Brasileirão Série A

Mário Jorge deixa impressão ainda melhor no Flamengo se cumprir missões contra o Corinthians

Interino do Flamengo aposta na recuperação da confiança dos atletas com comissão integrada, além de querer melhorar o próprio retrospecto entre os profissionais

O Flamengo viaja rumo a São Paulo nesta sexta-feira (06), para enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena. O duelo marca o segundo jogo de Mário Jorge como interino do Rubro-Negro, e também pode ser o último, já que o planejamento do clube é ter Tite na Data Fifa. Dessa forma, o treinador do sub-20 terá algumas oportunidades em Itaquera, que vão muito além de dar o segundo triunfo consecutivo à equipe no Brasileirão.

Mário Jorge já comandou o Flamengo em cinco partidas nesta temporada, com bom aproveitamento de três vitórias, um empate e uma derrota. Além de retomar o “brilho no olhar” dos atletas antes da chegada de Tite, o interino pode melhorar ainda mais seu retrospecto em 2023 e, de quebra, ganhar pontos no ambiente interno, que não o via com tanta confiança assim.

O retrospecto de Mário Jorge

O treinador do sub-20 do Flamengo está completando sua terceira passagem pelos profissionais do clube em 2023. A primeira foi no início da temporada, quando comandou a vitória sobre o Audax que, inclusive, foi a estreia do clube no ano, e o empate diante do Bangu, ambos válidos pela Taça Guanabara. Mário Jorge voltaria a ser acionado depois da demissão de Vítor Pereira, mas não começou bem.

Logo na primeira partida, o Rubro-Negro acabou derrotado pelo Maringá por 2 a 0, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, um dos maiores vexames do clube neste ano. Mário Jorge ainda teve tempo de se recuperar com uma vitória sobre o Coritiba no Campeonato Brasileiro, já com Sampaoli nas tribunas. O último compromisso foi no sábado (30), diante do Bahia, em mais um triunfo pelo placar mínimo.

  • Flamengo 1×0 Audax (Carioca)
  • Bangu 1×1 Flamengo (Carioca)
  • Maringá 2×0 Flamengo (Copa do Brasil)
  • Flamengo 3×0 Coritiba (Campeonato Brasileiro)
  • Flamengo 1×0 Bahia (Campeonato Brasileiro)

Comissão técnica integrada pode ser legado

A saída de Jorge Sampaoli, além de dar a Mário Jorge mais uma chance, trouxe algo importante para o Flamengo. As comissões técnicas do profissional e das categorias de base voltaram a trabalhar de maneira integrada. Isso pode ser um legado até para a chegada de Tite, que vem ao Rubro-Negro com nomes de sua comissão já definidos.

Em entrevista concedida à Trivela, em julho, Mário Jorge falou sobre esse trabalho de integração e destacou a importância da comunicação interna no Flamengo. A participação das categorias de base, inclusive, tem sido fundamental para o sucesso do Rubro-Negro nos últimos anos.

— Tem até uma pessoa que ajuda a levar e trazer informações, está tudo muito bem interligado. Só fortalece o nosso trabalho. Tenho a oportunidade de acompanhar o futebol profissional, sempre que possível. Essa boa relação só ajuda, para dar segurança aos nossos atletas de base — disse.

Confiança do Flamengo está melhorando

A semana do Flamengo foi marcada pela paz nos corredores do Ninho do Urubu. A expectativa pelo anúncio do acerto com Tite ainda é alta, mas a saída de Sampaoli foi a grande catalisadora desse momento de tranquilidade. O triunfo diante do Bahia, no último fim de semana, que também recolocou o Rubro-Negro de volta à zona de classificação para a Libertadores, completou a tríade.

Os rostos são os mesmos, mas o clima é outro, tanto que, internamente, o clube se vê em totais condições de desbancar o Corinthians neste sábado (07), em Itaquera, para, quem sabe, arrancar no Campeonato Brasileiro. No momento, o Flamengo ocupa a quinta posição, com 43 pontos, dois a menos do que o segundo colocado, Red Bull Bragantino, e com desvantagem de nove para o líder Botafogo.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo