Como Leo Fernández pode virar o coringa no Fluminense de Fernando Diniz
Reforço chega para ser mais uma opção ofensiva para o tricolor no segundo semestre
A fase do Fluminense era complicada quando uma vitória de virada sobre o Bahia, com um a menos durante quase todo o jogo, veio acompanhado de uma então rara boa notícia. O Tricolor não só voltava a vencer no Brasileirão, como contratara o meia uruguaio Leo Fernández, do Toluca, destaque no México.
Como Leo Fernández pode repaginar o Fluminense?
O time que encantou o Brasil no primeiro semestre de 2023 passou a lidar com uma queda de rendimento assim que algumas peças foram para o departamento médico. Sem seu lado esquerdo titular e com outros desfalques, o Fluminense passou a ter dificuldades na temporada em um momento crucial.
Passada a tempestade de problemas, a bonança parece ter chegado.
Em busca do título da Libertadores, uma obsessão nas Laranjeiras, o Fluminense pagou US$ 1 milhão pelo empréstimo de um ano do meia. E o uruguaio terá papel importante para repaginar o “Dinizismo” na temporada.
Alguns momentos antes de começar o confronto das oitavas de final contra o Argentinos Juniors, o Flu pode ter novidades graças aos reforços. Além de Leo Fernández, também estarão liberados o zagueiro Marlon, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, além do meia Danielzinho e o atacante Yony González, que já foram relacionados, mas ainda não reestrearam pelo clube.
Meia tem perfil que combina com estilo de Diniz
Os primeiros 33 minutos de Leo Fernández vieram na boa atuação do Fluminense em um empate sem gols contra o arquirrival Flamengo, no Maracanã. Sua estreia veio em um jogo pesado, e o meia não sentiu a pressão do clássico.
Grande estreia, Leo Fernandez! 🇺🇾🇭🇺 pic.twitter.com/q2LxYw2DMi
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 16, 2023
Com a canhota afiada, não demorou a sair um pouco do meio, onde substituiu Paulo Henrique Ganso, e escapar para as pontas. Na direita, fez ótimas jogadas com Jhon Arias, e na esquerda, tabelou com Marcelo.
— Acho que o Leo, pelo pouco que a gente já viu, acho que tem um futuro brilhante. Pode fazer mais de uma função, aberto, de segundo homem. Ele tem tudo a ver com o que penso do jogo. Ele vai ser muito importante enquanto estiver aqui. Extremamente talentoso. Foi a estreia e um grande começo — declarou Fernando Diniz.
A estreia de Léo Fernandez com a camisa do Fluminense foi animadora! 🔥
O meia uruguaio mostrou muita personalidade e qualidade com a bola nos pés. 😮💨
É OFICIAL:
ESTOU ILUDIDAÇO!!! pic.twitter.com/ULKU1LcfhT
— Renan Reis | O Laranja🍊 (@olaranjaoficial) July 17, 2023
A busca constante pelas associações e pela proximidade com a bola são algumas das características do uruguaio que casam bem com o estilo de Fernando Diniz.
Primeiramente, Leo pode ser um “coringa” do treinador para substituir os homens que municiam Germán Cano: seja Ganso, Arias ou Keno. Com experiência nas duas pontas e por dentro — a preferência é pelo lado direito —, o camisa 17 aumentará o leque de variações do Fluminense.
Sua chegada pode, por exemplo, modificar o time titular. O uruguaio foi contratado para começar jogando, e talvez Keno vá para o banco de reservas. Isso porque a ideia é que Jhon Arias volte para a esquerda, onde se destacou ainda mais em 2022, embora faça bom 2023. Assim, o Tricolor ganharia um velocista e uma peça de ótimo mano a mano, como o camisa 11, para mudar o jogo no ataque.
Descontração é trunfo para Leo Fernández no Fluminense
Logo em sua apresentação, Leo Fernández chamou a atenção por um perfil diferente dos estrangeiros. Mesmo ainda em adaptação e longe de falar português, mostrou ser extrovertido e muito descontraído.
Leo Fernández na preparação 🇺🇾🇭🇺
📸: Marcelo Gonçalves/FFC pic.twitter.com/zEOrY8n116
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 15, 2023
No dia a dia, o jogador de 24 anos já se enturmou não só com os outros “gringos”, mas também com jovens e veteranos do elenco. Sem a timidez esperada, Leo se arrisca como cantor nas horas vagas e caiu nas graças do elenco. Além disso, mostra muito futebol.
— Ele é mais driblador, acho que até mais finalizador. Não joga tanto recuado, é mais para a parte da frente da nossa equipe, mais perto dos atacantes. O Leo é um grande jogador, craque de bola. Tem uma canhota afiada. Vocês viram só 20 minutos (nota da redação: na verdade foram 33 contando os acréscimos), eu estou convivendo mais. Ele joga muita bola, já está dando certo no Fluminense e tem tudo para fazer jogos melhores do que ele já fez no clássico — opinou Ganso, ao “ge”.
Bola parada e participações em gols: como joga Leo Fernández
Paulo Henrique Ganso também elogiou outro ponto do jogo de Leo Fernández: as bolas paradas. “Ele é muito bom, um especialista”, definiu o camisa 10.
De saída, nos treinamentos, o camisa 17 é o dono da bola parada do Fluminense. Já uma força da equipe, as jogadas desse tipo tendem a ganhar um incremento.
— Eu já vi no treinamento, então posso falar. Espero que possa fazer muitos gols para a gente — torceu Ganso.
Não à toa, o que mais chama atenção na carreira de Leo Fernández é o número de participações em gols. Em sua carreira, são 53 gols e 48 assistências em 207 jogos, média de praticamente uma participação a cada dois jogos.
Suas passagens pela seleção de base do Uruguai, do sub-17 ao sub-23, usava a camisa 10 mesmo com a concorrência de Federico Valverde, do Real Madrid, e Nicolás De La Cruz, do River Plate.
Antes dupla de Canobbio desde a juventude no Fénix-URU, sobretudo, o baixinho de 1,66m está empolgado com a oportunidade no Brasil.
— Sim. Chegar ao Fluminense é um salto na minha carreira. O Campeonato Brasileiro é muito bem visto no mundo todo e acredito que fico mais próximo da seleção. Mas, além disso, o que penso e sinto é poder me entregar totalmente ao clube. Se eu chegar à seleção seria bem-vindo, mas o principal é pensar o que tenho que conseguir com o time — afirmou.
Fluminense no Brasileirão 2023
- 5ª colocação após 15 jogos disputados
- 55% de aproveitamento até o momento
- 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas
Próximos jogos do Fluminense
- Coritiba x Fluminense – Brasileirão – 24/07 (segunda-feira) – 19h (de Brasília) – Couto Pereira
- Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)