Brasil

Flamengo: entenda por que recuperação de Arrascaeta dura mais do que a de Luiz Araújo

Lesões de Arrascaeta e Luiz Araújo são no mesmo local, porém em graus diferentes, e parte física do atacante é elogiada internamente

Arrascaeta e Luiz Araújo se lesionaram no mesmo dia, 26 de agosto, no jogo contra o Internacional e tiveram a mesma lesão: um problema no bíceps femoral da coxa esquerda. Pensando na Copa do Brasil, a dupla seguiu o mesmo planejamento de recuperação e conseguiu estar presente no jogo de volta, ainda que tenha sido um sacrifício em vão, já que o Flamengo ficou com o vice. O pós-final, contudo, foi bastante diferente.

O uruguaio ficou de molho após a decisão, enquanto o atacante seguiu a preparação normalmente com o elenco e, inclusive, participou da vitória sobre o Bahia, no último sábado (30). Mesmo que tenham sofrido a mesma lesão, as entrelinhas mostram a diferença na recuperação de Arrascaeta e Luiz Araújo, que serão peças-chave na reta final de 2023. A Trivela apurou e explica cada detalhe dessa história.

Recuperações iguais, graus diferentes

Para o torcedor médio, os dois atletas tiveram lesões totalmente iguais: muscular, no bíceps femoral da coxa esquerda, com tempo de recuperação estipulado entre quatro e seis semanas. No entanto, ao analisar mais a fundo o assunto, a Trivela entendeu que os graus dos problemas foram diferentes. Enquanto a de Luiz Araújo foi Grau 2, a de Arrascaeta foi Grau 3, ou seja, mais fibras foram rompidas, e o período de cura é maior.

  • Grau 0 – Lesão muscular Focal sem achados na Ressonância magnética
  • Grau 1 – Lesão muscular com achados na ressonância maior que 10% de lesão das fibras
  • Grau 2 – Lesão muscular com achados na ressonância entre 10% e 50% de lesão das fibras
  • Grau 3 – Lesão muscular com achados na ressonância maiores que 50% de lesão das fibras
  • Grau 4 – Lesão muscular com ruptura completa das fibras

*Segundo a British Athletics Muscle Injury Classification

Dessa forma, por ter sofrido outras lesões nesta temporada, Arrascaeta teve mais dificuldade para se recuperar. O fato mostra o tamanho da força de vontade do uruguaio, que jogou no sacrifício contra o São Paulo no Morumbi. O próprio Flamengo, ao anunciar o corte do camisa 14 da relação para o jogo diante do Bahia, confirmou que houve um “esforço coletivo” para ter o craque em campo.

Flamengo se impressiona com rendimento físico de Luiz Araújo

A outra razão para que o tempo de recuperação dos dois fosse diferente é o rendimento físico de Luiz Araújo. O atacante já vinha fazendo pré-temporada no Atlanta United antes de se apresentar ao Flamengo e, por isso, chegou bem preparado fisicamente. O que o departamento médico do Rubro-Negro não esperava, contudo, era a incrível proficiência dos músculos do camisa 31.

Apesar do tempo estipulado de quatro a seis semanas, Luiz Araújo estava com praticamente 100% das fibras recuperadas antes da final diante do São Paulo. Claro que ter atuado menos minutos que Arrascaeta, além do fato de ser mais jovem, também ajudou: foram 81 do uruguaio contra 24 do brasileiro. A Trivela apurou que a impressão deixada pelo atacante, contudo, é de que o Flamengo tem um excelente atleta em suas mãos.

Luiz Araújo é destaque nos treinos do Flamengo (Foto: Divulgação/CRF)

Arrascaeta volta contra o Corinthians?

De imediato, existe a expectativa de que Arrascaeta esteja à disposição de Mário Jorge para o jogo contra o Corinthians, a ser disputado neste sábado (07), às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena. A realidade, no entanto, pode ser mais dura com o uruguaio. O departamento médico do Rubro-Negro prega cautela na fase final da recuperação do atleta, para evitar mais lesões no futuro.

Por isso, também é possível que Arrascaeta retorne após o período de Data Fifa e, quem sabe, já com Tite no comando da equipe. O treinador está em negociações avançadas com o Flamengo, e a semana antes da paralisação para as Eliminatórias é visto como crucial para um final feliz nas conversas. Por enquanto, restam ajustes contratuais e resolver a situação com a família de Adenor.

Sampaoli terá que montar time sem Arrascaeta para a decisão da Copa do Brasil (Foto: Icon Sport)
Arrascaeta se lesionou contra o Internacional, ainda em agosto, e pode voltar diante do Corinthians (Foto: Icon Sport)

A semana de treinos, ainda sob a batuta de Mário Jorge, definirá as condições de jogo do uruguaio. Certo mesmo é que o Rubro-Negro viaja para São Paulo na sexta-feira (06), véspera do jogo diante do Corinthians, que é importante para a manutenção da equipe na zona de classificação para a Libertadores. No momento, o Flamengo é quinto colocado no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo