Brasileirão Série A

Cruzeiro: conheça João Marcelo, zagueiro do Porto e alvo da Raposa

Jogador chegaria ao time celeste por empréstimo com opção de compra, segundo imprensa portuguesa

Faltando apenas cinco dias para o fechamento da janela de transferências do futebol brasileiro, o Cruzeiro ainda se mexe em busca de reforços considerados prioridades para a continuidade da temporada. E o nome da vez é o do zagueiro João Marcelo, de 24 anos, que pertence ao Porto, de Portugal. A informação é do site português O Jogo.

João Marcelo vinha defendendo o “Porto B”, que terminou a última temporada na quinta colocação da segunda divisão portuguesa. De acordo com O Jogo, o zagueiro já se despediu dos seus companheiros e se prepara para voltar ao Brasil. O jogador chegaria por empréstimo com uma cláusula de opção de compra estabelecida. Ele tem contrato com o Porto até o ano de 2027.

A imprensa de Portugal noticiou que outros times também se interessaram pelo jogador. Apesar disso, a negociação com o clube celeste é a que mais progrediu. Em outras janelas, times brasileiros como São Paulo, Vasco e Coritiba também sondaram João Marcelo.

+LEIA MAIS: Relacionados de Pepa geram dúvidas sobre escalação do Cruzeiro

O Cruzeiro vinha buscando um zagueiro desde antes da abertura da janela. Nomes como os de Rodrigo Caio, João Basso e Zé Ivaldo, este último acertou com o clube para a temporada 2024, foram procurados pela diretoria celeste para reforçarem o clube neste meio de ano, mas sem sucesso. Segundo O Jogo, o interesse da Raposa em João Marcelo vinha desde fevereiro.

Características de João Marcelo

Ainda jovem, com 23 anos, João Marcelo é um defensor alto, de 1,89 m, que se destaca no jogo aéreo, inclusive ofensivamente. O jogador foi o zagueiro que mais marcou gols pelo Porto, somando as equipes A e B do clube português na última temporada. Foram sete bolas na rede.

O jogador entrou em campo pela segunda divisão portuguesa em 26 oportunidades, todas como titular, e se destacou. Além dos gols, João Marcelo acumulou 148 interceptações, 400 duelos ganhos, 130 duelos aéreos ganhos e 324 recuperações, com um acerto de passes de 88,9%, segundo o Wyscout. As boas atuações renderam ao zagueiro o prêmio de melhor defensor da competição nos meses de outubro e novembro.

Destro, João Marcelo deve ter Lucas Oliveira e Neris como principais concorrentes. Pepa costuma atuar com um zagueiro que chuta com a perna direita e um canhoto. Como Luciano Castán bate com a esquerda e vive melhor momento entre os defensores do Cruzeiro, é provável que continue como titular absoluto. O defensor também atuou majoritariamente pelo lado direito durante sua última temporada no Porto B.

Com a chegada do jogador, Pepa ganha mais uma opção para uma posição que transmite insegurança, apesar do bom desempenho geral da defesa do Cruzeiro, a segunda melhor do Campeonato Brasileiro. Por ter qualidade pelo alto, João Marcelo ainda reforça as bolas paradas defensivas e ofensivas da Raposa. O baixo aproveitamento nos escanteios no ataque tem irritado os torcedores do clube celeste.

Qualidade no passe

Outra qualidade do jogador é o passe. Nos últimos dois anos, em somente duas oportunidades o jogador teve índice de acerto de passes menor que 80%. Seu aproveitamento médio de acerto é de 88,9%. Essa característica é primordial para a forma que Pepa gosta de jogador, com os zagueiros começando a armação de jogadas. João Marcelo também consegue encaixar bolas longas, com 56,1% de precisão. Ele costuma utilizar desse recurso quase sete vezes por jogo, em média.

Esse comportamento em campo fez com que o jogador atuasse de volante em três ocasiões na última temporada, suprindo necessidades de jogo, podendo ser, assim, um coringa para Pepa.

Posicionamento de João Marcelo, reforço para a defesa do Cruzeiro
Posicionamento e estatísticas da última temporada de João Marcelo pelo Porto B – Foto: Wyscout/Reprodução

 

Cruzeiro tem poucas opções na zaga

Além dos pontos citados acima, Lucas Oliveira sofreu uma lesão no tornozelo direito durante a derrota contra o Goiás, por 1 a 0, no último domingo (23) e atualmente é desfalque para Pepa. O Cruzeiro optou pelo tratamento conservador, ou seja, a lesão não será tratada com uma cirurgia.

+ LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro; veja qual é

Mesmo com poucos zagueiros disponíveis no elenco, sendo eles Luciano Castán, Neris e Reynaldo, Pepa tem escolhido não relacionar atletas da base para a posição. Com isso, em diversas ocasiões o treinador português foi para os jogos somente com um central no banco de reservas. Alguns jogadores do Cruzeiro, como Matheus Jussa, Palacios e até mesmo Filipe Machado, já fizeram a função e podem ser improvisados.

Carreira de João Marcelo

João Marcelo começou sua carreira nas categorias de base do Boa Vista (RJ) e teve passagem pela base do Grêmio antes de chegar ao Tombense. No clube mineiro, o defensor chegou a atuar no Campeonato Mineiro de 2020 antes de ser emprestado ao Porto, no meio daquele ano.

Em Portugal, o jogador atuou pelo Porto B cedido pela equipe mineira por dois anos, até ser comprado definitivamente por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões na cotação atual) no meio de 2022.

No Porto, João Marcelo enfrentava a concorrência dos zagueiros Pepe, Marcano, Fábio Cardoso e David Carmo, sendo a quinta opção do time principal. Ele treinava com o elenco principal dos Dragões, mas atuava pelo time B.

Durante seus anos de Portugal, João Marcelo entrou em campo pelo time principal do Porto somente em duas ocasiões, contra o Rio Ave, pela Taça da Liga, e o Benfica, pela Taça de Portugal.

+LEIA MAIS: Cruzeiro recebeu adiantamento de verbas de investidores da liga

Contratações do Cruzeiro

O Cruzeiro já anunciou seis reforços nessa janela de transferências. São eles:

  • Helibelton Palacios – Colombiano – 30 anos – Lateral-direito
  • Paulo Vitor – Brasileiro – 24 anos – Ponta
  • Lucas Silva – Brasileiro – 30 anos – Volante
  • Arthur Gomes – Brasileiro – 25 anos – Ponta
  • Matheus Pereira – Brasileiro – 27 anos – Meia
  • Papagaio – Brasileiro – 24 anos – Atacante
Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo