se adiantarem e o Botafogo trouxe o técnico a cinco jogos do fim da temporada.
Mesmo com um discurso de confiança no título do Brasileiro, Tiago Nunes deixou claro que seu planejamento – e o do clube – é de um trabalho a longo prazo. Assim – e talvez já pensando em um possível fracasso -, o treinador fez questão de deixar claro que o clube já fez um grande campanha só por estar disputando o título nesta reta final do Brasileirão.
– Relembrar o torcedor que a gente tem um grupo de jogadores que colocaram hoje o Botafogo em uma condição de mudança de nível e objetivo. Por isso estou aqui hoje. Porque acredito que não é momento mais de olhar para trás. E a partir desse momento conseguir consolidar um Botafogo que brigue sempre por títulos. Que seja normal estar entre os 4 ou 5 que estão sempre brigando – afirmou Tiago Nunes na sua coletiva de apresentação.
Botafogo ainda depende de si para ser campeão do Brasileiro
Apesar de ter perdido da liderança para o Palmeiras na última rodada, o Botafogo ainda é o único clube que depende apenas das próprias forças para ser campeão do Brasileiro. Com 60 pontos, o Glorioso tem um jogo a menos que o Verdão. Assim, este jogo atrasado com o Fortaleza agora é crucial para o Botafogo na disputa da taça do Brasileirão.
Caso o Botafogo vença os seus últimos cinco jogos, chegaria a 75 pontos. O Palmeiras, que tem quatro jogos pela frente, pode chegar no máximo até os 74 pontos. Assim, caso queira continuar dependendo de si, o time de Tiago Nunes precisa vencer o Fortaleza nesta noite.
VAMOS, VAMOS, VAMOS, BOTAFOGOOO! 🎵🔥
Chegou o dia de voltar a campo pelo Brasileirão, Família! ⚽ #VouTeApoiarAtéOFinal pic.twitter.com/PtXLcjPMO3
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 23, 2023
Botafogo pode garantir volta à Libertadores depois de sete anos
O objetivo do Botafogo ainda é o título do Brasileiro. No entanto, o clube está perto de atingir outra meta desta temporada. Com nove pontos de vantagem sobre o Athletico-PR, o atual sétimo colocado, o Botafogo precisa de apenas uma vitórias nos últimos cinco jogos para carimbar a vaga na próxima Copa Libertadores.
Esta seria a primeira vez desde 2017 em que o Botafogo disputaria a Libertadores. Na última ocasião, o time comandado por Jair Ventura fez uma boa campanha e foi até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Grêmio, que viria a ser campeão.
Mas, disputando o título e depois de liberar o Brasileiro por 30 rodadas, “apenas” uma vaga na Copa Libertadores seria um prêmio de consolação amargo para o torcedor do Botafogo. Mas, é claro, a vaga também passou a ser obrigação para o clube nesta temporada. A ver se e quando o Botafogo de Tiago Nunes vai conseguir carimbar o passaporte para a próxima edição da competição.