Brasileirão Série A

Arrascaeta e Everton Ribeiro podem voltar a jogar juntos pelo Flamengo após 10 jogos

Dupla Arrascaeta e Everton Ribeiro é esperança de criatividade no Flamengo de Mário Jorge, que vive instabilidade ofensiva há algum tempo

Depois de ter a semana livre para treinar, o Flamengo voltará a campo neste sábado (07), para enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro contará com o retorno de Arrascaeta, ausente do último compromisso por lesão na coxa, e Mário Jorge pretende escalar o uruguaio como titular. Pode ser, inclusive, o retorno de uma dupla amada pelo torcedor ao 11 inicial.

Desde 2019, se o torcedor pensa em Arrascaeta no meio-campo do Flamengo, rapidamente o nome de Everton Ribeiro vem na cabeça. A dupla é uma das melhores do futebol sul-americano no período, mas, durante a reta final de Sampaoli no clube, acabaram separados por lesões e escolhas do treinador. Após quase dois meses, contudo, Mário Jorge deve promover os dois à titularidade juntos.

Eliminação e lesões quebraram sequência de Arrascaeta e Ribeiro

Claro que a lesão sofrida por Arrascaeta no fim de agosto, que o afastou dos gramados até o jogo de volta da final da Copa do Brasil, atrapalhou a sequência da dupla, mas o último jogo deles juntos foi antes disso. Curiosamente, Sampaoli utilizou os atletas simultaneamente no time titular simultaneamente na eliminação para o Olimpia, em Assunção.

Na ocasião, o Flamengo entrou em campo com: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Depois da partida, o Rubro-Negro ainda disputou três compromissos antes da lesão, em que a escolha de Sampaoli foi por não escalar eles juntos, assim como aconteceu na final da Copa do Brasil.

A participação do Flamengo na Libertadores terminou de maneira precoce (Foto: Icon Sport)

O aproveitamento durante a sequência de dez partidas do Flamengo sem Everton Ribeiro e Arrascaeta juntos no time titular foi abaixo da expectativa. O clube acumulou quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, além do vice-campeonato na Copa do Brasil. Agora, a chance é de retomada, já que o Campeonato Brasileiro é a única competição que restou ao Rubro-Negro.

Dupla é esperança de criatividade

Como mencionado, Arrascaeta e Everton Ribeiro são esperanças para um Flamengo com muita dificuldade no setor ofensivo. Tanto que, nos últimos cinco jogos, incluindo os dois da final da Copa do Brasil, o Rubro-Negro só marcou duas vezes e foi vazado em cinco. O momento é complicado, mas a magia da dupla pode ser crucial para a virada de chave.

Everton Ribeiro, inclusive, foi um dos melhores do Flamengo na vitória sobre o Bahia, que marcou o primeiro compromisso sem a batuta de Jorge Sampaoli. Ao todo, o camisa 7 acumula sete participações em gol na temporada, enquanto seu companheiro, Arrascaeta, esbanja 20. A dupla está entre as três melhores da América do Sul no quesito.

Veja números dos jogadores em 2023

Arrascaeta:

  • 39 jogos (33 como titular)
  • 2851 minutos
  • 8 gols e 12 assistências

Everton Ribeiro:

  • 51 jogos (32 como titular)
  • 2940 minutos
  • 2 gols e 5 assistências
Arrascaeta e Everton Ribeiro mostram entrosamento no Flamengo desde 2019 (Foto: Reprodução/Instagram)

O provável Flamengo para enfrentar o Corinthians

Além de Arrascaeta e Everton Ribeiro, Mário Jorge planeja escalar Gerson e Erick Pulgar para compor o meio-campo. Cebolinha chegou a ser testado na vaga de Bruno Henrique, que realizou controle de carga nos últimos dias, mas o camisa 27 vai para o jogo. No mais, a defesa será dentro do padrão, e Pedro comanda o ataque do Flamengo.

Assim, o Flamengo deve entrar em campo com: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique (Cebolinha) e Pedro.

Flamengo e Corinthians entram em campo às 21h (de Brasília), em Itaquera. O jogo vale a manutenção na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem e, se vencer, o Rubro-Negro ainda pode terminar a rodada na vice-liderança do Brasileirão.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo