Apresentado no Botafogo, Tiago Nunes mostra confiança no título, mas foca no longo prazo
Novo técnico do Botafogo para a reta final do Campeonato Brasileiro, Tiago Nunes chamou a responsabilidade pelo título, mas reforçou projeto de longo prazo no clube
Tiago Nunes, enfim, foi apresentado no Botafogo. Contratado de olho no futuro do clube – por isso, um contrato até o fim de 2025 -, mas também com foco nas últimas cinco partidas do Campeonato Brasileiro e na briga pelo título, o novo treinador mostrou confiança no elenco no trabalho de curto prazo para tentar buscar a sonhada taça do Brasileirão, que o clube não conquista desde 1995 e que pode estar distante depois de uma ótima campanha no primeiro turno da competição. Além da confiança, o gaúcho de 43 anos ainda mostrou conhecimento da história do Botafogo ao citar a escalação do time campeão em 95.
Tenho plena convicção de que esse grupo tem toda a condição de buscar o título. É um time bom, competitivo, que já está cascudo porque passou por muitas adversidades. Eu comentei com os jogadores. A gente não é mais a equipe do começo do ano e nem vai ser. A gente é melhor. Porque as dificuldades que passamos ensinam – afirmou Tiago Nunes em entrevista coletiva, nesta terça-feira, no Nilton Santos.
Gaúcho de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, Tiago Nunes exaltou a história do Botafogo ao ser perguntado sobre “mentalidade vencedora” do elenco e angústia da torcida pelo título. O treinador revelou que usava o time do Glorioso nos campeonatos de futebol de botão durante a adolescência.
— Por mais incrível que possa parecer, sou gaúcho do interior, de Santa Maria. O time de botão campeão da minha rua tinha Vagner, Wilson Goiano, Gottardo, Gonçalves, André Silva, Jamir, eu era um pouquinho retranqueiro, tinha às vezes Moisés, Marcelinho Paulista, Beto, Sergio Manoel, Donizete e Túlio. Eu tinha 15 anos em 1995 e acompanhei esse Botafogo campeão – comentou Tiago Nunes.
— Eu tenho na minha cabeça que uma equipe tão tradicional, com tanta história, tem naturalmente uma mentalidade ganhadora. Isso está no DNA desse clube. Claro que esse tempo sem vencer gera angústia e desconfiança. Tanto se fala que o torcedor do Botafogo só vai comemorar dois dias depois para ver se deu tudo certo – brincou o treinador na sequência.
As primeiras palavras do técnico Tiago Nunes em sua coletiva de apresentação! 🎙️🔥 #VamosBOTAFOGO
Assista na Botafogo TV: https://t.co/YMhOluab6l pic.twitter.com/NWkbHmuer0
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 21, 2023
Tiago Nunes vê Botafogo em outro nível
Apesar da confiança no título, Tiago Nunes fez questão de exaltar o trabalho feito até aqui pela diretoria e pelos jogadores do Botafogo para fazer o clube voltar a brigar por um título nacional. Para ele, isso já deve ser valorizado.
— Eu acredito que esse torcedor sofrido é mais fiel. Vai estar aqui nas boas e nas ruins. O que é importante ressaltar é que o Botafogo já não é o mesmo. Briga por um título nacional novamente. Quanto tempo faz que não se vive essa ansiedade? Tudo tem que ser colocado em perspectiva. Claro que a vantagem de pontos que havia antes traz essa sensação ruim – disse Tiago Nunes.
— Mas é relembrar o torcedor que a gente tem um grupo de jogadores que colocaram hoje o Botafogo em uma condição de mudança de nível e objetivo. Por isso estou aqui hoje. Porque acredito que não é momento mais de olhar para trás. E a partir desse momento conseguir consolidar um Botafogo que brigue sempre por títulos. Que seja normal estar entre os 4 ou 5 que estão sempre brigando – completou o técnico.
Trabalho de curto prazo no Brasileiro
Tiago Nunes chegou no Botafogo com a missão de tentar conquistar o Campeonato Brasileiro nestes últimos cinco jogos da temporada. Apesar de ter perdido a liderança para o Palmeiras, o Glorioso ainda é o único clube que depende apenas de si para ser campeão. E o primeiro desafio já acontece na próxima quinta-feira (23), às 19h (horário de Brasília), contra o Fortaleza, no Castelão, em jogo atrasado da 29a rodada. Atualmente, o Botafogo tem 60 pontos, dois a menos que o Palmeiras, que tem um jogo a mais.
Para voltar a vencer e seguir na briga pelo título, Tiago Nunes ressaltou a importância dos jogadores do Botafogo recuperarem a confiança para esta sequência de cinco jogos em 14 dias.
— Primeiro de tudo é passar confiança para que esse grupo entenda que o que fez e está fazendo é um trabalho de alto nível. Não podemos apagar uma temporada por causa de cinco ou seis jogos. É um grupo de grande qualidade que se colocou entre as equipes postulantes – disse Tiago Nunes.
— É um campeonato longo e todos as equipes oscilam. No início, no meio ou no final. Eu chego de fora, sem envolvimento emocional, e procuro mostrar para os atletas. O objetivo agora é repetir e retomar a confiança dos jogadores para que eles entendam que os resultados negativos muitas vezes não tem só a ver com a performance – completou o treinador.
Tiago Nunes chama a responsabilidade pelo título
Com apenas cinco jogos até o fim do Brasileiro, Tiago Nunes tem a missão de tentar colocar o time nos trilhos e recuperar a liderança nesta reta final. No entanto, apesar do pouco tempo que terá de trabalho no clube em 2023, ele fez questão de chamar a responsabilidade para o seu trabalho nesta reta final, ao mesmo tempo em que disse que a sua contribuição será pequena em caso de título.
— Tenho responsabilidade total. Nenhum momento vou ter menos ou mais pressão do que qualquer treinador. Tenho muito respeito e por uma questão ética jamais transferiria responsabilidade para outros profissionais. Acredito muito que foi uma construção, mesmo nas dificuldades – disse Tiago.
— De como fazer ou buscar outras formas de alcançar os objetivos. O Botafogo já deu certo. Conseguiu retomar o respeito. É motivo para celebrar o que se vem construindo e a perspectiva futura. Tomara que a gente consiga sim consolidar esse ano com um título por todo o esforço e o merecimento. Eu vou ser mais uma peça a contribuir com um grãozinho de areia nessa conquista – finalizou o treinador.