Brasileirão Série A

Como o Fluminense voltou aos treinos para sequência que decidirá 2024 e 2025

Com 37 pontos, o Fluminense calcula que está livre do rebaixamento com três vitórias

O Fluminense voltou aos treinos nesta terça-feira (12) após duas folgas, e usará a Data Fifa para a preparação mais importante do ano. Ainda que tenha disputado jogos decisivos em 2024, nada será como a sequência no Campeonato Brasileiro que fechará a temporada.

Isso porque os jogos restantes no Brasileirão definirão não só este ano, mas também o de 2025.

As indefinições, inclusive, são parte de um problema que já atrapalha o Tricolor para a próxima temporada. O Fluminense, sem saber ainda que divisão jogará no ano que vem, está atrasado em seu planejamento.

Fluminense mira ‘reforços' para a sequência

A equipe que foi derrotada pelo Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio não será repetida tão cedo. Isso porque o Flu tinha nove desfalques, que agora, serão “reforços” para o restante da sequência.

O time de Mano Menezes ainda reduziu consideravelmente o número de pendurados por conta das suspensões para o jogo no Rio Grande do Sul. Agora, dos titulares, “apenas” Samuel Xavier, Thiago Silva e Martinelli têm dois cartões amarelos.

Thiago Silva na volta do Fluminense aos treinos: zagueiro é um dos três pendurados no Brasileirão - Foto: Lucas Merçon/FFC
Thiago Silva na volta do Fluminense aos treinos: zagueiro é um dos três pendurados no Brasileirão – Foto: Lucas Merçon/FFC

Fábio, Thiago Santos, Felipe Melo, Ganso, Arias e Kauã Elias, zerados, estarão disponíveis para os próximos jogos.

Apenas Ignácio e Lelê estão no departamento médico, e o caso do atacante já era de solução apenas para 2025. O zagueiro, por outro lado, deu passos atrás na recuperação, como revelou a Trivela na última semana.

Existe a possibilidade de usar o tempo da Data Fifa também para fazê-lo evoluir. Ainda não há, entretanto, previsão de retorno do defensor.

Planejamento é de descanso e treinamentos intensos no Fluminense

A comissão técnica de Mano Menezes mudou bastante a metodologia de treinamentos no Fluminense. Isso porque, com Fernando Diniz, os treinos eram mais extensos e focados na parte técnica.

Mano, por outro lado, trabalha muito com campo reduzido, em sessões de treinos mais breves, mas com intensidade alta. Diniz também exigia bastante fisicamente dos jogadores, mas de maneira diferente.

A ideia, por ora, é manter o planejamento: descanso, recuperação e treinamento intenso. O Fluminense terá o Fortaleza, na sexta (22), como primeiro adversário nas cinco finais restantes no Brasileirão.

Com 37 pontos, o Flu calcula que está livre do rebaixamento com três vitórias — justamente o número de jogos que tem no Maracanã. Ainda com chances de título, o Fortaleza é considerado o oponente mais difícil neste momento.

Se serve de alento aos tricolores, contudo, o retrospecto é positivo. Em nove jogos no Maracanã contra o Leão, o Fluminense venceu quatro, empatou três e perdeu apenas duas vezes, em 2006 e 2021. O aproveitamento é de 55%.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo