Cruzeiro ‘termina’ setembro com três jogos disputados e aproveitamento ruim
Por disputar somente o Brasileirão, o Cruzeiro fez apenas três partidas em setembro; outubro será decisivo para a Raposa
Setembro ainda não acabou, mas se formos levar em conta os compromissos pelo Campeonato Brasileiro, podemos dizer que o do Cruzeiro terminou. O time celeste encerrou os compromissos do mês ao ser derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, pela 24ª rodada do nacional, e volta a jogar somente no dia 1 de outubro, contra o rival América-MG, no Mineirão.
Atipicamente, setembro foi um mês de pouquíssimos jogos para o Cruzeiro, três. Isso se deve ao clube celeste ter somente o Brasileirão para disputar, enquanto outras competições, como Copa Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana acontecem simultaneamente.
Os adversários enfrentados pelo Cruzeiro no nono mês do ano foram o RB Bragantino, no dia 3, o Santos, no dia 14 e o Fluminense, no dia 20. Um empate, uma vitória e uma derrota, respectivamente. O aproveitamento no período foi de 44,4%.
Pensando no momento dos adversários, o aproveitamento celeste esteve dentro do esperado. O RB Bragantino é, atualmente, o quarto colocado do Brasileirão, seguido de perto pelo Fluminense, quinto, que também é semifinalista da Copa Libertadores. A situação mais complicada é a do Santos, que abre a zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 24 pontos ganhos em 24 rodadas.
Ainda assim, para uma equipe que briga contra o rebaixamento e que não vinha bem no campeonato, pode-se dizer que este foi um mês ruim, já que o time celeste não conseguiu se afastar consideravelmente do Z4 em relação a agosto. Além disso, é possível que o time mineiro perca posições até o fim do mês, pois ainda há jogos de adversários diretos para acontecer até lá.
Partidas do Cruzeiro em setembro
Cruzeiro 0 x 0 RB Bragantino – 3 de setembro
O Cruzeiro recebeu o RB Bragantino logo após a demissão de Pepa, antes mesmo do anúncio de um novo treinador. Foi o técnico do sub-20, Fernando Seabra, quem comandou a equipe. Sem mudar muito em relação ao time que o português colocava em campo, Seabra viu seus jogadores fazendo um jogo aberto, onde o time celeste teve chances de marcar, mas também contou com ótimas defesas de Rafael Cabral para não ser derrotado.
Santos 0 x 3 Cruzeiro – 14 de setembro
Contra o Santos, na estreia de Zé Ricardo, o Cruzeiro conseguiu sua única vitória no mês. E foi importantíssima. Se perdesse, o time celeste veria um adversário direto na briga contra o rebaixamento se aproximar perigosamente e o Z4 estaria logo ali. Após um primeiro tempo bem ruim tecnicamente, de ambas as equipes, a Raposa conseguiu marcar um gol em bola parada já perto dos acréscimos. Na segunda etapa, pressionado, o Peixe tentou sair para o jogo e deixou campo aberto para Nikão e companhia desfilarem, ampliando o placar para 3 a 0.
Fluminense 1 x 0 Cruzeiro – 20 de setembro
Enfrentando um forte Fluminense, com quase todos os seus titulares, o Cruzeiro foi dominado e pouco perigo levou ao Tricolor das Laranjeiras. Nos lances em que chegou bem ao ataque, faltou poder de definição. O Flu, por sua vez, contou com uma cobrança de falta venenosa de Leo Fernández para enganar Rafael Cabral e dar números finais ao jogo. Apesar da expectativa numa vitória para prolongar o bom momento, a missão de bater um adversário tão forte, em seus domínios, era ingrata.
RESUMO DA COLETIVA DE ZÉ RICARDO – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
Qualquer erro de entendimento ou interpretação não é intencional e será corrigido. Bora lá 👇🏽
📸Icon Sport pic.twitter.com/RCXRIGdIMO
— Maic Costa (@omaiccosta) September 21, 2023
Desafios em outubro
No mês de outubro, a situação mudará e o Cruzeiro vai disputar mais jogos. Se não houver nenhuma alteração de datas por parte da CBF, serão seis partidas. Veja:
- 25ª rodada – Cruzeiro x América-MG – 1/10 (domingo) – 16h – Mineirão
- 26ª rodada – Cuiabá x Cruzeiro – 14/10 (sábado) – 21h – Arena Pantanal
- 27ª rodada – Cruzeiro x Flamengo – 19/10 (quinta-feira) – 19h – Mineirão
- 28ª rodada – Atlético-MG x Cruzeiro – 22/10 (domingo) – 16h – Arena MRV
- 29ª rodada – Cruzeiro x Bahia – 25/10 (quarta-feira) – 20h – Mineirão
- 30ª rodada – Fortaleza x Cruzeiro – 28/10 (sábado) – A confirmar
⚠️A CBF detalhou as rodadas 25 a 29 do Brasileirão. Vamos aos jogos do @Cruzeiro:
⚽️25ª RODADA
⚔️Cruzeiro x América-MG
🗓️1/10 (domingo)
🕐16h
🏟️Mineirão
📺TV Globo e Premiere
🥅Placar do turno: 0x4 Cruzeiro📸Gustavo Aleixo/Cruzeiro pic.twitter.com/yO7ehe6Po4
— Maic Costa (@omaiccosta) September 13, 2023
O período será decisivo para as aspirações celestes no Brasileirão. Um mês positivo, com mais de 50% de aproveitamento, colocaria o Cruzeiro na casa dos 40 pontos, bem próximo da garantia de permanência, apontada como sendo os 45 pontos, com oito jogos a disputar.
Por outro lado, um mês ruim pode colocar o Cruzeiro em maus lençóis. Os dois primeiros jogos, contra América-MG e Cuiabá, são essenciais para que o time celeste consiga pontuar bem e fique tranquilo para as duas difíceis partidas que virão a seguir, contra equipes fortes e focadas somente no Brasileirão.
Apesar de ser um rival, o América-MG é, hoje, o lanterna do Brasileirão, com 17 pontos em 23 jogos, e nutre poucas esperanças de uma recuperação. O Cuiabá é um adversário direto do Cruzeiro na tabela, tendo os mesmos 29 pontos da Raposa, na décima posição, com um jogo a menos.
Depois de Flamengo, Atlético-MG e antes do Fortaleza, que atualmente tem uma boa vantagem sobre o Cruzeiro, o clube celeste terá mais um confronto que pode ser decisivo na corrida contra o rebaixamento: o Bahia, hoje 16º colocado, com 25 pontos, quatro a menos que a Raposa.
Após um setembro parado, outubro promete fortes emoções. E os resultados precisam ser melhores para que o cruzeirense possa descansar de vez e curtir o Brasileirão sem a pressão de um possível retorno à segunda divisão nacional.