Brasileirão Série A

Cruzeiro: Onde Matheus Pereira pode entrar no time de Zé Ricardo?

Matheus Pereira se recuperou de lesão sofrida no início de agosto e deve retornar ao Cruzeiro na partida contra o Cuiabá

O meia Matheus Pereira, de 27 anos, está próximo de retornar ao time do Cruzeiro. Principal contratação da Raposa em 2023, o jogador — que está emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita até o meio de 2024 —, se lesionou em seu segundo jogo pelo time celeste, no dia 6 de agosto, e desde então não joga. O camisa 96 sofreu lesões nos ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo, que o tiraram dos treinamentos por oito semanas.

Recuperado desde o fim de setembro, Matheus Pereira vem utilizando a parada para a data Fifa para poder se condicionar e treinar com o grupo. Com isso, espera-se que o meia seja utilizado na partida do próximo sábado (14), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. O jogo, que acontecerá às 21h, será válido pela 26ª rodada do Brasileirão e é de suma importância para a Raposa, que tem somente três pontos de vantagem para o primeiro time da zona de rebaixamento.

Com Matheus Pereira disponível, a tendência é que ele tenha papel importante no time e se torne titular. Se não começar jogando contra o Cuiabá, será por questões físicas e de ritmo. Por isso, Zé Ricardo terá que fazer alterações no time que vem jogando para encaixar o meia. Como já publicado na Trivela, Matheus é um jogador versátil, que pode atuar em todos os lados do meio de campo ofensivo. Ainda há a opção de utilizá-lo como um falso nove, apesar de o jogador preferir jogar de frente ao gol adversário, para aproveitar seus bons chutes e passes, do que de costas, como Nikão jogou contra o América-MG.

Nikão, inclusive, é um dos cotados para voltar ao banco de reservas no retorno de Matheus Pereira. Nos últimos dois jogos, o camisa 10 foi titular, jogando como ponta-direita contra o Fluminense e de falso nove contra o Coelho. Em nenhum dos jogos ele foi bem.

Matheus Pereira se encaixa no atual esquema do Cruzeiro?

Se tratando de um jogador versátil, Matheus Pereira pode atuar no time do Cruzeiro sem que haja uma mudança de esquema. Isso porque Mateus Vital, outro dos cotados a deixar o time, costuma jogar como um meia com liberdade que conduz a bola do lado esquerdo para o centro. Contra o América-MG, o camisa 7 jogou ainda mais solto, caindo por todos os lados.

Mapa de calor de Matheus Pereira antes de sua chegada ao Cruzeiro
Mapa de calor de Matheus Pereira, durante sua passagem no Al-Hilal, mostra versatilidade do jogador – Foto: WyScout

Nessa posição, Matheus Pereira costuma se destacar, já que consegue finalizar, cruzar e passar bem. Com Mateus Vital vivendo má fase, a escolha mais óbvia é por sua saída. Apesar disso, Zé Ricardo, que já trabalhou com Vital, já declarou em mais de uma oportunidade que gosta do futebol do atleta e busca recuperá-lo. Por isso, pode ser que escolha manter o atleta, utilizando-o como um meia pela esquerda, tal como Pepa, enquanto Pereira atuaria pelo lado direito, ambos jogando com as pernas “invertidas”.

Jogando pela direita, Matheus poderia atuar como um armador ou como um ponta, mais pregado no lado do campo, para aparecer como um elemento surpresa no ataque, mais focado em invadir a área adversária e finalizar, do que em criar chances para os companheiros. Se atuar assim, Pereira ganharia a vaga que hoje é de Wesley, que não vem bem.

Mapa de progressão e dribles de Matheus Pereira no último ano
Mapa de progressão e dribles de Matheus Pereira no último ano – Foto: WyScout

Matheus Pereira pode, ainda, ser escalado aberto pela esquerda, sendo essa a alternativa menos provável, o que é um alívio para Arthur Gomes e Bruno Rodrigues, que brigam pela posição e veriam um novo candidato surgir.

Como dito anteriormente, sem Rafael Elias, machucado, e com Gilberto quase como uma carta fora do baralho, Matheus pode aparecer centralizado, como homem mais avançado, jogando com mobilidade, para abrir espaços para os pontas se infiltrarem.

Nova chance para Gilberto?

A ausência de Papagaio, que deve demorar algumas semanas a ter condição de jogo, talvez crie a maior pulga atrás da orelha de Zé Ricardo. Para aproveitar Matheus Pereira em sua posição principal, um meia-atacante centralizado, a tendência é que o comandante celeste, que gosta de jogar com um centroavante, escalasse o camisa 96 atrás do nove. Por isso, pode ser que ele improvise Bruno Rodrigues naquela função, ou até mesmo que tente insistir com Gilberto, na esperança do camisa 99 ganhar sobrevida com a presença de um jogador tão criativo como Pereira.

Se decidir utilizar um esquema mais conservador, com três volantes, Zé Ricardo poderia usar um trio ofensivo mais solto, sem tantas obrigações defensivas. Mas, ainda assim, sem um centroavante, poderia haver dificuldades para a manutenção da bola no ataque em determinados momentos.

Ainda não há indícios de como Zé Ricardo escalará o Cruzeiro contra o Cuiabá. Com a semana de treinos ainda no início, o comandante celeste tem utilizado o período para fazer testes — o zagueiro Lucas Oliveira chegou a treinar como volante —, por isso algumas dúvidas ficam no ar. Onde Matheus Pereira vai jogar? Mateus Vital vai passar a frequentar o banco de reservas? Gilberto pode ganhar sobrevida com o retorno de Pereira? Em poucos dias essas perguntas ganharão respostas. Resta aguardar.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo