Brasileirão Série A

Paciência do Flamengo pode custar caro em negociações por Claudinho e Wendel

Proposta de 15 milhões de euros do Flamengo por Claudinho é recusada pelo Zenit, que pede 25. Quanto a Wendel, clube russo já está irritado

Com apenas nove dias restantes na janela de transferências, o Flamengo vive momento de indefinição na busca por reforços e corre contra o tempo para buscar alternativas nas negociações de Wendel e Claudinho, ambos do Zenit (RUS). No entanto, a dificuldade das tratativas com os russos parece estar fazendo o Rubro-Negro perder tempo. Não é possível afirmar que as contratações “subiram no telhado”, mas a incerteza causa desconforto.

Saber conversar com um clube como o Zenit, estruturado, sem dificuldades financeiras e entre os maiores da Rússia, é bastante complicado. Marcos Braz e Bruno Spindel já estiveram em situações semelhantes, mas os russos jogam duro e sequer responderam sobre os valores na negociação por Claudinho. A Trivela explica as tratativas e as razões pelas quais elas ainda não tiveram um final feliz.

Negociação do Flamengo por Claudinho

Negociando com o Flamengo desde junho, Claudinho é quem tem a situação mais avançada e também mais complicada da dupla. O jogador foi procurado primeiro pelo Rubro-Negro e já alinhou todas as questões contratuais – salários e luvas -, mas vê o Zenit “se fazer de difícil”. Apesar de ter um acordo verbal com o clube da Gávea, o meia-atacante não pretende forçar uma saída da Rússia e espera que a situação seja resolvida entre as partes.

Até o momento, o Flamengo enviou uma proposta de 15 milhões de euros, cerca de R$ 82 milhões, recusada recentemente pelo Zenit. De acordo com o jornal O Dia, em informação confirmada pela Trivela, os russos pediram algo em torno de 25 milhões de euros, mas o Rubro-Negro não deve pagar tais valores. É aquele velha premissa de que “quem controla o jogador, controla a operação”.

+ LEIA MAISFlamengo repete roteiro incomum ao emprestar Matheus Gonçalves

No controle da negociação, o Zenit deu uma resposta positiva ao Flamengo na semana passada, quando confirmou que estaria disposto a negociar Claudinho. Contudo, a sequência do meia brasileiro entre os titulares do Zenit também não ajuda no caso. O jogador, inclusive, foi inscrito nas principais competições da Rússia e foi titular na estreia do clube na liga nacional.

O Flamengo, dentro das suas possibilidades, aguarda pelo menos uma resposta dos russos com relação aos valores apresentados na primeira proposta. Mesmo que a possibilidade tenha sido negada anteriormente por Bruno Spindel, diretor de futebol do clube, a Trivela apurou que o Flamengo pretende ir à Rússia caso as negociações avançem nos próximos dias.

A negociação entre Flamengo e Claudinho está bastante complicada (Foto: Imago / One Football)

Wendel, Flamengo, irritação do Zenit e a proposta

A negociação por Wendel está em situação bastante diferente, mas com uma semelhança: o modelo. O Rubro-Negro esteve em contato com o staff do jogador e, assim como aconteceu com Claudinho, recebeu indícios positivos. Em contato com fontes ligadas ao atleta, inclusive, a reportagem teve acesso à informação que ele já teria assinado o contrato se dependesse apenas de sua vontade.

A questão, no entanto, volta a ser o Zenit. Ao não se apresentar em tempo para iniciar a preparação visando ao início da temporada, Wendel irritou dirigentes do clube russo, que prometem dificultar ainda mais a negociação. De início, o modelo escolhido pelo Rubro-Negro era o empréstimo com opção de compra, para evitar pagar por ele e por Claudinho em definitivo. Até para um clube bilionário, como é o Flamengo, a operação assusta.

Durante a reunião entre o staff de Wendel e o Zenit, contudo, o clube russo deixou claro que só aceitaria vender o atleta em definitivo. Por isso, nesta segunda-feira (24), o Flamengo acenou com uma proposta de 13 milhões de euros, cerca de 73 milhões na cotação atual, por 100% dos direitos econômicos do jogador. Essa informação foi publicada inicialmente no ge e confirmada pela Trivela.

Já em São Petesburgo para tentar a liberação junto ao russos, os representantes de Wendel, que consideravam o negócio como “bastante complicado”, já começam a ver uma luz no fim do túnel. Apesar dos valores ainda estarem muito abaixo daquilo que o Zenit deseja – pediu 20 milhões de euros ao Palmeiras, no início do mês – as partes envolvidas estão confiantes por um final feliz.

Wendel ainda não se apresentou ao Zenit (Foto: Reprodução)

Flamengo vê prazo apertado

O Rubro-Negro tem até 2 de agosto para fechar as contratações, mas, pela demora, não deve tê-los na semifinal da Copa do Brasil e nem nas oitavas de final da Libertadores, se ambas as negociações tiverem um final feliz. Prazos curtos, pressão aumentando e cautela nos bastidores marcam o momento do Flamengo a nove dias para o fechamento da janela de transferências.

Um clube grande e estabilizado financeiramente, como é o Flamengo, precisa mesmo correr atrás de jogadores de peso, nível europeu. O departamento de futebol do clube tem feito isso ao longo dos anos, fechando contratações importantes, como Gabigol, Pedro, Gérson e Everton Cebolinha. Todos vieram nesses moldes e com grandes investimentos. A questão é que aquilo que era diferencial agora passa a ser responsabilidade.

Os russos desejam uma oferta mais vantajosa financeiramente – no caso de Claudinho – e faz parte do jogo duro da negociação essa demora para responder. A impressão é que fica mais difícil para o Flamengo pensar em títulos no fim da temporada se desistir das negociações.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo