Brasileirão Série A

Cruzeiro: conheça João Marcelo, zagueiro do Porto e alvo da Raposa

Jogador chegaria ao time celeste por empréstimo com opção de compra, segundo imprensa portuguesa

Faltando apenas cinco dias para o fechamento da janela de transferências do futebol brasileiro, o Cruzeiro ainda se mexe em busca de reforços considerados prioridades para a continuidade da temporada. E o nome da vez é o do zagueiro João Marcelo, de 24 anos, que pertence ao Porto, de Portugal. A informação é do site português O Jogo.

João Marcelo vinha defendendo o “Porto B”, que terminou a última temporada na quinta colocação da segunda divisão portuguesa. De acordo com O Jogo, o zagueiro já se despediu dos seus companheiros e se prepara para voltar ao Brasil. O jogador chegaria por empréstimo com uma cláusula de opção de compra estabelecida. Ele tem contrato com o Porto até o ano de 2027.

A imprensa de Portugal noticiou que outros times também se interessaram pelo jogador. Apesar disso, a negociação com o clube celeste é a que mais progrediu. Em outras janelas, times brasileiros como São Paulo, Vasco e Coritiba também sondaram João Marcelo.

+LEIA MAIS: Relacionados de Pepa geram dúvidas sobre escalação do Cruzeiro

O Cruzeiro vinha buscando um zagueiro desde antes da abertura da janela. Nomes como os de Rodrigo Caio, João Basso e Zé Ivaldo, este último acertou com o clube para a temporada 2024, foram procurados pela diretoria celeste para reforçarem o clube neste meio de ano, mas sem sucesso. Segundo O Jogo, o interesse da Raposa em João Marcelo vinha desde fevereiro.

Características de João Marcelo

Ainda jovem, com 23 anos, João Marcelo é um defensor alto, de 1,89 m, que se destaca no jogo aéreo, inclusive ofensivamente. O jogador foi o zagueiro que mais marcou gols pelo Porto, somando as equipes A e B do clube português na última temporada. Foram sete bolas na rede.

O jogador entrou em campo pela segunda divisão portuguesa em 26 oportunidades, todas como titular, e se destacou. Além dos gols, João Marcelo acumulou 148 interceptações, 400 duelos ganhos, 130 duelos aéreos ganhos e 324 recuperações, com um acerto de passes de 88,9%, segundo o Wyscout. As boas atuações renderam ao zagueiro o prêmio de melhor defensor da competição nos meses de outubro e novembro.

Destro, João Marcelo deve ter Lucas Oliveira e Neris como principais concorrentes. Pepa costuma atuar com um zagueiro que chuta com a perna direita e um canhoto. Como Luciano Castán bate com a esquerda e vive melhor momento entre os defensores do Cruzeiro, é provável que continue como titular absoluto. O defensor também atuou majoritariamente pelo lado direito durante sua última temporada no Porto B.

Com a chegada do jogador, Pepa ganha mais uma opção para uma posição que transmite insegurança, apesar do bom desempenho geral da defesa do Cruzeiro, a segunda melhor do Campeonato Brasileiro. Por ter qualidade pelo alto, João Marcelo ainda reforça as bolas paradas defensivas e ofensivas da Raposa. O baixo aproveitamento nos escanteios no ataque tem irritado os torcedores do clube celeste.

Qualidade no passe

Outra qualidade do jogador é o passe. Nos últimos dois anos, em somente duas oportunidades o jogador teve índice de acerto de passes menor que 80%. Seu aproveitamento médio de acerto é de 88,9%. Essa característica é primordial para a forma que Pepa gosta de jogador, com os zagueiros começando a armação de jogadas. João Marcelo também consegue encaixar bolas longas, com 56,1% de precisão. Ele costuma utilizar desse recurso quase sete vezes por jogo, em média.

Esse comportamento em campo fez com que o jogador atuasse de volante em três ocasiões na última temporada, suprindo necessidades de jogo, podendo ser, assim, um coringa para Pepa.

Posicionamento de João Marcelo, reforço para a defesa do Cruzeiro
Posicionamento e estatísticas da última temporada de João Marcelo pelo Porto B – Foto: Wyscout/Reprodução

 

Cruzeiro tem poucas opções na zaga

Além dos pontos citados acima, Lucas Oliveira sofreu uma lesão no tornozelo direito durante a derrota contra o Goiás, por 1 a 0, no último domingo (23) e atualmente é desfalque para Pepa. O Cruzeiro optou pelo tratamento conservador, ou seja, a lesão não será tratada com uma cirurgia.

+ LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro; veja qual é

Mesmo com poucos zagueiros disponíveis no elenco, sendo eles Luciano Castán, Neris e Reynaldo, Pepa tem escolhido não relacionar atletas da base para a posição. Com isso, em diversas ocasiões o treinador português foi para os jogos somente com um central no banco de reservas. Alguns jogadores do Cruzeiro, como Matheus Jussa, Palacios e até mesmo Filipe Machado, já fizeram a função e podem ser improvisados.

Carreira de João Marcelo

João Marcelo começou sua carreira nas categorias de base do Boa Vista (RJ) e teve passagem pela base do Grêmio antes de chegar ao Tombense. No clube mineiro, o defensor chegou a atuar no Campeonato Mineiro de 2020 antes de ser emprestado ao Porto, no meio daquele ano.

Em Portugal, o jogador atuou pelo Porto B cedido pela equipe mineira por dois anos, até ser comprado definitivamente por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões na cotação atual) no meio de 2022.

No Porto, João Marcelo enfrentava a concorrência dos zagueiros Pepe, Marcano, Fábio Cardoso e David Carmo, sendo a quinta opção do time principal. Ele treinava com o elenco principal dos Dragões, mas atuava pelo time B.

Durante seus anos de Portugal, João Marcelo entrou em campo pelo time principal do Porto somente em duas ocasiões, contra o Rio Ave, pela Taça da Liga, e o Benfica, pela Taça de Portugal.

+LEIA MAIS: Cruzeiro recebeu adiantamento de verbas de investidores da liga

Contratações do Cruzeiro

O Cruzeiro já anunciou seis reforços nessa janela de transferências. São eles:

  • Helibelton Palacios – Colombiano – 30 anos – Lateral-direito
  • Paulo Vitor – Brasileiro – 24 anos – Ponta
  • Lucas Silva – Brasileiro – 30 anos – Volante
  • Arthur Gomes – Brasileiro – 25 anos – Ponta
  • Matheus Pereira – Brasileiro – 27 anos – Meia
  • Papagaio – Brasileiro – 24 anos – Atacante
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo