Flamengo precisa de vitória contra o Goiás para se manter firme em duas frentes
Flamengo pode perder vaga na zona de classificação para a Libertadores com derrota, além de manter espiral negativa antes da Copa do Brasil
O Flamengo enfrenta o Goiás nesta quarta-feira (20), às 19h (de Brasília), na Serrinha, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está justamente no meio das finais da Copa do Brasil, ou seja, é natural que o foco da equipe de Sampaoli não esteja 100% em Goiânia. No entanto, um resultado negativo seria péssimo, já que o Rubro-Negro não pode abandonar a liga nacional.
A derrota no primeiro jogo deixa o Flamengo mais distante do título da Copa do Brasil e, também, de uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição da Libertadores. Se não conseguir um lugar pelo mata-mata nacional, o Brasileirão será a única opção do Rubro-Negro, que vive momento turbulento na liga, sem conseguir emplacar uma sequência de vitórias.
Vitória dá moral para a decisão e recoloca o Flamengo no G-4
Um resultado positivo no jogo desta quarta, na Serrinha, é fundamental para o Flamengo por duas razões. A primeira é mais imediata: a retomada da condição da vaga direta na Copa Libertadores, pelo menos até amanhã, quando o Grêmio enfrentará o Palmeiras, em Porto Alegre. No momento, o Rubro-Negro ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos.
A questão é que uma derrota, por exemplo, pode tirar o Flamengo do grupo que se classifica para a Libertadores do ano que vem. Seria a primeira vez desde as rodadas iniciais que o clube fica de fora do G-6. A diferença para o primeiro clube fora da zona de classificação, o Athletico Paranaense, é de dois pontos. O Rubro-Negro não leva vantagem nem no saldo de gols.
Em segundo plano, uma vitória na Serrinha pode devolver certa moral ao Flamengo para a final da Copa do Brasil. Não que o rival esteja entre as equipes mais fortes do Campeonato Brasileiro — o Goiás é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 25 pontos —, mas, do jeito que o Rubro-Negro vive momento turbulento, qualquer triunfo melhora o clima.
Delegação tenta manter calma com notícias do Rio
O embarque do Flamengo foi tranquilo, mas a chegada gerou um grande alvoroço, já que os atletas ficaram sabendo do entrevero envolvendo o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, logo que pousaram. O clima foi de perplexidade com o episódio, que tomou conta das conversas da delegação rubro-negra até a hora que todos foram dormir em Goiânia.
Para entender melhor o caso: Marcos Braz foi hostilizado por dois torcedores organizados em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e revidou com a ajuda de um segurança. O episódio foi gravado pelos presentes no local e viralizou nas redes sociais. Dirigente e vítima foram até a Delegacia para prestar depoimento e deixaram o local sem problemas.
Fizeram
Fizeram
Fizeram uma versão da música do “Segovinha An An An” com o Marcos Brazpic.twitter.com/Nb838cwXTR— DataFut (@DataFutebol) September 20, 2023
Braz, inclusive, faltou uma sessão extraordinária da Câmara dos Deputados por conta da briga. Foi o terceiro episódio de agressão do Flamengo em cerca de três meses. O primeiro envolveu Pedro e o ex-preparador físico, Pablo Fernandez, enquanto o segundo teve participação de dois atletas, Gerson e Varela, no Ninho do Urubu. Os bastidores do clube estão em completa ebulição.
Flamengo deve entrar em campo com time misto
Pensando na Copa do Brasil, Sampaoli deve mandar um time misto a campo no jogo contra o Goiás. Ao todo, o argentino tem nove desfalques para a partida: Arrascaeta, Luiz Araújo, Varela, Filipe Luís e Allan (departamento médico), Wesley e Gabigol (suspensos), Léo Pereira e Pulgar (poupados). Com isso, o treinador precisará dar uma repaginada na equipe que vai a campo nesta quarta.
David Luiz é o favorito para assumir a vaga de Léo Pereira, ao lado de Fabrício Bruno, enquanto Matheuzinho é opção única na lateral direita. Thiago Maia será o volante de contenção, e Everton Ribeiro entra no lugar de Gabigol. Os outros atletas já não vinham sendo titulares por conta de lesões.
Dessa forma, o Flamengo deve ir a campo com: Matheus Cunha (Rossi), Matheuzinho, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Victor Hugo, Gerson e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro.