Brasileirão Série A

Ramón Díaz transforma Corinthians de água para vinho e dá lição em António Oliveira

Corinthians conquista sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão diante do Bahia - e muito disso passa por Ramón Díaz

Neste domingo (21), o Corinthians venceu o Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o principal responsável pelo resultado é Ramón Díaz.

Em menos de duas semanas, o treinador argentino já fez mais do que António Oliveira em quase cinco meses. E os méritos de Ramón vão muito além das duas vitórias em dois jogos à frente do Corinthians.

Contra o Esquadrão, o Timão já entrou em campo diferente. A mudança do esquema tático do 4-3-3 para um 3-5-2 deu mais segurança defensiva – o que era um problema sob o comando do treinador português.

A estreia de André Ramalho foi bastante positiva, com o zagueiro sendo um dos pilares à frente de Hugo Souza. Alex Santana e Ryan também foram bem e ajudaram o Corinthians no meio-campo.

O simples ato de promover um estilo de jogo fora do habitual é uma prova que o novo comandante do Timão tem repertório. E essa abordagem era necessária para estar à altura do Bahia, que está em alta.

É claro que ainda há muito espaço para evolução. Mesmo assim, Ramón Díaz dá indícios de que tem tudo para fazer um bom trabalho no Corinthians, que já não está na zona de rebaixamento para a Série B.

Vale destacar que esse foi a primeira vitória do Timão como visitante no campeonato. Detalhe, o Tricolor de Aço tinha sete triunfos e apenas uma derrota em oito jogos em casa.

Como foi Bahia x Corinthians pelo Brasileirão?

Como esperado, quem começou o 1º tempo dominando as principais ações foi o Bahia, que teve a posse de bola e praticou uma marcação alta na saída do Corinthians.

Em um primeiro momento, o Timão teve muitas dificuldades de fazer a transição da defesa para o ataque. Por outro lado, o Esquadrão parou nas linhas de marcação bem prostradas.

Quando o Corinthians adiantou suas linhas para dificultar a zaga do Bahia, o cenário da partida mudou. O Timão passou a recuperar bolas importantes do Tricolor de Aço no meio-campo – e foi assim que o placar foi aberto.

Após Alex Santana desarmar um ataque do Bahia, o Corinthians partiu em velocidade para frente. Yuri Alberto cruzou uma bola precisa para Ángel Romero, que limpou o rival e acertou uma finalização colocada no ângulo.

Mesmo em vantagem, o Timão manteve essa mentalidade – inclusive balançando as redes mais uma vez, porém, a arbitragem deu impedimento. O Esquadrão, por sua vez, não soube reagir.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Defesa em dia inspirado

No 2º tempo, o Corinthians começou sofrendo mais uma vez. Precisando atacar, o Bahia subiu suas linhas e tentou complicar a vida da defesa, mas sem encontrar os espaços para o arremate a gol.

O posicionamento defensivo do Timão foi um dos pontos altos no jogo contra o Tricolor de Aço, que teve problemas criativos para superar o ferrolho alvinegro montado por Ramón Díaz.

É verdade que o Corinthians passou mais apuros do que deveria na reta final da partida, com o Bahia ficando próximo de um empate. Mesmo assim, o Timão conseguiu limitar o ímpeto do Esquadrão.

E quando parecia que o gol do Bahia iria sair, o Corinthians contou com a sorte: duas bolas na trave antes do apito final. O triunfo do Timão sobre o Tricolor de Aço veio com a identidade alvinegra.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo