Como a briga contra o rebaixamento atrapalha o Fluminense para 2025
Indefinição no Brasileirão causa efeito dominó em decisões do clube para 2025, ano que os tricolores esperam que seja melhor que o atual
O Fluminense só tem um foco neste momento: se livrar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. As oportunidades perdidas não só mantêm o sinal de alerta aceso, como atrapalham o clube. Isso porque, além de viver um 2024 ruim, o Tricolor não consegue adiantar o planejamento para que 2025 seja diferente.
Sem saber em que divisão jogará no próximo ano, o Flu não decidiu absolutamente nada para 2025.
Os erros que se somaram em 2024 geraram um efeito dominó que ainda não acabou. Assim, com tantas incertezas, o Tricolor vive um fim de ano muito diferente do que nas últimas temporadas.
A Trivela apurou algumas das questões emperradas no clube por conta disso.
Quem será o treinador do Fluminense em 2025?
O chefe da comissão técnica do Fluminense em 2025 ainda é uma incógnita. E isso é uma novidade no clube.
Mesmo os mais críticos da gestão Mário Bittencourt sabem que o presidente está bem longe de fazer muitas mudanças de treinador. Desde que assumiu a presidência do clube no meio de 2019, o Flu teve sete treinadores, alguns com mais de uma passagem.
Mário demitiu Fernando Diniz por duas vezes, Oswaldo de Oliveira e Roger Machado. Abel Braga pediu demissão. Odair Hellmann aceitou proposta dos Emirados Árabes no meio da temporada — o calendário estava alterado pela COVID-19 —, e Marcão foi interino por três vezes.
O atual treinador é Mano Menezes, que faz bom trabalho e é bem avaliado internamente. Ainda assim, não se sabe se ele fica para 2025. O contrato vai até o fim de 2024, e prevê renovação automática caso o Flu fique na parte de cima da tabela, o que hoje é praticamente impossível.
E sem saber quem será o técnico, o Tricolor tampouco definiu a situação dos jogadores.
Quem deixará o Fluminense após 2024?
Após um ano abaixo das expectativas, é natural que o Fluminense deseje fazer mudanças para 2025. Mas quem deixará o clube?
A avaliação do elenco, naturalmente, caberá também ao treinador. Mas, sem definir quem será o técnico da equipe para o próximo ano, até aqui, o assunto também ficou para depois.
Isso porque o Fluminense não quer mudar o foco dos jogadores, neste momento. O elenco tampouco deseja discutir questões relacionadas a contrato, claro. Até porque os jogadores não sabem qual será a situação do clube para 2025.
A Trivela apurou que algumas situações estão definidas caso o Flu fique na primeira divisão. Jogadores pouco utilizados e veteranos em fim de contrato dificilmente ficarão no clube. Marcelo, por exemplo, já seria um deles.
Qual será o planejamento do Fluminense para 2025?
Um rebaixamento, entretanto, exigirá um planejamento diferente. E o Fluminense não tem mais Fred, diretor de planejamento e responsável pelas negociações com jogadores nas últimas temporadas.
O clube tem Paulo Angioni como diretor de futebol, e a solução tende a ser uma participação maior do experiente profissional nas tratativas e decisões. Mas este martelo tampouco está batido. Ainda existe a possibilidade de o Fluminense contratar outro executivo.
A ideia do clube é reduzir a média de idade do elenco. O processo será natural, já que há muitos jogadores jovens e alguns, mais velhos, já estão em fim de ciclo.
Mas as contratações, claro, dependem também da manutenção na Série A. O clube terá maior capacidade de investimentos e será mais atrativo para os jogadores.
E a SAF do Fluminense?
O presidente Mário Bittencourt afirmou em agosto que o Fluminense estaria no mercado por um investidor para sua SAF a partir de outubro. Mas o calendário já chegou em novembro e não há mais atualizações.
— A partir de outubro a gente já pode estar no mercado buscando esse investidor. E aí vai ser um modelo em que primeiro vamos tentar pagar a dívida do passado, que é muito grande, e concomitantemente investir ainda mais no futebol.
Mário Bittencourt, em entrevista ao Flashscore Podcast.
TÁ CHEGANDO GRANA NO FLUMINENSE? ??
Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, disse que o clube está estudando o modelo de SAF e que deve chegar um investidor, mas a ideia é não perder o controle do clube. pic.twitter.com/h514EifjI9
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) June 25, 2024
O Tricolor tem contrato com o BTG Pactual para análise das finanças do clube e busca de investidores, um advisor, como diz o jargão do mercado. Até aqui, entretanto, há pouca informação sobre o tema.
Isso porque o Flu busca um modelo diferente, em que não venda a maior parte de suas ações para continuar com o controle da gestão do clube. Em troca, cederia uma parcela dos lucros com as divisões de base de Xerém a um investidor por um determinado período de tempo ainda não divulgado.
As tratativas não estão paradas, mas a Trivela apurou que a indefinição da situação do Fluminense no Campeonato Brasileiro também teve eco no mercado. Possíveis investidores estão em compasso de espera.
Como o Fluminense vai jogar o Super Mundial de Clubes de 2025?
O calendário será mais uma vez um desafio para o Fluminense em 2025.
Isso porque além do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro, independente da divisão, o Tricolor ainda joga o Super Mundial de Clubes em 2025.
A competição, claro, é um chamariz para reforços e investimentos. E pode ajudar o Flu a montar um time forte. Mas como o Fluminense vai montar um elenco para o Super Mundial de Clubes caso esteja na Série B em 2025?
As incertezas, neste momento, são imensas nas Laranjeiras e no CT Carlos Castilho. Também por isso, mas claro, por motivos esportivos, o Fluminense tenta se livrar o mais rápido possível do descenso.
Na 14ª colocação, com 37 pontos, o Flu tem mais cinco jogos pela frente no Campeonato Brasileiro que definirão seu futuro.