Relacionados de Pepa geram dúvidas sobre escalação do Cruzeiro
Treinador português promoveu mudanças na lista para enfrentar o Athletico-PR; Matheus Pereira e Nikão são novidades
O Cruzeiro já está no Paraná, onde enfrentará o Athletico-PR, neste sábado (29), às 16h, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Arena da Baixada e pode significar a recuperação do clube celeste ou a consolidação da má fase vivida. São dois jogos seguidos sem vencer na competição.
A tendência é que o Athletico-PR poupe jogadores contra o clube celeste, pensando no desafio da próxima terça-feira (1), contra o Bolívar, na altitude, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Com um desempenho melhor fora de casa que em seus domínios e com o adversário escalando um time alternativo, a expectativa é que a Raposa consiga melhorar o rendimento apresentado nos últimos jogos. Apesar da esperança em dias melhores, ainda não se sabe qual será a escalação do Cruzeiro.
Se o Athletico-PR vai para o jogo bastante modificado, a tendência é que isso aconteça também com o Cruzeiro. O treinador Pepa inovou na lista de relacionados e trouxe muitas modificações, algumas delas surpreendentes. Com isso, espera-se que o time celeste entre em campo com uma série de alterações em relação à equipe que perdeu para o Goiás no último domingo (23), por 1 a 0.
Partiu, Curitiba! ✈️
📸 @marcoferraz85 pic.twitter.com/T20QgutEXf
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 28, 2023
Quem fica de fora no Cruzeiro?
Entre os jogadores que não foram relacionados, dividem-se os motivos. Alguns ficam de fora por indisponibilidade e outros por opção de Pepa. Bruno Rodrigues, destaque do Cruzeiro na temporada, não está disponível para o compromisso contra o Athletico-PR devido a um trauma no ombro esquerdo, sofrido na partida contra o Goiás. O atleta segue em recuperação no Departamento de Saúde do clube.
Assim como Bruno Rodrigues, Lucas Oliveira não viaja por lesão no tornozelo direito sofrida também na partida contra o Goiás. O Cruzeiro optou pelo tratamento conservador, ou seja, a lesão não será tratada com uma cirurgia. Já o centroavante Gilberto, que convive com as críticas da torcida celeste pelo mau momento vivido, recebeu o terceiro amarelo contra o Esmeraldino e, por isso, cumpre suspensão.
Já Neto Moura e Henrique Dourado, mais dois que vivem fase ruim no Cruzeiro, ficam de fora por opção do técnico Pepa. Os jogadores chegaram a entrar em campo contra o Goiás, ambos saíram do banco de reservas, mas parecem não ter convencido o comandante português. O atacante Juan Christian já vinha ficando de fora dos últimos jogos por opção do técnico, que ainda não deu oportunidades para o atleta.
Quais as novidades entre os relacionados do Cruzeiro?
Além das ausências, a lista contou com algumas novidades, sendo pelo menos duas delas bastante inesperadas. A presença de Arthur Gomes, apesar de ainda incerta, era uma possibilidade, que se concretizou. O jogador está cotado, inclusive, para ser titular no ataque.
Rafael Elias, o Papagaio, também apareceu na lista. O jogador foi oficializado nessa quinta-feira (27) e já pode jogar. Como sua chegada foi recente, ainda não haviam indícios de como Pepa trataria sua utilização, mas hoje é possível que o atacante apareça entre os titulares na escalação do Cruzeiro.
+ LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Papagaio como cartada final para o ataque em 2023
Matheus Pereira joga contra o Athletico-PR?
Entre as surpresas para o jogo contra o Athletico-PR, está Matheus Pereira, grande contratação do Cruzeiro para a temporada. Informações de bastidores constavam que o jogador precisaria de cerca de 15 dias para estrear, mas seus primeiros treinos foram muito positivos e isso fez com que Pepa já o relacionasse. É improvável que o novo camisa 96 da Raposa seja titular ou jogue muitos minutos. Mas é possível que ele seja acionado durante a partida.
+ LEIA MAIS: Cruzeiro anuncia Matheus Pereira e manda recado ao futebol brasileiro; veja qual é
Nikão reaparece e deve continuar no Cruzeiro
A outra grande surpresa da lista foi a convocação de Nikão. O jogador não entra em campo desde o último dia 22 de maio e havia sido relacionado pela última vez no dia 10 de junho. Sua saída do Cruzeiro era dada como certa, mas acabou não se concretizando. Pepa, então, decidiu relacionar o meia, que vinha treinando normalmente com o elenco.
Nikão tem cinco jogos pelo Cruzeiro no Brasileirão. Portanto, só poderá jogar mais uma vez sem que uma eventual transferência para outro time do campeonato se torne impossível. No Brasil, atletas só podem defender outro clube na Série A caso não tenham chegado a sete partidas por uma outra equipe no mesmo torneio. Além disso, a janela de transferências nacional se fecha na próxima quarta-feira (2). Sendo assim, o tempo hábil para que o camisa 10 negocie uma saída é curto.
🦊📋 SAIU A LISTA! Estes são os nossos jogadores relacionados para a partida contra o Athletico-PR.#CAPxCRU | #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/HXw7BMbb3T
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 27, 2023
Qual será a escalação do Cruzeiro?
A escalação do Cruzeiro é uma incógnita e só será revelada pelo clube uma hora antes do jogo contra o Athletico-PR. Existe a possibilidade de Pepa mudar o esquema tático, mas caso ele mantenha uma linha de quatro na defesa, o setor deve ser aquele com menos alterações.
Rafael Cabral segue no gol, com William, Neris, Luciano Castán e Marlon formando a linha defensiva. Sem Lucas Oliveira, é Neris quem deve jogar. Pepa costuma escalar somente defensores que atuam com “pés diferentes” juntos. Enquanto Neris e Oliveira são destros, Castán e Reynaldo são canhotos, portanto é improvável que o português comece a partida com os dois últimos citados.
Tarde de treino em Curitiba, no CT do @Coritiba ⚽
📸 @marcoferraz85 pic.twitter.com/oRFMy2G7Ba
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 28, 2023
No meio, há a expectativa de mudanças. O desempenho de Matheus Jussa e Filipe Machado caíram, por isso Wallisson, Lucas Silva e Fernando Henrique podem pintar no time titular. Os dois primeiros são mais cotados. O terceiro ainda não atuou em 2023, por ter se lesionado no início da temporada.
Também existe a possibilidade de uma trinca de volantes, com Mateus Vital indo pro banco de reservas. Com isso, Filipe Machado e Fernando Henrique estariam mais fortes na briga.
O ataque é talvez a maior incógnita da escalação do Cruzeiro. Titulares contra o Goiás, Bruno Rodrigues e Gilberto estão fora. Henrique Dourado, reserva imediato do camisa 21, também.
Sendo assim, caso se mantenha a formação com três homens na frente, é possível que Pepa comece o jogo com Wesley, Arthur Gomes e Rafael Elias, o Papagaio. O último deles é a principal dúvida, pois ainda não se sabe como ele está fisicamente. Paulo Vitor, Robert e Stênio correm por fora na disputa.
❝A gente sabe da grandeza e do peso dessa camisa.❞
Rafael Papagaio chegou, já foi relacionado para o confronto de sábado e está confiante!
✈ #Partiu Curitiba daqui a pouquinho no nosso canal: https://t.co/eA7eVUNhXL pic.twitter.com/e4AhKnFpr6
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 28, 2023
Há, ainda, a possibilidade da escalação do Cruzeiro ser ainda mais surpreendente que a lista de relacionados e contar com a presença de Nikão ou Matheus Pereira já entre os titulares, mesmo que não consigam jogar os noventa minutos pela falta de ritmo de ambos.
Provável escalação do Cruzeiro
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Wallisson, Lucas Silva e Filipe Machado; Wesley, Arthur Gomes e Papagaio.
Relacionados do Cruzeiro para enfrentar Athletico-PR
Goleiros: Anderson, Gabriel Mesquita e Rafael Cabral;
Defensores: Kaiki, Luciano Castán, Marlon, Neris, Palácios, Reynaldo e William;
Meio-campistas: Fernando Henrique, Felipe Machado, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Jussa, Matheus Pereira, Nikão, Walisson;
Atacantes: Arthur Gomes, Paulo Vitor, Rafael Elias, Robert, Stênio e Wesley.