Brasileirão Série A

Retorno de Léo Pereira abre caminho para Tite testar novidade no Flamengo

Zagueiro deve retornar ao time titular, mas em função um pouco diferente da vista nesta temporada

O Flamengo recebeu uma excelente notícia na manhã desta sexta-feira (07). O zagueiro Léo Pereira, ausente dos gramados desde meados de maio, foi reintegrado ao elenco no Ninho do Urubu e estará à disposição de Tite para o próximo compromisso da equipe. A partida será diante do Grêmio, na próxima quinta-feira (13).

O retorno do defensor foi muito celebrado internamente, mas não pelas razões comuns. Isso porque, pensando no desafio da semana que vem, Léo Pereira pode ser utilizado em função diferente, extremamente necessária no momento.

Léo Pereira está de volta ao Flamengo: entenda a linha do tempo

  • O zagueiro sofreu uma lesão no adutor da coxa em jogo contra o Bolívar, pela Libertadores, no dia 15 de maio;
  • O tempo de recuperação estimado era de 15 dias, mas o departamento médico optou pela cautela;
  • Descansar na Data Fifa foi fundamental para que Léo Pereira pudesse retornar com tranquilidade;
  • Ele já estava em transição desde a última semana.

Lateral ou zagueiro?

Essa é a principal dúvida de Tite para o jogo contra o Grêmio. Léo Pereira vinha formando a zaga titular ao lado de Fabrício Bruno, mas a lesão abriu espaço para que David Luiz crescesse de produção. Léo Ortiz é outro que briga, ou seja, a competição no setor está ferrenha. 

No caso do jogo contra o Grêmio, contudo, Léo Pereira se apresenta como opção para a lateral esquerda. Matias Viña foi convocado pela Seleção Uruguaia, pensando na Copa América, enquanto Ayrton Lucas está entregue ao departamento médico.

O Beijinho sofreu lesão similar a do camisa 4 e tem chances baixas de estar em campo na quinta. 

Léo Pereira pode ajudar o Flamengo em função diferente contra o Grêmio (Foto: Divulgação/CRF)

Dessa forma, Tite pode muito bem optar por Léo Pereira na ala esquerda, já que é o único zagueiro canhoto do elenco. As outras opções são Zé Welinton e Carbone, do sub-20. Wesley, mesmo sendo lateral direito, já fez a função nesta temporada, mas a convocação de Varela o deixa como opção única no seu setor de origem.

Tite terá bastante tempo para pensar na melhor opção e entender as necessidades do Flamengo, que entrará em campo para enfrentar o Grêmio a partir das 20h (de Brasília), no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo