Brasileirão Série A

Enquanto patina pelo título, Botafogo está perto de vaga na Copa Libertadores

A cinco jogos do fim e ainda sonhando com título do Brasileiro, o Botafogo está perto de outro objetivo deste ano: a vaga na Libertadores

Em meio a crise e queda de rendimento, o foco do Botafogo no Campeonato Brasileiro segue sendo o título. No entanto, o Glorioso está perto de conseguir outro importante objetivo do clube. A cinco jogos do fim do Brasileirão, o clube carioca pode garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores já na quinta-feira (23), contra o Fortaleza, no Castelão.

Na vice-liderança do Brasileiro, com 60 pontos, o Botafogo tem nove pontos a mais que o Athletico-PR, primeiro time fora da zona de classificação para a Copa Libertadores. Com uma vitória nos próximos jogos, o Glorioso já não poderá mais ser alcançado pelo clube paranaense. Isso por que o Botafogo chegaria a 63 pontos e com 19 vitórias. O Athletico-PR até pode empatar na pontuação, mas teria uma vitória a menos.

Dessa forma, com uma vitória nos seus últimos cinco jogos, o Botafogo já garante ao menos uma vaga fases prévias da Copa Libertadores. E a primeira oportunidade para isso acontecer é na próxima quinta-feira (23), às 19h (horário de Brasília), no Castelão, contra o Fortaleza, em partida atrasada da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para garantir a vaga direta na fase de grupos, o Botafogo precisa ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão. Atualmente, o Glorioso tem três pontos de vantagem sobre o Atlético-MG, quinto colocado. Vale ressaltar, é claro, que o Botafogo, assim como o Red Bull Bragantino e o Flamengo, têm 33 jogos, enquanto Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG têm 34.

De acordo com o grupo de especialistas em probabilidades no futebol do Departamento de Matemática da UFMG, o Botafogo tem 99,97% de chances de classificação para a próxima Copa Libertadores.

Botafogo ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro e pode confirmar vaga na Libertadores (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Botafogo pode voltar à Libertadores depois de campanha memorável

Caso confirme a vaga na Copa Libertadores, o Botafogo voltará a competição depois de sete anos. A última participação do Glorioso na Libertadores aconteceu em 2017, quando o clube teve uma de suas melhores campanhas na história da competição continental.

Em 2017, o Botafogo, que se classificou para a Libertadores por ter sido o quinto colocado no Brasileiro de 2016, precisou passar por duas fases prévias para chegar aos grupos. Primeiramente, passou pelo tradicional Colo-Colo, do Chile, e, depois, eliminou o também tradicional Olimpia, do Paraguai, nos pênaltis, com Gatito Fernández brilhando.

Na fase de grupos, o Botafogo encarou outros grandes clubes do continente: Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG e Barcelona-EQU. Ainda assim, o Glorioso passou na primeira colocação. Nas oitavas de final, eliminou o tradicional Nacional, do Uruguai, com duas vitórias. Mas o Botafogo acabou parando nas quartas de final, quando encarou o Grêmio, que viria a ser campeão.

Em 2017, Botafogo foi até as quartas de final da Copa Libertadores (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Mas esta não foi a melhor campanha do Botafogo na história da Copa Libertadores. O Glorioso foi semifinalista duas vezes, quando a competição tinha outro formato. Em 1963, o Botafogo foi eliminado pelo Santos de Pelé. Já em 1973, quando a semifinal era disputada em um triangular, o clube carioca parou antes da final ao ficar em um grupo com Colo-Colo, que foi finalista, e Cerro Porteño, também eliminado.

Próximos jogos do Botafogo

  • Fortaleza x Botafogo – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 23 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Santos – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 16h (horário de Brasília);
  • Coritiba x Botafogo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília);
  • Botafogo x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – A definir;
  • Inter x Botafogo – Campeonato Brasileiro – A definir.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo