Zé Ricardo aponta erros técnicos do Cruzeiro e explica manutenção de Gilberto
O treinador Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, na noite dessa quarta-feira (20), no Maracanã
O Cruzeiro voltará para Belo Horizonte com uma nova derrota na bagagem após perder por 1 a 0 para o Fluminense, na noite dessa quarta-feira (20), no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo meia uruguaio Léo Fernández, numa falta venenosa que enganou o goleiro Rafael Cabral.
Na coletiva de pós-jogo, o treinador Zé Ricardo, que comandou a Raposa pela segunda vez desde sua chegada, falou suas impressões sobre a partida e elogiou bastante o Fluminense, atual semifinalista da Copa Libertadores e quarto colocado no Brasileirão.
— (A entrada do Lucas Oliveira) foi uma opção ao Castán. Oliveira tem um bom primeiro momento de construção e nós precisávamos ter um pouco mais de posse de bola. A gente sabe que a equipe do Fluminense é muito qualificada. Se ela fica com a bola muito tempo, ela acaba desgastando demais o adversário e criando dificuldades. As opções pelo Lucas Oliveira e pelo Nikão foram em cima disso — disse Zé Ricardo.
O treinador apontou, ainda, falhas técnicas do Cruzeiro na partida. Segundo ele, esses erros acabaram minando a estratégia celeste para o jogo.
— Realmente, tecnicamente a gente esteve abaixo no primeiro tempo. Não conseguimos conectar as nossas saídas para os contra-ataques e aqueles que a gente conseguiu, não conseguimos finalizar. Acredito que no segundo tempo a gente teve uma melhora. O jogo era muito difícil para a gente e, de certa forma, a gente sai frustrado, porque conseguimos segurar o volume de jogo do Fluminense — analisou.
Insistência em Gilberto
Perguntado sobre a insistência em Gilberto, que não marca gols há quatro meses e voltou a fazer uma partida bem ruim, assim como tinha sido contra o Santos, Zé Ricardo não se escondeu e, basicamente, disse que o camisa 99 têm sido escolhido por não ter outras opções, já que Rafael Elias se machucou e o treinador gosta de atuar com um atacante de referência.
— O Cruzeiro vem apresentando problemas com jogadores machucados, nós temos um elenco em que eu conto com todo mundo, mas nós não temos, com a contusão do Rafael Elias, outro camisa 9. A gente insistiu com o Gilberto porque nosso jogo passa por ter um camisa 9. Depois a gente tentou o Bruno Rodrigues, não é a posição original dele, que enfrentou algumas dificuldades — justificou Zé Ricardo.
Lucas Oliveira substitui Castán e Nikão entra no lugar de Arthur Gomes. Gilberto segue como titular. https://t.co/576Dn7lC4X
— Maic Costa (@omaiccosta) September 20, 2023
Rafael Cabral falhou no gol?
Zé Ricardo ainda defendeu o goleiro Rafael Cabral, dizendo que não enxergou falha no gol de Léo Fernández. O arqueiro celeste sofreu quatro gols de falta esse ano, sendo cobrado em todos eles. Segundo o treinador celeste, que naturalmente defenderia seu jogador, o gol foi mérito do batedor e não demérito do capitão celeste.
— No vídeo, ainda não vi. Mas eu estava bem na reta entre a bola e o gol. Realmente, a finalização do Leo foi de uma rara felicidade. A bola faz um primeiro movimento como se fosse passar pelo homem da barreira, mas imediatamente ela sai. Tanto que ela entra bem afastada do Rafael (Cabral), que estava fazendo uma partida brilhante, com antecipações e reposições — falou Zé Ricardo.
O goleiro celeste ainda protagonizou um lance bizarro. Quando o placar já contava 1 a 0 para o Fluminense e o jogo se encaminhava para o seu final, Rafael tentou cobrar um tiro de meta rapidamente, mas acertou as costas de Neris, quase fazendo um gol contra. A bola passou perto da trave, saindo em escanteio para o Tricolor das Laranjeiras.
Nikão como titular
Zé Ricardo explicou ainda suas estratégias para o jogo e a razão da escolha por Nikão como titular. O treinador entrou em campo como o camisa 10, grande destaque da partida da última quinta-feira (14), contra o Santos, na vaga de Arthur Gomes.
— A ideia era a gente ter um jogador para cadenciar, porque, nitidamente, o Nikão consegue manter o controle do nosso jogo e nos ajudar a tirar a bola um pouco do Fluminense, porque na necessidade de construir seu ataque você precisa ter a bola — falou o treinador do Cruzeiro.
Fernando Henrique será utilizado?
O treinador do Cruzeiro comentou, também, sobre a possibilidade de utilização do volante Fernando Henrique, contratado junto ao Grêmio, que se lesionou em janeiro e desde que voltou, em maio, entrou apenas nos minutos finais de uma única partida. O jogador não saiu do banco de reservas contra o Fluminense.
— A gente conta com ele sim. O Fernando é um jogador de muito talento, de estilo vistoso. Entendo que a dupla de volantes, Lucas Silva e Jussa, então bem. A oportunidade surgindo, ele vai dar conta, basta seguir fazendo o que ele faz no dia a dia. O futebol é assim. Ele tem um comprometimento muito grande no dia a dia. A gente tem muitos jogos pela frente, alguns jogadores da posição pendurados com dois cartões, então naturalmente a oportunidade dele vai aparecer — finalizou Zé Ricardo.
RESUMO DA COLETIVA DE ZÉ RICARDO – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
Qualquer erro de entendimento ou interpretação não é intencional e será corrigido. Bora lá 👇🏽
📸Icon Sport pic.twitter.com/RCXRIGdIMO
— Maic Costa (@omaiccosta) September 21, 2023