Brasileirão Série A

Léo Ortiz é testado de novo em posição avançada e Tite indica mudanças no Flamengo

Treinador precisará inovar para ter o melhor time para enfrentar o Grêmio na quinta-feira

Passados os primeiros passos da preparação, Tite começou a esboçar o Flamengo da sua maneira para enfrentar o Grêmio na quinta-feira. Veja informações sobre o jogo. 

A maioria das soluções para os desfalques, sejam eles por convocação ou lesão, ficaram dentro do esperado pela torcida, com a exceção de uma. Léo Ortiz treinou entre os titulares, mas como primeiro volante.

Não é como se a mudança fosse uma novidade para Tite, que já utilizou o zagueiro no meio-campo em outra ocasião. O esquema deve ser o mesmo, a fim de continuar potencializando o ataque do Flamengo.

Léo Ortiz como volante não é novidade

A variação tática já foi testada por Tite em outro momento da temporada: o jogo contra o Bolívar, em La Paz.

O contexto foi diferente, é verdade, já que o Rubro-Negro iniciou aquela partida com uma linha de três zagueiros, mas as circunstâncias do duelo fizeram com que o comandante mudasse ainda no primeiro tempo.

O Rubro-Negro não conseguiu vencer aquela partida, mas a mudança foi considerada positiva. Justamente o que a Trivela perguntou na entrevista coletiva, diretamente de La Paz.

— As características da equipe do Bolívar são as seguintes: eles têm dois externos e infiltrações centrais. Ela utiliza essa coordenação de movimentos. Ideia inicial com linha de cinco era tirar esses jogadores de lado de cruzamento e essas infiltrações centrais com o tripé do meio-campo. Mas nós não estávamos com posse de bola. A gente trouxe o Léo Ortiz para meio-campista, e a equipe começou a se reestruturar — analisou o treinador.

De certa forma, pode até ser uma indicação de como o Flamengo pretende combater o Grêmio. Tite quer uma defesa sólida e com boa proteção, para potencializar Lorran com o trio de ataque. Pelo menos é isso que os treinos indicaram.

Léo Ortiz treinou com titular e deve ser escolhido por Tite para o jogo contra o Grêmio (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O provável Flamengo

O restante do time permanece o mesmo, com mudanças pontuais pensando nas baixas. Entre os convocados, Varela será substituído por Wesley, enquanto Léo Pereira ganha a vaga na lateral esquerda, já que Ayrton Lucas está no departamento médico e Viña na Seleção Uruguaia.

O meio-campo deve ser formado da maneira citada, enquanto o ataque permanece o mesmo.

Dessa forma, esse é o provável time para enfrentar o Grêmio: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz, Igor Jesus e Lorran; Gerson, Cebolinha e Pedro. 

Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quinta-feira (13), em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 20h (de Brasília), no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo