Brasileirão Série A

Os tabus que o Fluminense terá que superar para enfrentar o Internacional

Além de um grande número de desfalques, Tricolor terá que lutar contra marcas negativas e adversário em alta

O Fluminense enfrenta o Internacional nesta sexta-feira (8), às 19h (de Brasília), no Beira-Rio, em um jogo muito importante pelo Campeonato Brasileiro. Isso porque o Tricolor ainda está próximo da zona de rebaixamento, e precisa pontuar na rodada.

Para isso, entretanto, o Flu precisa superar tabus.

Os números não são nada animadores para a partida em que o Tricolor, além de tudo, estará muito desfalcado. O técnico Mano Menezes precisará quebrar a cabeça para escalar a sua equipe, esfacelada por lesões e desfalques.

Fluminense terá nove desfalques; veja lista

O Fluminense terá muitos desfalques para enfrentar o Internacional. São nove jogadores, ao menos, que não jogam pelo Tricolor contra o Colorado, entre lesionados e suspensos.

  • Ignácio, Lelê e Kevin Serna (lesionados);
  • Arias, Ganso, Kauã Elias, Thiago Santos e Fábio (suspensos pelo terceiro cartão amarelo);
  • Felipe Melo (suspenso por expulsão).

Fluminense não venceu sem Arias no Campeonato Brasileiro

O principal desfalque do Fluminense para enfrentar o Internacional é também seu melhor jogador. Jhon Arias está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e a notícia é péssima para os tricolores.

Arias é o artilheiro do Flu em 2024, com 13 gols. Ele também é o segundo com mais assistências, oito, atrás apenas de Ganso, que tem nove. Ele marcou no empate com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro, mas acabou tomando o terceiro cartão amarelo. Sua importância é imensa na equipe de Mano Menezes.

Arias marcou 13 gols e é o artilheiro do Fluminense em 2024 - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Arias marcou 13 gols e é o artilheiro do Fluminense em 2024 – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Também por isso, o Fluminense ainda não venceu sem Arias no Brasileirão. O colombiano jogou 22 dos 32 jogos do Tricolor na competição.

Com ele em campo, o Flu tem 51,5% de aproveitamento — 10 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Sem ele, além de nenhuma vitória, o Tricolor empatou três vezes e perdeu sete, ou seja, somou apenas 10% dos pontos.

Fluminense não vence fora do Maracanã há mais de dois meses no Brasileirão

O outro tabu pela frente no Fluminense é a campanha fora de casa. Isso porque o Tricolor é um dos piores times do Campeonato Brasileiro fora de casa.

Serna fez um golaço na vitória do Fluminense sobre o Atlético-MG, a última como visitante no Brasileirão - Foto: Fernando Moreno/Gazeta Press
Serna fez um golaço na vitória do Fluminense sobre o Atlético-MG, a última como visitante no Brasileirão – Foto: Fernando Moreno/Gazeta Press

A equipe tem apenas quatro vitórias fora de casa na competição, o que vale a 14ª posição na classificação como visitante. Os dados são do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula probabilidades estatísticas no futebol.

Para piorar, a última vitória fora do Maracanã já faz mais de dois meses. O Tricolor venceu o Atlético-MG, no Mineirão, em jogo em que os adversários usavam um time misto. Autores dos gols, Arias e Serna estão fora do jogo desta sexta-feira (8).

Desde então, o Flu sofreu quatro derrotas em quatro jogos. No período, a equipe de Mano Menezes venceu o Flamengo, teoricamente como visitante, mas o clássico, como de costume, foi disputado no Maracanã e com divisão igualitária de torcida.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo