Fluminense dá vexame contra lanterna do Brasileirão e se afunda na zona de rebaixamento
Contra o lanterna do Brasileirão, Fluminense não consegue vencer e se afunda ainda mais na zona de rebaixamento
Após ser eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores, o Fluminense se limitou a evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. O problema é que o novo tropeço diante do Atlético-GO ajuda a explicar o tamanho do fracasso do Tricolor em 2024.
A derrota por 1 a 0 neste domingo (29), no Estádio Antônio Accioly, pela 28ª rodada do Brasileirão, deixa o Fluminense ainda mais afundado no Z-]4. E o resultado fica ainda pior quando se olha para o contexto do Dragão.
Lanterna da competição, o Atlético Goianiense é o pior mandante da Série A. Além disso, o Dragão vinha de três derrotas consecutivas. Para quem está jogando sua permanência na elite do futebol brasileiro, uma derrota é um verdadeiro vexame para o Fluminense.
Para piorar, o Tricolor perdeu o confronto para o Atlético-GO no primeiro turno, em casa, por 2 a 1. De seis pontos possíveis, o Fluminense fica com zero contra o Dragão. Um pequeno recorte do tamanho do drama vivido pelo Tricolor em 2024.
Fluminense foi dominado pelo Atlético-GO
O Atlético Goianiense estava jogando com um lateral-esquerdo improvisado, pois nenhum jogador da posição de origem estava disponível para o jogo contra o Fluminense. Apesar disso, o Tricolor não soube explorar seu lado direito de ataque.
Na verdade, o Fluminense não criou praticamente nenhuma jogada perigosa de gol. Mais do que a falta de criatividade, a lentidão da equipe de Mano Menezes foi um dos grandes responsáveis pelo triunfo do Dragão.
Desde o 1º tempo, o Tricolor sofreu contra o último colocado do Campeonato Brasileiro. Em cobrança de falta, o Atlético-GO chegou a abrir o placar, mas o lance foi invalidado por impedimento de milímetros (literalmente).
Com exceção de uma bola na trave na etapa final, o Fluminense foi dominado pelo Dragão. Vale destacar que o gol da vitória do Atlético-GO foi polêmico, já que a imagem não deixa claro se a bola saiu completamente pela linha de fundo ou não.
Mesmo assim, é inegável que o Tricolor fez muito pouco (para não dizer nada). Agora, a preocupação é com futuro. Se o time de Mano não tiver um poder de reação imediato, poderá pagar o preço do rebaixamento no final da temporada.
Daqui para frente
Até o final do ano, o Fluminense tem mais 10 finais para não cair para a segunda divisão do Brasileirão. A próxima decisão é contra o Cruzeiro, na quinta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 29ª rodada do campeonato.
Para o próximo jogo, o Tricolor terá que fazer ajustes caso não queira repetir os mesmos erros. Mais intensidade se mostra fundamental para buscar três pontos, assim como uma marcação mais apertada, principalmente na saída de bola adversária.
O desafio não será fácil, pois a Raposa briga por vaga na próxima Libertadores. Contudo, o Fluminense não tem mais brecha para tropeçar.