Brasileirão Série A

Arroz com feijão ou prato mirabolante? O que Tite pode fazer para substituir Pulgar no Flamengo

Victor Hugo é substituto natural para Pulgar, mas Tite pode mandar Flamengo mais ofensivo para enfrentar o Santos

O Flamengo terá um desfalque importantíssimo no próximo compromisso da temporada, que será diante do Santos, em Brasília. Tite não contará com Erick Pulgar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e precisará se virar para suprir a ausência de um dos principais jogadores do Rubro-Negro em 2023. Entre as opções, é possível identificar um favorito a substituto, mas a possibilidade de inovação também aparece.

O treinador, recém chegado no clube, alertou em todas as coletivas que os times e decisões são feitos conforme as necessidades do Flamengo para cada partida. Dessa forma, o planejamento para o jogo contra o Santos, pensando no que o rival pode fazer, será decisivo para a escolha. Entender como pode estar funcionando a cabeça de Tite é a função da reportagem da Trivela.

O arroz com feijão, e o substituto natural

Depois do jogo contra o Grêmio, que marcou sua primeira derrota no Flamengo, Tite fez questão de apontar que a saída de Pulgar, já suspenso pelo terceiro amarelo, veio por conta de uma virose. Ainda que estivesse doente, o jogador poderia se recuperar tranquilamente se não tivesse sofrido a punição. Agora, o treinador precisará procurar outro homem de meio-campo para realizar sua dupla de sustentação, ao lado de Thiago Maia.

Durante a coletiva, o comandante também confirmou a importância dessa dupla para o Flamengo, pensando na solidez defensiva. Se desejar manter o esquema das outras partidas, que renderam dois resultados positivos e um revés, resta apenas um nome: Victor Hugo. O Garoto do Ninho emerge em meio à falta de opções, seja por lesão, suspensão ou convocação.

Além de Pulgar, Thiago Maia e Victor Hugo, o Flamengo possui outros nomes, mas todos esbarram em problemas. Rayan Lucas deve ser relacionado, mas teve pouquíssima experiência no profissional, enquanto Igor Jesus, que jogou mais no time de cima, está entregue à Seleção Brasileira no Pan-Americano. Allan, que seria o reserva imediato, se recupera de uma lesão no pé esquerdo e está fora da temporada.

Victor Hugo marcou quatro gols e concedeu duas assistências em 2023 (Foto: Divulgação/Flamengo)

Victor Hugo não recebeu nenhum minuto com Tite até o momento, mesmo que tenha sido relacionado para todas as partidas, mas isso não significa que ele não tenha casca. O jovem de 19 anos teve rápida ascensão em 2023, chegando a ser titular com Sampaoli, muito pela versatilidade. Voltou ao fim da fila e, agora, pode ganhar nova oportunidade.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Inovar é bom, mas depende

A outra opção para armar o Flamengo é bem mais ousada do que a primeira. Mesmo tendo confirmado que gosta do esquema com os dois volantes, pela sustentação ao meio-campo, Tite pode ter por ali um jogador de muito mais poder ofensivo, como é o caso de Gerson. Foi assim contra o Grêmio, depois da saída de Pulgar. Resta saber se funcionará dessa vez.

Gerson tem sido um dos grandes destaques do Flamengo no segundo semestre, mas o apelo se dá quando ele fica mais perto do gol. Sem tantas características de marcação, o meia foi presa fácil contra o Grêmio, e o Rubro-Negro acabou perdendo em Porto Alegre. Vale destacar que Tite sequer poderá escalar Everton Ribeiro na vaga aberta pelo Coringa, já que o camisa 7 também está suspenso.

Gerson precisa estar perto do gol para render frutos ao Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA/IconSport)

Dessa forma, a ofensividade ficaria ainda mais aflorada com a entrada de um atacante de lado. Gabigol pode fazer a função, ainda que não tenha conseguido tanto sucesso em 2023, enquanto Cebolinha e Luiz Araújo pedem passagem depois de marcarem contra o Grêmio. Pedro e Bruno Henrique são considerados titulares, ainda que não estejam na melhor fase.

Fator adversário pode ser decisivo para escolha ousada

Tite começará a definir o time titular no treino desta segunda-feira (30), que será o último antes da viagem para Brasília. Pensando na final da Libertadores, o Flamengo se programou para viajar antes da véspera e realizar uma última atividade já na capital federal, no CT do Brasiliense. Até lá, o treinador terá tempo hábil para definir qual é a melhor opção, pensando muito no adversário.

Pela fragilidade apresentada pelo Santos neste Campeonato Brasileiro, é natural que o Flamengo entre para buscar o resultado e, por isso, mudanças para tornar um time mais ofensivo não seriam uma surpresa, embora o feijão com arroz tenha dado mais certo nas primeiras partidas. A missão de Tite como treinador é entender as necessidades do Rubro-Negro nesta reta final de temporada.

De olho em uma vaga na Libertadores, o Flamengo entra em campo para enfrentar o Santos às 20h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. Por não ter jogado no fim de semana — o duelo diante do Bragantino foi adiado para novembro —, o Rubro-Negro perdeu posições e, no momento, ocupa o quinto lugar do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo