Brasileirão Série A

Flamengo dá primeiro passo para se reerguer, mesmo que ainda sem confiança

Rubro-Negro conseguiu vencer o Bahia por 1 a 0, no Maracanã, mas ainda tem pendências a resolver para encerrar a temporada com esperanças

A vitória sobre o Bahia é um passo fundamental do Flamengo em direção ao único objetivo que resta em 2023. Com o triunfo, o Rubro-Negro voltou a zona de classificação para a Libertadores, mesmo que ainda possa perder a condição ao fim da rodada. É hora de juntar os cacos e, como os próprios atletas falaram, continuar a vida com esse novo desafio.

O duelo deste sábado (30), no Maracanã, marcou o primeiro desde a demissão de Sampaoli, oficializada dois dias antes. Mario Jorge comandou o time e fez o “arroz com feijão” que o Flamengo precisava. O desempenho não foi um primor, mas o resultado, e apenas ele, estava em primeiro plano.

Falta de confiança ainda impede o Flamengo de progredir

Como falou durante a coletiva, Mario Jorge mandou praticamente o mesmo time da final da Copa do Brasil a campo. A única exceção foi Arrascaeta, lesionado, que deixou a formação para a vaga de Éverton Ribeiro. O camisa 7, como de costume, não deixou a peteca cair. Curiosamente, os outros destaques foram os mesmos da decisão: Bruno Henrique e Gerson, muito participativos.

Em compensação, o Flamengo não teve um placar mais elástico por conta de situações que só podem ser explicadas pela falta de confiança de alguns atletas. Éverton Ribeiro gerava muito jogo pela direita, mas Wesley não conseguia deixar fluir. Ayrton Lucas foi melhor do que nas últimas, mas ainda está claramente abaixo. Pedro, apesar do gol, errou praticamente tudo que tentou.

O trabalho de Sampaoli feriu — e muito — a confiança desse elenco, e o primeiro trabalho, seja de Mário Jorge ou do novo treinador, que pode ser Tite, é de recuperar essa identidade. Ninguém questiona a qualidade do elenco do Flamengo, mas é nítido que alguns atletas estão rendendo menos do que podem. É momento de reconstrução, de recuperação, de reestabelecer um elenco campeão.

Pedro foi um dos mais prejudicados pelo trabalho de Sampaoli no Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA/IconSport)

Futuro de Mário Jorge em aberto

O Flamengo está de folga neste domingo (01) e só retorna aos trabalhos na manhã de segunda-feira (02), no Ninho. É muito provável que Mário Jorge inicie a preparação para o jogo contra o Corinthians, que também vale pelo Brasileirão, mas não é certo que ele estará na beira do gramado. É possível que, até lá, o Rubro-Negro já tenha contrato um treinador, no caso Adenor Bachi, o Tite.

Sem clube desde que deixou a Seleção Brasileira, Tite pensava em assumir um clube da Europa, mas essa janela se fechou. Agora, precisa convencer a família a trabalhar no Brasil ainda em 2023, como parte do projeto de reformulação do Flamengo. Sem pressa, o Rubro-Negro aguarda a resolução desse empecilho para fechar com o treinador.

A negociação está bem encaminhada. O contrato do Flamengo para Tite vai até o fim de 2024, quando termina, também, o mandato do presidente Rodolfo Landim. Se depender do Rubro-Negro, o treinador estará na beira do campo no jogo contra o Corinthians.

Hora de arrancar rumo a Libertadores

No momento, o Flamengo ocupa a quarta posição do Campeonato Brasileiro, ou seja, dormirá no G-4. Ainda assim, existe a possibilidade, ainda que remota, do Rubro-Negro perder a condição dentro do grupo que vai a Libertadores do ano que vem nesta rodada. A briga pelas vagas está muito acirrada.

A próxima sequência do Flamengo será fundamental para enterrar as chances de ficar fora do torneio mais importante da América no próximo ano. Corinthians, Cruzeiro e Vasco, três gigantes do futebol brasileiro que brigam contra o rebaixamento nesta temporada, serão os próximos adversários da equipe. Se mantiver a calma, são três vitórias acessíveis. Quem sabe, dá até para começar a sonhar com o título.

  • Botafogo – 51 pontos – +24 de saldo
  • Grêmio – 44 pontos – +8 de saldo
  • Palmeiras – 44 pontos – +20 de saldo
  • Flamengo – 43 pontos + 7 de saldo
  • Bragantino – 42 pontos – +12 de saldo
  • Fluminense – 41 pontos – +7 de saldo
  • Athletico Paranaense – 40 pontos  – +10 de saldo

O primeiro a enfrentar o Rubro-Negro será o Corinthians, com a possibilidade de Tite, ídolo do Timão, comandando o clube carioca na Neo Química Arena. O Flamengo entra em campo às 21h (de Brasília) do próximo sábado (07), para continuar a caminhada no Campeonato Brasileiro.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo