Brasileirão Série A

Sampaoli deve escalar 26° Flamengo diferente em momento irregular na temporada

Sampaoli usará sua 26ª escalação diferente do Flamengo, que vive um momento bastante irregular na temporada

O Flamengo encerrou a preparação para a partida contra o Grêmio, válida pela semifinal da Copa do Brasil, e já está a caminho de Porto Alegre. Sampaoli tem uma delegação forte, com o elenco praticamente completo à disposição, mas, como nem tudo são flores para o argentino, dois titulares ficaram no Rio de Janeiro. Por isso, o treinador deve mexer no time e ter a 26ª escalação diferente.

Gerson e Erick Pulgar serão os únicos dois desfalques do Flamengo na partida desta quarta-feira (26). O Coringa está suspenso por ter recebido cartão vermelho na partida de volta contra o Athletico Paranaense, pelas quartas de final, enquanto o volante chileno está com uma lesão na posterior da coxa direita e só deve ter retornar aos gramados em agosto.

LEIA MAIS: Paciência do Flamengo pode custar caro em negociações por Claudinho e Wendel

Flamengo tem clima bom e retorno adiado

Mesmo com o empate diante do América-MG, no fim de semana, a preparação do Flamengo teve clima leve. Experiente, o elenco sabe do tamanho da decisão que terá pela frente e, por isso, teve dois dias intensos de treinamentos no Ninho do Urubu, após folgar no domingo (23). A parte física foi bem recuperada, e Sampaoli, inclusive, poderia ter ganho um reforço, mas foi impedido pelo departamento médico.

Matheuzinho, que não entra em campo desde março pelo Flamengo, depois de sofrer uma fratura na tíbia da perna esquerda, ainda não está de volta aos relacionados. O lateral vinha fazendo transição e já treinava com o grupo, mas o departamento médico optava pela cautela. A gravidade da lesão, claro, ainda assusta o DM. Nada que não seja resolvido com o tempo.

De última hora, no entanto, o Flamengo perdeu um defensor importante. David Luiz informou ao departamento médico que sentiu dores no joelho e, por isso, foi cortado da lista. Agora, Sampaoli terá apenas quatro zagueiros à disposição no jogo contra o Grêmio: Fabrício Bruno e Léo Pereira, considerados titulares, e Rodrigo Caio e Pablo, reservas.

No mais, todos os atletas estão à disposição de Sampaoli. De Matheus Cunha a Gabigol, o Flamengo envia aquilo que tem de melhor à Porto Alegre, no intuito de sair com um resultado positivo da Arena do Grêmio, como foi em 2021. Na ocasião, o Rubro-Negro era comandado por Renato Gaúcho e aplicou um 4 a 0 no Tricolor gaúcho, encaminhando a classificação.

Ausências e a 26ª escalação diferente no Flamengo

Sem Gerson e Pulgar, o treinador argentino terá que promover mudanças na equipe titular. O chileno é pilar entre os valores, enquanto o camisa 20 faz importante papel na construção do ataque rubro-negro. Por isso, Sampaoli tem tudo para mudar o time pela 26ª vez. De quebra, ainda deve seguir com a sina de não ter repetido nenhuma escalação no Flamengo.

O comandante dificilmente muda sua formação, com quatro defensores, dois na contenção, três meias-atacantes e um centroavante – a já conhecida 4-2-3-1 – ou seja, a opção deve ser por nomes que façam funções semelhantes. O natural é que Thiago Maia e Allan formem a dupla de volantes na ausência de Pulgar, com Victor Hugo correndo por fora, enquanto Bruno Henrique e Cebolinha disputem a vaga de Gerson, com Pedro mais atrás.

Dessa forma, uma provável escalação do Flamengo para o jogo contra o Grêmio é: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Allan (Victor Hugo), Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique (Cebolinha); Gabigol.

Veja os relacionados do Flamengo na íntegra

  • Goleiros: Matheus Cunha, Santos e Rossi
  • Laterais: Wesley, Varela, Ayrton Lucas e Filipe Luís
  • Zagueiros: Fabrício Bruno, Léo Pereira, Pablo e Rodrigo Caio
  • Meias: Allan, Thiago Maia, Victor Hugo, Arrascaeta, Matheus França e Everton Ribeiro
  • Atacantes: Bruno Henrique, Everton Cebolinha, Luiz Araújo, Pedro e Gabigol
O elenco do Rubro-Negro durante o treino desta terça-feira (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A chegada do Flamengo em Porto Alegre está prevista para as 21h (de Brasília). A delegação ficará concentrada no hotel antes de seguir para a Arena do Grêmio, onde enfrentará os donos da casa, às 21h30 (também de Brasília). Vale uma vaga na grande final da Copa do Brasil, da qual o Rubro-Negro é o atual campeão e tenta seu quinto título.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo