Brasileirão Série A

Por que o Fluminense acredita na briga pelo título do Brasileirão em 2024

Fluminense estreia contra o Bragantino, no Maracanã, e crê na briga pelo título do Brasileirão por reforços e manutenção de time campeão da Libertadores

O Fluminense inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro contra o Red Bull Bragantino, neste sábado (13), às 21h (de Brasília), no Maracanã. Se em 2023 o foco era irrestrito na Libertadores, título que o Tricolor conquistou, o clube se preparou para brigar pelo título do Brasileirão nesta temporada.

Após a conquista que era uma obsessão para os tricolores, a diretoria do Flu se reuniu para definir os últimos pontos do planejamento para 2024. Já era sabido que a temporada começaria bem difícil por conta do calendário, e a aposta foi em garantir o título inédito da Recopa Sul-Americana para se preparar não só para os mata-matas, mas para a competição em pontos corridos.

Fluminense de Fernando Diniz exorcizou fantasma da LDU, conquistou a Recopa Sul-Americana e lavou a alma dos tricolores - Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC
Fluminense de Fernando Diniz exorcizou fantasma da LDU, conquistou a Recopa Sul-Americana e lavou a alma dos tricolores – Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Para isso, o Fluminense fez mudanças no que reconheceu como fraquezas nos últimos anos. Em 2022, o Tricolor foi terceiro colocado, a melhor colocação desde o tetracampeonato conquistado em 2012. Naquela edição, o Palmeiras, disparado, era difícil de alcançar. Mas o ano que passou, com a competição aberta até o fim, mudou a opinião no clube: é possível brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

Reforços do Fluminense visavam disputa de várias competições

Depois do ótimo 2022, o Fluminense se montou para 2023 em busca do título da Libertadores. A ideia interna era simples: os mata-matas ofereciam mais chances de grandes conquistas que os pontos corridos por conta dos altos investimentos dos rivais.

É claro na linha do tempo do Campeonato Brasileiro que os times de maior investimento levam a melhor nos pontos corridos. Fora da primeira metade da tabela em termos de poderio financeiro, o Tricolor visou as copas, com ênfase na Libertadores. O ano também acabou caminhando para isso a partir dos sorteios e resultados esportivos.

Fluminense foi campeão da Libertadores em 2023 e defende seu título em 2024 (Foto: Icon sport)
Fluminense foi campeão da Libertadores em 2023 e defende seu título em 2024 (Foto: Icon sport)

Para 2024, mantida a base do time campeão da Libertadores, o Flu buscou reforços em posições-chave. A ideia era ter mais peças para rodar o elenco durante duas ou até três competições. Ainda não há capacidade econômica de montar dois times titulares, mas pouco a pouco, o Tricolor se aproxima disso.

A manutenção do elenco e do técnico Fernando Diniz são importantes para a continuidade do trabalho, uma promessa do presidente Mário Bittencourt que vem sido cumprida durante seus dois mandatos até aqui.

Veja os reforços contratados pelo Fluminense para 2024

  • Antônio Carlos (zagueiro)
  • Renato Augusto (meia)
  • Felipe Alves (goleiro)
  • Gabriel Pires (volante)
  • David Terans (meia)
  • Douglas Costa (atacante)
  • Jan Lucumi (atacante)
  • Marquinhos (atacante)

Fluminense inicia Brasileirão contra o Bragantino

Se quer brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, o Fluminense precisará passar pelo Red Bull Bragantino, adversário da estreia. Assim como o Tricolor, o time paulista vive com irregularidade em 2024, mas a expectativa é que os dois clubes estejam na parte de cima da tabela durante a competição.

O Fluminense terá reforços em relação ao time que venceu o Colo-Colo pela Libertadores. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o atacante John Kennedy, que cumpriram suspensão pela competição sul-americana, estão liberados e serão opções para Fernando Diniz no banco de reservas.

Outros, entretanto, continuam fora. O Flu terá seis desfalques por lesão. O time que começa o jogo deve ser o mesmo que voltou a vencer após quatro jogos, com Martinelli ao lado de Felipe Melo na zaga.

Os números em estreias no Campeonato Brasileiro são bons, principalmente em casa, onde o Tricolor foi derrotado apenas quatro vezes. E como mandante, contra o Bragantino, melhores ainda: o Flu não perde desde 1991. E isso só aconteceu naquela partida.

Provável escalação do Fluminense

Fábio, Samuel Xavier, Martinelli, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima e Paulo Henrique Ganso; Arias, Marquinhos e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Veja lista de lesionados no Fluminense

  • Marlon (zagueiro) — dores no joelho direito;
  • Keno (atacante) — entorse no tornozelo esquerdo;
  • Gabriel Pires (volante) — dores no joelho direito;
  • Manoel (zagueiro) — entorse no tornozelo esquerdo;
  • Renato Augusto (meia) — dores na panturrilha direita;
  • Lelê (atacante) — ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Próximos jogos do Fluminense

  • Fluminense x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – sábado, 13 de abril – 21h (de Brasília);
  • Bahia x Fluminense – Campeonato Brasileiro – terça-feira, 16 de abril – 21h30 (de Brasília);
  • Fluminense x Vasco – Campeonato Brasileiro – sábado, 20 de abril – 16h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo