Flamengo x Corinthians será termômetro para Tite e elenco após incômodo interno
Temperatura não subiu tanto assim nos bastidores, mas incômodo de Tite e elenco com a má fase do Flamengo é nítido

O momento ruim dentro de campo refletiu nos bastidores do Flamengo. Tite e companhia mostraram incômodo em cobranças internas após os tropeços dos últimos jogos, a fim de tirar a equipe dessa situação complicada. O jogo contra o Corinthians, por essa e outras razões, será um termômetro para entender o comprometimento do time com a volta por cima.
O ponto de virada está apresentado, ainda mais para Tite, que enfrenta seu ex-clube em momento semelhante ao vivido pelo Flamengo.
Cobranças internas
Mesmo com a sequência negativa, a comunicação no Flamengo continua com a integridade intacta. Não há qualquer tipo de desgaste entre elenco, comissão técnica e diretoria, pelo contrário, todos conseguem coexistir de maneira pacífica, com conversas sempre em bom tom. Isso não significa, contudo, que não existam cobranças internas no clube.
Diante da ambição que o trabalho de Tite mostrou no começo do ano, além da vontade dos atletas de voltarem a fazer história após um 2023 péssimo, o sentimento nesse momento é de frustração. O fato do time ter se tornado previsível incomoda todos internamente, e as tentativas por soluções acontecem diariamente, mais ainda por parte da comissão técnica.

O sinal de alerta está ligado, claro, diante das péssimas exibições do time. O nível técnico só não é pior do que os resultados, já que o Flamengo venceu apenas o Amazonas nos últimos cinco jogos, sendo derrotado em três: Bolívar, Botafogo e Palestino.
Confiança acima do fator tático
Melhorar o nível técnico costuma trazer resultados, mas a confiança é a parte mais importante dessa equação. Quando chegou ao Flamengo, Tite bateu bastante na tecla de mudar a mentalidade da equipe, buscando maior segurança para, aí sim, tratar do equilíbrio. O problema é que todo o trabalho feito ao longo de seis meses caiu por terra em abril.
O desgaste, as trocas no time, as inseguranças pelos resultados ruins, tudo culminou na quebra dessa confiança do Flamengo. Tite precisará repetir o processo realizado quando chegou ao clube, que deu muito certo, por sinal, para sair desse buraco.

Os problemas na confiança, inclusive, são vistos pelos mais supersticiosos no clube como uma certa negatividade. Contra Red Bull Bragantino e Palestino, por exemplo, o Flamengo teve inúmeras chances para vencer, mas não conseguiu capitalizar. Segundo apurou a Trivela, a certeza nos próximos passos do trabalho está baseada em maior tranquilidade dentro de campo.
Tite reencontra o Corinthians
Para tentar virar a chave, Tite tem um confronto muito especial pela frente. O comandante reencontrará o Corinthians neste sábado (11), em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão foi o clube que mais rendeu títulos ao treinador, tendo sido, inclusive, campeão da Libertadores e do Mundial. O momento agora é outro.
O Flamengo precisa vencer de qualquer maneira para espantar a crise, ainda mais diante de um rival paulista que também vive momento de instabilidade na temporada. Mais importante que a confiança, a variação tática e a manutenção do trabalho, só o sorrido do torcedor no Maracanã. Mais de 45 mil ingressos já foram vendidos, e a expectativa é de casa cheia.