Brasil

Blindado mentalmente, Hugo Souza aponta diferenças entre Corinthians e Flamengo

Aos 25 anos, goleiro retorna ao futebol brasileiro após período de empréstimo em Portugal

No seu primeiro contato com a torcida do Corinthians, o goleiro Hugo Souza foi flagrado vibrando muito nas tribunas da Neo Química Arena após o gol no último minuto contra o Vitória, que definiu o triunfo por 3 a 2, no dia 4 de julho. O vídeo foi registrado pelo portal Identidade Corinthiana.

Aos 25 anos, o atleta retorna ao futebol brasileiro após uma temporada emprestado ao GD Chaves, de Portugal. Antes, ele defendeu o Flamengo, onde foi campeão brasileiro como titular em 2020 e esteve no elenco campeão da Supercopa do Brasil (2021), Copa do Brasil (2022) e Libertadores (2022). 

O jogador, inclusive, ainda pertence ao Rubro-Negro, com quem tem contrato até dezembro de 2025. O goleiro, no entanto, não teve espaço na equipe carioca após o retorno de empréstimo na Europa e foi novamente cedido, dessa vez ao Corinthians, que tem a opção de compra em definitivo por 800 mil euros ao fim deste ano, caso seja do interesse do clube. 

E mesmo com o breve contato com o seu novo time frente às três temporadas e meia no Flamengo, Hugo Souza não titubeou em deixar claro que a experiência vivida na arena corintiana foi diferente de tudo o que ele experimentou na carreira. 

— A atmosfera da arena é totalmente diferente. A torcida aqui apoia os 90 minutos. Toma gol e canta mais alto. Isso me encantou. Independentemente da situação, a torcida apoia o clube. A Fiel é incrível. Estou louco para estar em campo. Talvez essa seja a grande diferença da Fiel. O torcedor apoia independentemente das circunstâncias e sentimos isso em campo. Quando sentimos esse apreço, esse calor, não tem como não desempenhar o melhor futebol — destacou o goleiro na sua apresentação no CT Joaquim Grava.

Hugo Souza reconhece momento ruim vivido pelo Corinthians, mas chega com a mente blindada

Hugo Souza despontou muito bem no Flamengo, em 2020, após assumir a titularidade do clube carioca em um momento de surto de Covid-19 do elenco às vésperas de um duelo contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2021. Ainda assim, Neneca, como é apelidado, foi o craque da partida no empate em 1 a 1 entre rubro-negros e alviverdes. 

Ainda assim, na mesma temporada a chave começou a virar para o atleta de, então, 22 anos. Uma falha contra o São Paulo, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil, ainda em 2021, foi crucial para o mundo cair sobre a cabeça do jogador, que até terminou aquela temporada como titular, mas foi perdendo a condição aos poucos, virando quarta opção do clube. 

Falha no duelo contra o São Paulo pela Copa do Brasil foi crucial para derrocada de Hugo Souza na carreira (Foto: Icon Sport)
Falha no duelo contra o São Paulo pela Copa do Brasil foi crucial para derrocada de Hugo Souza na carreira (Foto: Icon Sport)

— Não teve um episódio específico ou algo concreto, mas estava em um momento que via todo o meu potencial, minha qualidade, tudo o que eu construí desde quando eu estreei distante de mim, e eu falei que não era esse Hugo e sabia onde poderia chegar. Foi quando entendi o que precisava fazer, que a parte mental iria me fazer voltar ao maior nível possível que eu pudesse desempenhar. Talvez, nem eu saiba onde posso chegar.

— A gente tem noção de onde a gente pode chegar, traça planos para a nossa carreira, mas quando a gente alinha o que precisa ser alinhado nesta parte mental a gente pode até planejar. Mas fazendo as coisas da forma certa podemos chegar ainda mais longe do que a gente planeja — destacou Hugo durante a sua apresentação. 

Cercado de uma equipe de profissionais que o ajudam a trabalhar a parte psicológica, Hugo não esconde a importância que esses cuidados tiveram no momento em que passou a reconstruir a sua carreira na Europa. 

O profissional fez 27 jogos pelo Chaves, sendo um em especial, contra o Benfica, onde defendeu três penalidades na mesma partida, uma delas batida pelo argentino Ángel Di Maria. 

— A mudança de mentalidade muda tudo na nossa vida. Tenho feito esse trabalho fora de campo e virou a chave para mim. Tenho um estafe comigo, pessoas que me ajudam. Jogador precisa trabalhar para jogar bola e desempenhar o melhor na parte física e mental. Alinhando isso, o resultado melhora em campo. E eu melhorei o meu. Todas as pessoas precisam ver que a parte mental é crucial. Talvez não damos tanta atenção, mas quando mental não está bom as coisas não andam, doenças aparecem.

As coisas não são fáceis e, cuidando isso, a vida fica saudável, dormimos e comemos melhor, acordamos melhor. Tudo está na mente. Investi nisso para entender que preciso da parte mental. Tenho uma equipe que trabalha comigo, todos me ajudam muito e fico feliz com o trabalho feito. Olha onde cheguei novamente. As pessoas não têm noção de onde podem chegar quando a nossa mente é saudável – ressaltou o novo goleiro corintiano.

Hugo Souza comemora pênalti defendido contra o Benfica, em pleno estádio da Luz (Foto: Icon Sport)
Hugo Souza comemora pênalti defendido contra o Benfica, em pleno estádio da Luz (Foto: Icon Sport)

Estar preparado mentalmente se torna crucial para o momento de Hugo, que chega ao Corinthians em uma das piores fases da história do clube, que está a sete rodadas consecutivas na zona do rebaixamento e vive uma grande crise política nos seus bastidores. 

Ainda assim, o goleiro ressalta que a grandeza histórica do Timão foi exatamente o que o atraiu para se transferir para o clube, independentemente da fase negativa vivida pela instituição. 

— Me vejo muito pronto para esse desafio do Corinthians. Estou onde queria estar desde o início, por me sentir pronto para o desafio. O Hugo comprometido a Fiel pode esperar, querendo muito ajudar dentro e fora de campo. É esse Hugo que está aqui — destacou o atleta. 

Hugo Souza vestirá a camisa número 1 do Corinthians e disputará posição com Matheus Donelli, que assumiu a meta corintiana após as saídas recentes de Cássio e Carlos Miguel.

A tendência é que o atleta já fique à disposição nesta terça-feira (16), quando a equipe alvinegra enfrenta o Criciúma, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo