Aconteceu de novo: Fluminense cede empate para o Grêmio e deixa pontos pelo caminho no Brasileirão
Tricolor comete pênalti aos 50 do segundo tempo, sofre empate e perde chance de vencer confronto direto na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasilerio
O Fluminense parecia se encaminhar para uma importante vitória de virada sobre o Grêmio, até que o filme se repetiu em mais uma rodada de Campeonato Brasileiro. Fábio cometeu pênalti nos acréscimos, Reinaldo empatou o jogo em 2 a 2 e o time de Mano Menezes deixou pontos pelo caminho na competição. Arias e Kauã Elias marcaram para o time da casa, e Braithwaite abriu o placar para os visitantes.
A igualdade foi valiosa para os gremistas, que se mantiveram à frente do adversário na tabela. O Flu subiu para a 12ª colocação momentaneamente, mas com 37 pontos, pode perder três posições, o suficiente para voltar a beirar a zona de rebaixamento ao fim da 32ª rodada.
Mano muda time e começa com escalação mais ofensiva no Fluminense
Antes de a bola rolar, a torcida do Fluminense esperava ansiosa para saber se Thiago Silva estaria em campo. Quando a escalação saiu, o alivio e a felicidade dos tricolores com o retorno do ídolo ofuscaram outra mudança no time.
Isso porque Mano Menezes repetiu o formato do segundo tempo da derrota para o Vitória, na última rodada, que fez o Flu melhorar e empatar o jogo. Keno entrou na ponta-esquerda, Lima foi recuado e Facundo Bernal começou o jogo no banco.
Mais ofensivo, o Tricolor ocupava o campo de ataque com mais jogadores e tinha maior posse de bola. Mas abria espaço para os contra-ataques.
O Grêmio, por sua vez, entrou sem meias, com volantes e pontas, preparado justamente para transições ofensivas nas costas da defesa do Flu. No início, deu certo para a equipe de Renato Gaúcho.
Grêmio abre o placar com Braithwaite em contra-ataque fulminante
Isso porque, em contra-ataque fulminante, aos 26, os gaúchos abriram o placar.
Samuel Xavier demorou a voltar e a cobertura não funcionou pela direita, com Thiago Santos, abrindo a área para um forte chute cruzado de Reinaldo. Fábio espalmou para o meio, e Braithwaite marcou para o Grêmio.
?? #FLUxGRE #Brasileirão2024 pic.twitter.com/zJiEeav0RU
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 2, 2024
A falha coletiva começou em cruzamento errado de Ganso, no ataque, mas os espaços que já eram oferecidos pela defesa foram decisivos. Principalmente pelas duas pontas, já que Martinelli e Lima não conseguiam cobrir sozinhos os espaços dados pelos laterais. Arias e Keno tentavam ajudar, mas nos contra-ataques, claro, eram os últimos a chegar.
O gol fez a torcida chiar com Diogo Barbosa e Samuel Xavier a cada vez que a dupla pegava na bola. Após ouvir instrução insistente de Mano Menezes, entretanto, o Fluminense voltaria para o jogo.
Fluminense melhora, ataca pelo meio, e Arias empata
Quando a partida parecia cada vez mais perigosa para o Fluminense, a equipe melhorou no jogo. A partir do momento em que passou a atacar o Grêmio pelo meio e apostar em trocas rápidas de passe, o Tricolor fez uma blitz na área do time gaúcho.
A melhor chance tinha sido com Lima, aos 38, após lindo passe de calcanhar de Kauã Elias. De frente para o gol na marca do pênalti, contudo, o meia parou em Marchesín. E ainda perdeu mais duas chances em sequência.
Isso até a dupla que resolve jogos para o Fluminense aparecer. O time trabalhou bem por todo o ataque até que a bola se apresentou para Paulo Henrique Ganso.
JHON ADOLFO ARIAS ANDRADE. O NOSSO COLOMBIANO. ???????????????????????????? pic.twitter.com/scZ2MktL0u
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 2, 2024
Aí, o camisa 10 passou para Arias, na entrada da área, e o colombiano não perdoou. O chute de canhota, no cantinho, sem chances para Marchesín, empatou o jogo e fez justiça no placar após um bom primeiro tempo no Maracanã.
Fluminense não mexe, mas volta melhor do intervalo
Após encerrar bem o primeiro tempo, o Fluminense voltou sem mexidas. E melhor no jogo.
O ataque, é bem verdade, já tinha boa atuação. Mas na volta do intervalo, o Grêmio sentou no empate e preferiu queimar tempo com Soteldo, Rodrigo Ely e principalmente Marchesín.
Enquanto isso, Arias e Kauã Elias infernizavam a defesa gremista. O colombiano recebeu lindo passe de Ganso, aos 12, e quase marcou seu segundo no jogo. Marchesín defendeu a bola ainda pegou na trave antes de sair.
Kauã Elias inferniza zaga e é premiado com gol da virada do Fluminense
O centroavante se mexia por todo o campo abrindo espaços para os pontas e dando lindos passes. Em um deles, Diogo Barbosa chegou um milésimo de segundo atrasado para finalizar na cara de Marchesín, aos 17.
A essa altura, a pressão do Fluminense já era grande. Dois minutos depois, o jovem de 18 anos aproveitou sobra e bateu forte, mas o ótimo goleiro argentino defendeu.
Até que, aos 20, a insistência da joia de Xerém foi premiada. Lima cobrou escanteio aberto, e Kauã Elias subiu mais que todo mundo para cabecear com força, sem chances para Marchesín. O camisa 19 não marcava há nove jogos, mas voltou a ser decisivo.
Fábio comete pênalti nos acréscimos e Grêmio empata
Quando a vitória parecia certa para o Fluminense, a equipe mais uma vez perdeu pontos bobos. Tudo começou em uma jogada em que Diogo Barbosa tentou lançar John Kennedy em vez de jogar a bola no vazio. O Grêmio devolveu rápido até a bola voltar à área.
Fábio saiu atabalhoado em cima de Arezo, sozinho na área. O goleiro se chocou com o atacante uruguaio, e o árbitro marcou pênalti. Os jogadores do Fluminense reclamaram muito e levaram muitos cartões, mas nada adiantou. Na cobrança, já aos 53, Reinaldo bateu forte e empatou o jogo. O Flu, em casa, deixou mais pontos pelo caminho nos acréscimos.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO GRÊMIO!
?? #FLUxGRE #Brasileirão2024 pic.twitter.com/PS76NqOKdG— Grêmio FBPA (@Gremio) November 2, 2024