Brasileirão Série A

Cruzeiro anuncia João Marcelo, que pode ser solução criativa para a defesa

Zagueiro de 23 anos que pertence ao Porto chega por empréstimo até junho de 2024; por outro lado, Neto Moura e Juan Christian estão de saída

Após enfrentar muitas dificuldades na busca por um zagueiro que reforçasse o elenco para a segunda parte da temporada, o Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (1), João Marcelo, de 23 anos, que defendia o Porto, de Portugal. O defensor chega por empréstimo até junho de 2024. De acordo com o jornalista Samuel Venâncio, o contrato do jogador tem uma cláusula de opção de compra de parte dos seus direitos por 1,5 milhão de euros (R$ 7,8 milhões na cotação atual).

João Marcelo terá como concorrentes os zagueiros Lucas Oliveira, Neris, Luciano Castán e Reynaldo. Apesar dos quatro nomes, o novo contratado deve brigar diretamente com os dois primeiros citados que, assim como ele, são destros e atuam pelo lado direito da defesa. A Trivela analisou as características do jogador e como ele pode se encaixar no time de Pepa.

A reposição para a zaga, que já era buscada há mais tempo, se tornou ainda mais urgente após Lucas Oliveira sofrer uma lesão no tornozelo direito durante a derrota para o Goiás, por 1 a 0, no último dia 23 de julho e atualmente é desfalque para Pepa. O Cruzeiro optou pelo tratamento conservador, ou seja, a lesão não será tratada com uma cirurgia.

Apesar de ter chegado ao Porto em 2020, João Marcelo jogou somente duas partidas pela equipe principal do time português. O zagueiro atuava, normalmente, pelo time “B” dos Dragões, que atuam na segunda divisão de Portugal. Apesar disso, diversos torcedores cobravam sua presença no elenco de cima do clube, principalmente pelo destaque atuando na segundona.

João Marcelo é solução barata e criativa do Cruzeiro

O Cruzeiro enfrentou muitas dificuldades na busca por um zagueiro no mercado. Mesmo tendo uma das defesas menos vazadas do Campeonato Brasileiro, o clube celeste entendia que o setor podia ser melhorado com reforços. Algumas falhas individuais, principalmente de Lucas Oliveira, que vive momento instável na Raposa, também contribuíram para a avaliação.

Além da melhoria técnica, era preciso encorpar mais o elenco, já que Pepa tem preferido não relacionar zagueiros da base e em alguns momentos teve apenas um nome da posição no banco. Com a lesão de Oliveira, o Cruzeiro ficou suscetível a ir para os jogos sem nenhum defensor central no banco, em caso de suspensão ou novas indisponibilidades.

A busca por um novo zagueiro para o Cruzeiro acontece desde o início da temporada e se arrastou até o final da janela de transferências. Entre os nomes que foram procurados pela diretoria celeste estão Zé Ivaldo, do Athletico-PR, Rodrigo Caio, do Flamengo, e João Basso, que defendia o Arouca de Portugal, mas que foi contratado pelo Santos.

Destes, só Zé Ivaldo chegou a um acordo com o Cruzeiro, mas para a temporada 2024, já que seu contrato com o Athletico-PR se encerra em dezembro.

Com o fechamento da janela se aproximando, o clube celeste se viu sem muito tempo para buscar um jogador, principalmente consagrado, em que as negociações costumam se estender. Além disso, a Raposa ainda vive contenção de gastos e não pode investir valores milionários em contratações.

Mesmo com todos esses poréns, a aposta em João Marcelo é válida e inteligente. O jogador une algumas características caras ao time de Pepa, como a boa saída de bola e qualidade nas bolas longas. Além disso, o defensor é alto e acrescentará na bola aérea, tanto ofensiva — ele se destacou no quesito na temporada —, quanto defensiva.

+LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Papagaio como cartada final para o ataque em 2023

Possibilidades do empréstimo

A chegada do jogador, num empréstimo sem custos e de um ano, com opção de compra, também é positiva. Em caso de um desempenho bom, com potencial de revenda, o Cruzeiro pode investir na aquisição em definitivo do atleta.

Se as atuações de João Marcelo não forem boas o suficiente para convencer diretoria e comissão técnica da Raposa, ele terá sido uma opção barata de composição de elenco num momento difícil do mercado, e retornará ao Porto no início da janela de inverno de 2024, dando tempo para que o Cruzeiro busque um novo nome para a zaga.

Para Porto e João Marcelo, um empréstimo também é uma boa saída. O clube português coloca seu atleta em evidência, numa liga forte, enquanto o jogador tem a possibilidade de atuar com maior regularidade. Num mercado caro e complicado, soluções como essa são valiosas.

Carreira de João Marcelo

João Marcelo começou sua carreira nas categorias de base do Boa Vista (RJ) e teve passagem pela base do Grêmio antes de chegar ao Tombense. No clube mineiro, o defensor chegou a atuar no Campeonato Mineiro de 2020 antes de ser emprestado ao Porto, no meio daquele ano.

Em Portugal, o jogador atuou pelo Porto B cedido pela equipe mineira por dois anos, até ser comprado definitivamente por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões na cotação atual) no meio de 2022.

No Porto, João Marcelo enfrentava a concorrência dos zagueiros Pepe, Marcano, Fábio Cardoso e David Carmo, sendo a quinta opção do time principal. Ele treinava com o elenco principal dos Dragões, mas atuava pelo time B.

Durante seus anos de Portugal, João Marcelo entrou em campo pelo time principal do Porto somente em duas ocasiões, contra o Rio Ave, pela Taça da Liga, e o Benfica, pela Taça de Portugal.

+LEIA MAIS: Cruzeiro recebeu adiantamento de verbas de investidores da liga

Neto Moura e Juan Christian podem deixar o Cruzeiro

Se tem jogador chegando, também tem outros saindo do Cruzeiro. O volante Neto Moura, de 26 anos, destaque do time no título da Série B 2022, mas que não vinha atuando com regularidade com o treinador Pepa, deve voltar ao Mirassol, seu ex-clube, por empréstimo, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A informação é dos jornalistas Samuel Venâncio e Thiago Valu.

Outro nome que não deve continuar no Cruzeiro é do atacante Juan Christian, de 22 anos. Sem ter entrado em campo com Pepa, o jogador deve reforçar o Vila Nova de Goiás, que, assim como o Mirassol, disputa a Série B do Brasileirão. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Paulo Massad.

Contratações do Cruzeiro

O Cruzeiro já anunciou sete reforços nessa janela de transferências. São eles:

  • Helibelton Palacios – Colombiano – 30 anos – Lateral-direito
  • Paulo Vitor – Brasileiro – 24 anos – Ponta
  • Lucas Silva – Brasileiro – 30 anos – Volante
  • Arthur Gomes – Brasileiro – 25 anos – Ponta
  • Matheus Pereira – Brasileiro – 27 anos – Meia
  • Papagaio – Brasileiro – 24 anos – Atacante
  • João Marcelo – Brasileiro – 23 anos – Zagueiro

Cruzeiro: conheça João Marcelo, zagueiro do Porto e alvo da Raposa

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo