Brasileirão Série A

Cruzeiro ‘termina’ setembro com três jogos disputados e aproveitamento ruim

Por disputar somente o Brasileirão, o Cruzeiro fez apenas três partidas em setembro; outubro será decisivo para a Raposa

Setembro ainda não acabou, mas se formos levar em conta os compromissos pelo Campeonato Brasileiro, podemos dizer que o do Cruzeiro terminou. O time celeste encerrou os compromissos do mês ao ser derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã, pela 24ª rodada do nacional, e volta a jogar somente no dia 1 de outubro, contra o rival América-MG, no Mineirão.

Atipicamente, setembro foi um mês de pouquíssimos jogos para o Cruzeiro, três. Isso se deve ao clube celeste ter somente o Brasileirão para disputar, enquanto outras competições, como Copa Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana acontecem simultaneamente.

Os adversários enfrentados pelo Cruzeiro no nono mês do ano foram o RB Bragantino, no dia 3, o Santos, no dia 14 e o Fluminense, no dia 20. Um empate, uma vitória e uma derrota, respectivamente. O aproveitamento no período foi de 44,4%.

Pensando no momento dos adversários, o aproveitamento celeste esteve dentro do esperado. O RB Bragantino é, atualmente, o quarto colocado do Brasileirão, seguido de perto pelo Fluminense, quinto, que também é semifinalista da Copa Libertadores. A situação mais complicada é a do Santos, que abre a zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 24 pontos ganhos em 24 rodadas.

Ainda assim, para uma equipe que briga contra o rebaixamento e que não vinha bem no campeonato, pode-se dizer que este foi um mês ruim, já que o time celeste não conseguiu se afastar consideravelmente do Z4 em relação a agosto. Além disso, é possível que o time mineiro perca posições até o fim do mês, pois ainda há jogos de adversários diretos para acontecer até lá.

Zé Ricardo, recém-chegado ao posto de treinador do Cruzeiro, sabe que precisa melhorar aproveitamento da equipe celeste
Zé Ricardo, recém-chegado ao posto de treinador do Cruzeiro, sabe que precisa melhorar aproveitamento da equipe celeste – Foto: Icon Sport

Partidas do Cruzeiro em setembro

Cruzeiro 0 x 0 RB Bragantino – 3 de setembro

O Cruzeiro recebeu o RB Bragantino logo após a demissão de Pepa, antes mesmo do anúncio de um novo treinador. Foi o técnico do sub-20, Fernando Seabra, quem comandou a equipe. Sem mudar muito em relação ao time que o português colocava em campo, Seabra viu seus jogadores fazendo um jogo aberto, onde o time celeste teve chances de marcar, mas também contou com ótimas defesas de Rafael Cabral para não ser derrotado.

Santos 0 x 3 Cruzeiro – 14 de setembro

Contra o Santos, na estreia de Zé Ricardo, o Cruzeiro conseguiu sua única vitória no mês. E foi importantíssima. Se perdesse, o time celeste veria um adversário direto na briga contra o rebaixamento se aproximar perigosamente e o Z4 estaria logo ali. Após um primeiro tempo bem ruim tecnicamente, de ambas as equipes, a Raposa conseguiu marcar um gol em bola parada já perto dos acréscimos. Na segunda etapa, pressionado, o Peixe tentou sair para o jogo e deixou campo aberto para Nikão e companhia desfilarem, ampliando o placar para 3 a 0.

Fluminense 1 x 0 Cruzeiro – 20 de setembro

Enfrentando um forte Fluminense, com quase todos os seus titulares, o Cruzeiro foi dominado e pouco perigo levou ao Tricolor das Laranjeiras. Nos lances em que chegou bem ao ataque, faltou poder de definição. O Flu, por sua vez, contou com uma cobrança de falta venenosa de Leo Fernández para enganar Rafael Cabral e dar números finais ao jogo. Apesar da expectativa numa vitória para prolongar o bom momento, a missão de bater um adversário tão forte, em seus domínios, era ingrata.

Desafios em outubro

No mês de outubro, a situação mudará e o Cruzeiro vai disputar mais jogos. Se não houver nenhuma alteração de datas por parte da CBF, serão seis partidas. Veja:

  • 25ª rodada – Cruzeiro x América-MG – 1/10 (domingo) – 16h – Mineirão
  • 26ª rodada – Cuiabá x Cruzeiro – 14/10 (sábado) – 21h – Arena Pantanal
  • 27ª rodada – Cruzeiro x Flamengo – 19/10 (quinta-feira) – 19h – Mineirão
  • 28ª rodada – Atlético-MG x Cruzeiro – 22/10 (domingo) – 16h – Arena MRV
  • 29ª rodada – Cruzeiro x Bahia – 25/10 (quarta-feira) – 20h – Mineirão
  • 30ª rodada – Fortaleza x Cruzeiro – 28/10 (sábado) – A confirmar

O período será decisivo para as aspirações celestes no Brasileirão. Um mês positivo, com mais de 50% de aproveitamento, colocaria o Cruzeiro na casa dos 40 pontos, bem próximo da garantia de permanência, apontada como sendo os 45 pontos, com oito jogos a disputar.

Por outro lado, um mês ruim pode colocar o Cruzeiro em maus lençóis. Os dois primeiros jogos, contra América-MG e Cuiabá, são essenciais para que o time celeste consiga pontuar bem e fique tranquilo para as duas difíceis partidas que virão a seguir, contra equipes fortes e focadas somente no Brasileirão.

Apesar de ser um rival, o América-MG é, hoje, o lanterna do Brasileirão, com 17 pontos em 23 jogos, e nutre poucas esperanças de uma recuperação. O Cuiabá é um adversário direto do Cruzeiro na tabela, tendo os mesmos 29 pontos da Raposa, na décima posição, com um jogo a menos.

Depois de Flamengo, Atlético-MG e antes do Fortaleza, que atualmente tem uma boa vantagem sobre o Cruzeiro, o clube celeste terá mais um confronto que pode ser decisivo na corrida contra o rebaixamento: o Bahia, hoje 16º colocado, com 25 pontos, quatro a menos que a Raposa.

Após um setembro parado, outubro promete fortes emoções. E os resultados precisam ser melhores para que o cruzeirense possa descansar de vez e curtir o Brasileirão sem a pressão de um possível retorno à segunda divisão nacional.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para a Trivela e para o Futebol na Veia.
Botão Voltar ao topo