Brasileirão Série A

Último jogo contra o Juventude ajudou a mudar a história recente do Flamengo

Empate no Alfredo Jaconi aumentou tabu do Rubro-Negro, que acabou não renovando com Dorival Júnior, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil

O Flamengo encara o Juventude nesta quarta-feira (26), em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder isolado da competição, o Rubro-Negro quer a manutenção da ponta tabela, por isso só a vitória interessa em Caxias do Sul. Para conquistarem seu objetivo, contudo, Tite e companhia terão que quebrar um longo tabu.

As experiências do Flamengo no Alfredo Jaconi não foram boas nos últimos anos e acabaram fundamentais para a saída de treinadores, como foi o caso de Dorival Júnior, em 2022. O momento de Tite, contudo, é bem diferente, e o gaúcho quer se sentir em casa para manter a tranquilidade no clube rubro-negro.

O tabu

A última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi foi em 1997. O clube, inclusive, venceu os dois primeiros confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, contudo, o Rubro-Negro não conseguiu repetir o desempenho.

Ao todo, os cariocas acumulam 11 jogos consecutivos sem vitória no Alfredo Jaconi. A escrita começou ainda em 1997, quando Flamengo e Juventude voltaram a se enfrentar na fase final do Brasileirão. A derrota por 3 a 2, inclusive, foi determinante para que o Rubro-Negro não fizesse frente ao Vasco por uma vaga na decisão.

Em 1999, nova derrota complicada, que acabou eliminando o Flamengo. Romário, ídolo do clube, também sofreu as consequências do revés e acabou dispensado após ser flagrado em boate no dia seguinte ao resultado negativo.

2005 foi um ano de mais sorrisos ao Flamengo em Caxias do Sul. Seguiu sem conseguir vencer, é verdade, mas o empate heroico, proporcionado pelos gols agônicos de Renato Abreu e Júnior, foram os primeiros indícios de uma arrancada rubro-negra. A série invicta de nove jogos fez com que a equipe de Joel Santana escapasse do temido rebaixamento.

Os clubes ainda duelaram diversas vezes no início dos anos 2000, mas a emoção só retornou ao Alfredo Jaconi em 2021, quando o Juventude voltou à elite do futebol brasileiro após 14 anos. Logo no primeiro jogo, o Jaconero derrotou o Flamengo por um 1 a 0, em partida marcada por forte chuva em Caxias do Sul, que impossibilitou um confronto bem jogado.

Assim estava o campo do Alfredo Jaconi para Flamengo x Juventude, em 2021 (Foto: Arthur Dallegrave)

As equipes se enfrentaram pela última vez em 2022, na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo entrou em campo com time bastante modificado e quase foi derrotado, sendo salvo por Werton, nos acréscimos.

A questão é que essa partida foi determinante para que o Flamengo decidisse não renovar com Dorival Júnior. Mesmo vitorioso nas copas, a perda de nível na reta final do Brasileirão fez com que a diretoria mudasse os planos em busca do outro comandante. O escolhido foi Vítor Pereira, mas a escolha foi um fiasco, determinante para o ano de fracassos do Rubro-Negro em 2023.

Dorival acabou deixando o Flamengo, mesmo campeão da Libertadores (Foto: Reprodução)

Classificação suada

Além dos jogos válidos pelo Brasileirão, o Flamengo disputou mais uma partida no Alfredo Jaconi por outra competição nacional: a Copa do Brasil. Foi na edição de 2001, e, após vencer a ida por 2 a 1, o Rubro-Negro sofreu derrota pelo mesmo placar na volta. Beto marcou o gol dos cariocas em Caxias do Sul.

A decisão acabou ficando para as penalidades, onde o jovem Júlio César brilhou ao defender duas cobranças e garantir a vaga para o Flamengo de Zagallo.

Situação na tabela

Caso vença o Juventude e quebre o tabu, o Flamengo terminará a 12ª rodada na liderança da liga nacional, com 27 pontos ganhos. Palmeiras e Bahia são os únicos que podem ganhar a ponta na jornada, embora o Verdão esteja bem mais próximo do que o Tricolor de Aço. O segundo e o terceiro colocado enfrentam Vasco e Fortaleza, respectivamente.

  1. Flamengo – 24 pontos 
  2. Palmeiras – 23 pontos
  3. Bahia – 21 pontos
  4. Botafogo – 20 pontos

A bola rola para Flamengo e Juventude às 20h (de Brasília).

Relembre todos os confrontos entre Flamengo e Juventude

  • Juventude 0 x 2 Flamengo – Brasileirão 1995
  • Juventude 0 x 1 Flamengo – Brasileirão 1997 (1ª fase)
  • Juventude 3 x 2 Flamengo – Brasileirão 1997 (Grupo A)
  • Juventude 3 x 1 Flamengo – Brasileirão 1999 (1ª fase)
  • Juventude 1 x 1 Flamengo – Brasileirão 2000 (1ª fase)
  • Juventude 1 x 1 Flamengo – Brasileirão 2001 (11ª rodada)
  • Juventude 2 x 2 Flamengo – Brasileirão 2003 (40ª rodada)
  • Juventude 1 x 0 Flamengo – Brasileirão 2004 (39ª rodada)
  • Juventude 2 x 2 Flamengo – Brasileirão 2005 (34ª rodada)
  • Juventude 1 x 0 Flamengo – Brasileirão 2006 (21ª rodada)
  • Juventude 2 x 2 Flamengo – Brasileirão 2007 (27ª rodada)
  • Juventude 1 x 0 Flamengo – Brasileirão 2021 (7ª rodada)
  • Juventude 2 x 2 Flamengo – Brasileirão 2022 (37ª rodada)
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo