Brasileirão Série A

Flamengo vence o Bahia sem brilho e com protestos da torcida no Maracanã

Com gol de Pedro, Flamengo volta à zona de classificação para a Libertadores, mas não fugiu dos protestos da torcida

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 neste sábado (30), no Maracanã, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol rubro-negro foi marcado por Pedro, de pênalti, em lance muito reclamado pelos visitantes. O Tricolor de Aço ainda teve um jogador expulso, Kanu, após falta em Gerson, que invadia a área sozinho.

O duelo, que marcou o primeiro do Flamengo desde a demissão de Sampaoli, registrou o terceiro pior público do clube nesta edição do Campeonato Brasileiro. As expectativas até foram superadas, já que mais de 43 mil pagaram e 46 mil estiveram presentes no Maracanã. O clima foi de apoio quando a bola rolou, mas de protestos contra Braz, Landim e elenco.

Flamengo repete postura da Copa do Brasil, mas segue sem confiança

Diante do Bahia, o Flamengo repetiu a postura que apresentou no segundo jogo da final da Copa do Brasil. O esquema ofensivo de Sampaoli, já demitido, repetido por Mário Jorge, trouxe problemas à defesa dos visitantes. Bruno Henrique, Gerson e Everton Ribeiro fizeram 45 minutos muito bons, comandando o time no setor de ataque. O problema é que muitos atletas ainda estão sem confiança.

Wesley, Ayrton Lucas e Thiago Maia estiveram muito abaixo no primeiro tempo, errando praticamente tudo que tentavam. Até Erick Pulgar, grande surpresa do Flamengo em 2023, mesmo que tenha acertado linda cobrança de falta no travessão, falhou na transição do meio para o ataque. Pedro é outro que foi mal demais, desperdiçando oportunidades fáceis. Os 45 minutos iniciais foram de copo meio cheio, ou meio vazio, depende do referencial.

Logo no início da etapa complementar, contudo, veio o lance capital da partida. Gerson saiu cara a cara com Marcos Felipe e foi puxado por Kanu, em clara tentativa de evitar o gol. O árbitro, que teve atuação totalmente perdida, havia dado cartão amarelo, mas o VAR corrigiu para o vermelho. A partir daí foi um bombardeio do Flamengo, que chegou ao gol em pênalti duvidoso, marcado em cima de Bruno Henrique. Pedro deslocou o goleiro do Bahia e abriu o placar.

Gerson reclama do lance de expulsão em Flamengo x Bahia (Photo by Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA/Icon Sport)

Com um jogador a mais e a vantagem no placar, o Flamengo foi para cima e buscou o segundo gol, mas não conseguiu emplacar mais do que a margem mínima do Maracanã. Ainda relaxou em momentos que quase resultaram no gol de empate do Bahia, especialmente na chance de Luciano Juba. Mesmo assim, independente do resultado, o Rubro-Negro precisava da vitória e assim foi feito. O triunfo, inclusive, recoloca a equipe na zona de classificação para a Libertadores do próximo ano.

Torcida do Flamengo entre apoio e protestos

Ainda que tenha comparecido em número razoável, acima de 40 mil, a torcida do Flamengo alternou muito entre apoio e protestos. Enquanto a bola rolou, os rubro-negros cantaram e incentivaram o time a buscar a vitória no Maracanã. Nos intervalos, contudo, muitos protestos contra Rodolfo Landim, Marcos Braz e o elenco. Os dirigentes foram xingados, enquanto a equipe foi chamada de “sem vergonha”.

Vitória e alívio para o Flamengo

A vitória com Mário Jorge é o primeiro passo de uma reconstrução profunda que acontecerá ainda nesta temporada. O Flamengo volta a campo no próximo sábado (07), para enfrentar o Corinthians, às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena. Se depender do planejamento, o Rubro-Negro terá Tite, pelo menos em contrato vigente como treinador.

Bahia pode entrar no Z-4

A derrota no Maracanã deixa o Bahia em situação complicada na tabela, com a possibilidade de entrar na zona de rebaixamento, caso algum dos envolvidos no Z-4 vença na rodada. O próximo compromisso do Tricolor de Aço será no mesmo dia que o Flamengo, um pouco antes, às 16h (de Brasília). A equipe de Rogério Ceni enfrenta o Goiás, na Serrinha.

Estatísticas de Flamengo x Bahia – Campeonato Brasileiro

  • Posse de bola: Flamengo 67% x 33% Bahia
  • Chutes: Flamengo 15 x 6 Bahia
  • Chutes a gol: Flamengo 5 x 4 Bahia
  • Gols: Flamengo – Pedro, aos 16′ do 2ºT  
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo