Brasil

Fluminense de Mano Menezes tem números que não condizem com briga pelo rebaixamento

No amargo empate contra o Grêmio, treinador completou um turno de Campeonato Brasileiro pelo Tricolor Carioca

Anunciado no dia 1º de julho, Mano Menezes completou, na última sexta-feira (1), um turno de Campeonato Brasileiro à frente do Fluminense. No Maracanã, em jogo válido pela 32ª rodada, o Tricolor das Laranjeiras vencia até o último minuto dos acréscimos, quando Reinaldo, de pênalti, empatou para o Grêmio.

Apesar da frustração com o tropeço em casa, os números de Mano no comando do clube carioca estão longe de serem ruins. Desde que assumiu a equipe na lanterna da competição, o técnico conquistou 31 pontos em 19 partidas, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas.

O aproveitamento de 54,4% tirou o Flu da zona de rebaixamento e aumentou as chances de permanência na elite do futebol brasileiro.

Atualmente, o time carioca figura na 13ª colocação, com 37 pontos ganhos. Faltam apenas oito para chegar aos 45, o chamado número ‘mágico', que geralmente é considerado como ‘corte' para evitar o rebaixamento.

Mano Menezes tem campanha de G6 no Fluminense

Mais do que tirar o Fluminense do Z4, Mano Menezes ostenta uma campanha digna de G6. Se levarmos em conta apenas os 31 pontos, conquistados a partir da chegada do treinador gaúcho, o Tricolor das Laranjeiras apareceria na sexta colocação do Campeonato Brasileiro.

A frente do Flu na ‘era Mano', estariam somente Botafogo (1º), Fortaleza (2º), Palmeiras (3º) e Vasco (4º). Abaixo, confira a classificação neste recorte:

Classificação do Campeonato Brasileiro a partir da chegada de Mano Menezes ao Fluminense
Classificação do Campeonato Brasileiro a partir da chegada de Mano Menezes no Fluminense (Foto: Reprodução)

Defesa sólida é o ponto alto do trabalho de Mano

Ao longo da carreira de treinador, Mano Menezes se notabilizou por sua capacidade de montar sistemas defensivos sólidos, capazes de frear o ímpeto adversário e sofrer poucos gols. No Fluminense, isso ficou provado mais uma vez.

Com Mano, a defesa tricolor é a menos vazada do Brasileirão. Desde a estreia contra o Internacional, no dia 4 de julho, até o empate diante do Grêmio, foram apenas 13 gols sofridos — desempenho idêntico ao do líder Botafogo.

Fluminense entre todos os times do Brasileirão 2024 desde a estreia do Mano:

  • 1° em menos gols sofridos (13)
  • 1° em jogos sem sofrer gols (10)
  • 1° em mais finalizações para sofrer gols (18.1)
  • 1° em desarmes (371)
Fazendo jus à 'fama', Mano Menezes acertou a defesa do Fluminense
Fazendo jus à ‘fama' que carrega, Mano Menezes acertou a defesa do Fluminense (Foto: IMAGO Images)

Os últimos (e decisivos) compromissos do Fluminense em 2024

Com contrato válido até o fim de 2024, Mano Menezes não sabe se seguirá no Fluminense para a próxima temporada. O que se sabe, no entanto, é que o treinador ainda precisa concluir a missão de salvar o clube carioca do rebaixamento.

Se comparado com algumas semanas atrás, pode-se dizer que a situação do Flu na tabela é confortável. Mas a permanência na Série A, como já citado, não está 100% selada.

Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Rodadas essas, que devem ser encaradas como ‘finais' pelo atual campeão da Libertadores. A distância em relação ao Z4, neste momento, é de sete pontos.

  • Internacional x Fluminense — 8/11
  • Fluminense x Fortaleza — 20/11
  • Fluminense x Criciúma — 24/11
  • Athletico-PR x Fluminense — 1/12
  • Fluminense x Cuiabá — 4/12
  • Palmeiras x Fluminense — 8/12
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo